SEGS Portal Nacional

Saúde

Associações buscam articulação federal para doenças pulmonares graves

  • Sexta, 11 Setembro 2020 11:19
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Renata Otaviano
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Frente Parlamentar de Prevenção às Doenças Pulmonares Graves é criada para ampliar debates e propostas de políticas públicas com foco nos pacientes

Em busca de melhorias no tratamento das doenças respiratórias crônicas, principalmente para definição de linhas de cuidado específicas e atualizadas, as associações de pacientes e profissionais de saúde na área respiratória têm atuado em conjunto com Ministério da Saúde e Secretarias Estaduais e Municipais [1]. Atualmente, o objetivo principal é a criação de um espaço institucional para debater de forma produtiva e propositiva as necessidades, desafios e propostas das comunidades de pacientes, familiares, pesquisadores e profissionais de saúde ligados às Doenças Pulmonares Graves, garantindo assim o desenvolvimento de políticas públicas de saúde adequadas para milhões de brasileiros acometidos por estas graves e impactantes doenças.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), doenças respiratórias são doenças crônicas das vias aéreas superiores ou inferiores [2], em parte associadas a fatores genéticos e hereditários, como a Fibrose Cística (FC) e a Hipertensão Arterial Pulmonar (HAP), e outras preveníveis, como a asma grave, a rinite alérgica e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) [3]. Essas doenças acometem milhões de pessoas de todas as idades e em todos os países do mundo, sendo que mais de 500 milhões delas vivem em países em desenvolvimento [4].

A Fundação Pró Ar, formada por profissionais da saúde, pacientes e apoiadores, adverte que as doenças respiratórias crônicas têm sido negligenciadas na formação de políticas públicas adequadas, em comparação a outras doenças crônicas, tais como o diabetes, a hipertensão arterial e o câncer [7]. Uma das problemáticas é a falta de atualização periódica dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs) do Ministério da Saúde, dificultando de forma clara e objetiva que milhões de pacientes tenham acesso às novas abordagens terapêuticas, já consolidadas em outros países.

O Deputado Federal Pedro Westphalen (PP-RS), apoiado amplamente pela sociedade civil, principalmente por meio da CDD - Crônicos do Dia-a-Dia; ABRAF - Associação Brasileira de Apoio à Família com Hipertensão Pulmonar e Doenças Correlatas; Fundação ProAR; e FEBRARARAS - Federação Brasileira das Associações de Doenças Raras, está liderando a abertura da Frente Parlamentar de Prevenção às Doenças Pulmonares Graves, que visa ampliar a articulação e debate em prol da elaboração de políticas públicas que garantam o diagnóstico e tratamento de qualidade no SUS, com foco em fibrose cística, asma grave, DPOC e HAP.

A abertura da Frente está em processo, com a busca de assinaturas para sua aprovação, e para garantir maior visibilidade e apoio a essa ação, será lançada a campanha Respirar é um ato político, com divulgação de dados relevantes sobre essas doenças respiratórias e dos impactos positivos que a criação dessa frente parlamentar trará para a sociedade civil.

Também serão realizados eventos nos próximos meses, para ampliar a conscientização e divulgar os principais desafios que tais doenças envolvem atualmente. O primeiro evento será realizado no dia 4 de setembro às 19h30, em parceria com o Instituto Nacional de Assistência Farmacêutica e Farmacoeconomia (INAFF) e abordará a formulação de políticas públicas de saúde. Esta Live contará com a participação do Deputado Federal Pedro Westphalen, Presidente da Frente Parlamentar de Doenças Pulmonares Graves, Prof. Dr Rafael Stelmach, Pneumologista e Presidente da Fundação ProAr, Gustavo San Martin, Fundador da CDD - Associação Crônicos do Dia a Dia, André Bortoluci Vicente, Diretor de Relações Governamentais da Vertex Farmacêutica e de Dr Denizar Vianna, ex-Secretário da SCTIE. O professor e pesquisador da Faculdade de Farmácia da UFBA, Lindemberg Assunção Costa será o moderador do encontro. Clique aqui e cadastre-se para ter acesso ao evento! A live será também transmitida simultaneamente na página do Facebook do INAFF .

Os próximos eventos serão realizados em parceria com as associações de pacientes e promoverão importantes debates sobre os desafios e contexto brasileiro das doenças pulmonares graves. No dia 15 de setembro, a programação segue com uma discussão sobre Fibrose Cística, contribuindo para as ações do Setembro Roxo, mês de conscientização sobre a doença. Para fechar o mês, no dia 25, a ABRAF promove um evento especial pelo Dia Mundial do Pulmão.

Gravidade e impacto

As doenças pulmonares são uma das maiores preocupações de saúde a nível mundial, causando cerca de um sexto do total de mortes em todo o mundo [5]. Nos últimos anos, a incidência de Doenças Respiratórias Crônicas (DRC) têm aumentado, especialmente entre crianças e idosos, afetando sua qualidade de vida, provocando incapacidade nos indivíduos afetados e, consequentemente, causando grande impacto econômico e social6.

Muitas pessoas vivendo com doenças pulmonares graves recebem diagnóstico incorreto e acabam não recebendo tratamento adequado, favorecendo agravamento da doença, internações desnecessárias, danos irreversíveis à função pulmonar e até mortalidade prematura [9,10]. De acordo com dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as doenças respiratórias representaram o maior volume de internações nos hospitais da rede pública de saúde em 2017. Ainda neste período, 551 mil pacientes foram internados por causas respiratórias no país, o que gerou um gasto de R$ 65,4 bilhões de reais. Se levarmos em consideração apenas a asma grave, os números apontam 20 vezes mais internações e 15 vezes mais visitas a emergências médicas em relação àqueles que convivem com a asma.

Referências
[1] World Health Organization (WHO). Chronic Respiratory Diseases. Disponível em: http://www.who.int/health-topics/chronic-respiratory-diseases#tab=tab_1. Acesso em: 09 de junho de 2020.
[2] Cruz AA, Camargos PA, Urrutia-Pereira M, Stelmach R. Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases (GARD) Brazil success case: overcoming barriers. J Thorac Dis 2018;10(1):534-538. doi: 10.21037/jtd.2018.01.40
[3] Bousquet J., Khaltaev, N. Global surveillance, prevention and control of chronic respiratory diseases: a comprehensive approach. Global Alliance Against Chronic Respiratory Disease (GARD) Publications. 2007
[4] European Lung Foundation (ELF). Lung Diseases. Disponível em: http://www.europeanlung.org/en/lung-disease-and-information/lung-diseases/ . Acesso em: 10 de junho de 2020.
[5] Paulo A. Camargos; JARDIM, J. R. B.; ROSÁRIO FILHO, Nelson Augusto; Machado, M.C.L; BARRETO, Maurício L; NASPITZ, C. K.. Aliança global contra doenças respiratórias crônicas? GARD no Brasil. Gazeta Médica da Bahia, v. 78, p. 69-74, 2008.
[6] BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças respiratórias crônicas. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. (Cadernos de Atenção Básica, n. 25) (Série A. Normas e Manuais Técnicos).
[7] Fundação Pró-Ar. Por uma vida com mais ar. Carta Aberta à Sociedade. Disponível em: http://www.fundacaoproar.org.br/em-que-acreditamos . Acesso em: 10 de junho de 2020.
[8] Forum of International Respiratory Societies. The Global Impact of Respiratory Disease - Second Edition. Sheffield, European Respiratory Society, 2017.
[9] Cruz AA, Camargos PA, Urrutia-Pereira M, Stelmach R. Global Alliance against Chronic Respiratory Diseases (GARD) Brazil success case: overcoming barriers. J Thorac Dis 2018;10(1):534-538. doi: 10.21037/jtd.2018.01.40
[10] Fundação Pró-Ar. Por uma vida com mais ar. Carta Aberta à Sociedade. Disponível em: http://www.fundacaoproar.org.br/em-que-acreditamos . Acesso em: 10 de junho de 2020.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version