SEGS Portal Nacional

Saúde

Covid 19: 40 milhões de pessoas em todo o mundo já foram infectadas

  • Quarta, 21 Outubro 2020 10:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A contagem é da Agência Reuters, com base nos relatórios oficiais. Especialistas sinalizam que os índices de casos e mortes podem ser maiores, dadas as subnotificações e destacam a testagem como principal orientação e melhor opção para controle e monitoramento da doença

Os números divulgados pela Agência Reuters mostram que o ritmo da pandemia continua acelerado. De acordo com o relatório, em apenas 32 dias, saltaram de 30 milhões de casos globais para 40 milhões, em comparação com os 38 dias que levou para ir de 20 para 30 milhões.

Ainda segundo o levantamento, Estados Unidos, Índia e Brasil seguem na liderança dos países mais afetados. No Brasil, são registrados em média 248 casos por 10.000 pessoas. No total, já são 5 milhões de infectados e mais de 153 mil mortes e São Paulo continua liderando o ranking nacional de casos, com mais de 1 milhão de confirmações e 38 mil óbitos. Os índices levantados pelo Estado, apontam que os 645 municípios já têm pelo menos uma pessoa infectada, sendo 582 com um ou mais óbitos. Para a Organização Mundial da Saúde, a recomendação permanece ampliar a realização de testes em pacientes com sintomas e fortalecer ações de isolamento de suspeitas de infecção.

Atendendo à esta recomendação e reiterando o compromisso de oferecer assistência à saúde com qualidade e segurança, o Grupo Sabin inseriu em seu portfólio o teste molecular para a SARS-CoV-2, com amplificação térmica. O modelo é semelhante ao RT-PCR, mas utiliza Amplificação Isotérmica Molecular. "Diferente dos métodos moleculares convencionais, este funciona com amplificação isotérmica - uma variação da PCR convencional - em que todo o processo acontece em sistema fechado, otimizando etapas e minimizando risco de contaminação", explica o médico e Gestor do Grupo Sabin, Alex Galoro.

De acordo com o especialista, o processo inclui o uso de enzimas que permitem a amplificação isotérmica do fragmento específico do vírus, sem variação de temperatura, com alta especificidade, sensibilidade e rapidez. "No resultado detectamos uma região específica do gene RdRp do vírus e isso leva pouco tempo. O resultado da amplificação sai em até 13 minutos. Assim, é possível entregar o laudo pronto em até 2 horas ao paciente. O tempo ganho para o resultado do teste é fundamental para o sucesso na jornada de tratamento dos infectados", afirma Galoro.

O procedimento de coleta é similar ao RT-PCR padrão. "Mesmo com a metodologia sendo diferente, a coleta é igual ao modelo já conhecido. O material é o mesmo, secreção de nasofaringe, obtido pelo mesmo método de coleta, mas com um swab (cotonete) específico. Aqui em Campinas, apenas o Sabin conta com esta novidade. Nosso objetivo é oferecer ao paciente o menor prazo de entrega e investimos nesta inovação porque vimos que esta era uma necessidade médica, que já vinha sendo discutida em Fóruns de Debate sobre COVID, da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas. O diagnóstico rápido facilita as ações de acompanhamento e isolamento, caso o resultado seja positivo", explica.

A novidade, o teste molecular para COVID 19 com amplificação térmica é diferenciado e para realizá-lo não é exigido pedido médico e nem requer preparo especial. "É uma grande aliada para casos emergenciais de viajantes, por exemplo, escolas e demais pessoas que necessitem de resultado rápido", conclui Galoro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version