SEGS Portal Nacional

Saúde

Perder 10% do peso pode levar à “obesidade controlada” e mitigar riscos graves

  • Quinta, 17 Setembro 2020 08:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Regiane Chiereghim
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Artigo publicado no Journal of Endocrinological Investigation elenca associações da obesidade com a covid-19

Endócrinos de SP sugerem adotar termo “obesidade controlada” da mesma forma que se utiliza “diabetes controlado”

Artigo publicado pelo Journal of Endocrinological Investigation por endocrinologistas da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia Regional São Paulo sugere que o termo “obesidade controlada” seja adotado para o paciente que perder 10% do peso. “Não é simples resolver o problema da obesidade e normalizar o peso das pessoas que estão em tratamento. Entretanto, sabemos que pequenas perdas de peso associadas ao aumento de atividade física podem reduzir muito o risco de doenças. Da mesma forma que se considera o ‘diabetes controlado’ quando a hemoglobina glicada está abaixo de 7%, sugerimos considerar a ‘obesidade controlada’ quando ocorre perda de 10% do peso”, comenta Dr. Marcio Mancini, endocrinologista da SBEM-SP e um dos autores do artigo.

Como a “resolução” da obesidade em curto prazo não é viável, é possível que menores perdas de peso e aumento da atividade física possam, na verdade, reduzir significativamente os riscos gerais à saúde, independentemente do IMC final.

No artigo, os autores exemplificam que a perda de peso de 5 a 7% leva à redução da resistência à insulina e, consequentemente, redução da glicemia, triglicerídeos, pressão arterial e deposição de gordura ectópica, como a gordura do fígado. A perda de peso de 10% tem um efeito dramático na fibrose hepática em pacientes com doença hepática não alcoólica e vários outros marcadores de risco.

Recentemente, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças incluíram o índice de massa corporal (IMC) acima de 30 kg / m2 como um fator de risco para saúde. Relatar a obesidade como uma doença associada à gravidade de Covid-19 é extremamente importante para o atendimento clínico, pesquisa e saúde pública.

Obesidade e a covid-19

A associação entre obesidade e covid-19 ainda está sendo muito estudada, mas entre os mecanismos destas associação estão: aumento da inflamação, com aumento da produção de citocinas; risco aumentado de microtrombose; disfunção respiratória (como diminuição da expansibilidade pulmonar e aptidão cardiorrespiratória); dificuldades técnicas em unidades de terapia intensiva; disseminação viral mais prolongada; e aumento do risco de outras comorbidades associadas a pior prognóstico (como diabetes tipo 2, hipertensão, apneia do sono e doenças cardiovasculares).

Sobre a SBEM-SP

A SBEM-SP (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia do Estado de São Paulo) pratica a defesa da Endocrinologia, em conjunto com outras entidades médicas, e oferece aos seus associados oportunidades de aprimoramento técnico e científico. Consciente de sua responsabilidade social, a SBEM-SP presta consultoria junto à Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, no desenvolvimento de estratégias de atendimento e na padronização de procedimentos em Endocrinologia, e divulga ao público orientações básicas sobre as principais doenças tratadas pelos endocrinologistas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version