SEGS Portal Nacional

Saúde

Saúde dos olhos: saiba o porquê ela pode ser afetada nesta quarentena

  • Quarta, 16 Setembro 2020 11:48
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luna Aghata
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialista do HCor dá dicas para minimizar o cansaço ocular

Trabalho remoto, aulas online, maratona de filmes e séries, vídeo-chamadas. Não há como negar que a quarentena aumentou nosso tempo de exposição às telas – que já não era baixo!

De acordo com a Dra. Camila Baracat Ray, responsável pela equipe de Oftalmologia do HCor, períodos duradouros em frente aos computadores, celulares e televisores demandam grande esforço ocular. Isso porque, ao contrário do que se imagina, é a visão de curta distância que requer maior contração muscular do olho, um dos fatores de risco para a ocorrência de miopia (dificuldade de enxergar de longe).

“Quando trabalhamos no computador, por exemplo, é como se nossos olhos estivessem fazendo uma caminhada na esteira. E, quando olhamos para longe, é como se nossos olhos estivessem sentando para descansar”, ilustra a Dra. Camila.

Segundo a oftalmologista, a alta exposição às telas pode causar diferentes tipos de desconforto, desde o lacrimejamento ocasionado pelo brilho dos equipamentos até mesmo àquela sensação de corpo estranho, que é quando parece que tem alguma coisa nos nossos olhos.

Há ainda outros sinais de cansaço ocular fáceis de notarmos. São eles: fadiga muscular, percebida pelo embaçamento da visão; vermelhidão e a conhecida dor de cabeça do final do dia.

“Pensando em todos esses desconfortos, apesar de sabermos que a tecnologia vem facilitando a nossa rotina durante a pandemia, devemos ficar atentos para não cometermos excessos que podem prejudicar a saúde dos nossos olhos”, relembra a médica.

Mas, sendo as telas as principais companheiras durante o trabalho e os estudos – atividades que não podem ser deixadas de lado – como fazer para conviver com elas em harmonia?

Confira abaixo três dicas da especialista:

Adote a técnica 20x20x20

Esclarecendo em detalhes, a cada 20 minutos de exposição a um computador ou celular, por exemplo, passe 20 segundos olhando para algo que está longe. “Inicialmente, a orientação é que os olhos foquem em algum objeto que esteja a 20 pés, ou seja, 6 metros. Mas, não estando em um ambiente com tamanha profundidade, vale somente o exercício de desviar o olhar da tela”, explica.

Descanse

Aproveite a hora do almoço ou do intervalo de aulas para sair de frente das telas, sem trocar um dispositivo por outro. “A tentação é grande, mas, ao deixarmos o computador ou tablet de lado, o ideal é não partirmos para jogos ou outros aplicativos do celular”, alerta a médica.

Bilhetinho do piscar

Sabe aquele famoso lembrete para beber água? Tenha ao lado dele o “bilhetinho do piscar” e deixe perto da tela que você costuma passar mais tempo olhando. “Pode parecer desnecessário, mas, quando estamos muito concentrados em alguma tarefa, a verdade é que realmente esquecemos desse ato simples, que mantém nossa vista lubrificada”, comenta a Dra. Camila.

Por falar em lubrificação dos olhos, o uso de colírio lubrificante deve ser feito somente mediante indicação de um oftalmologista, que avaliará a necessidade e a frequência de aplicação.

A consulta ao oftalmologista, aliás, é recomendada para ser realizada anualmente, devendo ser antecipada no caso de qualquer mudança abrupta no padrão visual, como perda de visão ou alteração de campo visual.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. O HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia. Hoje, além do escopo de atendimentos cardiológicos, o hospital oferece serviços de excelência também nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica, ganhando destaque como um hospital multiespecialista. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Na ciência, o Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version