SEGS Portal Nacional

Saúde

Ansiedade e obesidade infantil: o impacto da pandemia na vida das crianças

  • Sexta, 23 Outubro 2020 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Juliana Sampaio
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialistas abordam sobre os desafios presentes nesse momento

A obesidade infantil vem sendo debatida pela Organização Mundial de Saúde, principalmente nos últimos anos. Em 2019, um levantamento realizado pelo IBGE aponta que uma em cada três crianças está acima do peso, no Brasil. Com a pandemia e as suas rotinas afetadas, a atenção precisa ser redobrada quando o assunto é a saúde dos pequenos. De acordo com a psicóloga da Perinatal, Helena Aguiar, diversas questões podem impactar no bem-estar nesse momento. "É comum que haja a combinação de fatores genéticos, má alimentação, sedentarismo, ansiedade e até mesmo depressão". A especialista explica que é comum as crianças ficarem ansiosas quando percebem a preocupação dos adultos. "É muito importante que os pais observem o comportamento do filho e tente conversar com ele. Se está comendo demais, ou de menos, dormindo demais, ou de menos, parecendo mais calado, mais retraído. Tudo pode ser um sinal de dificuldade para lidar com as diversas adaptações que esse período tem exigido", explica.

Durante a pandemia, exercícios e atividades físicas sofreram um impacto na vida de todos, inclusive dos pequenos. Segundo a Graziela Siqueira, nutricionista materno infantil da Perinatal, a limitação da prática de esportes e brincadeiras ao ar livre foi um ponto desfavorável à saúde das crianças, principalmente pela ausência do gasto energético. Por conta desse déficit, a profissional reforça os cuidados na hora de comer. "Os pais devem se esforçar em manter uma rotina alimentar, não abrindo mão das refeições por alimentos sem densidade nutricional e com excesso de calorias. A oferta de frutas, legumes e verduras continua sendo a melhor influência alimentar dentro e fora do contexto familiar".

Ficar atento aos sinais e dialogar é fundamental nesse momento. "É importante que os pais estabeleçam uma comunicação honesta. Mesmo as crianças pequenas são muito sensíveis, percebem quando a mãe está triste, preocupada". Para Helena Aguiar, psicóloga, tentar negar esses sentimentos pode deixar a criança confusa e com vergonha dos seus sentimentos, como se fossem errados. "Quando a criança (e o adulto também) entende o que está sentindo, poderá buscar formas mais eficazes para lidar com suas emoções, e não precisará de medidas mais nocivas para extravasar", pontua.

De acordo com a nutricionista materno infantil, Graziela Siqueira, outro ponto que pode auxiliar os pais é buscar manter a rotina de estudo, leitura, diversão e divisão das tarefas domésticas . "Manter a disciplina dentro de uma rotina, recentemente modificada, é um desafio para as famílias. Pais são os maiores e melhores espelhos!"


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version