SEGS Portal Nacional

Saúde

Setembro Verde: teste genético é aliado na identificação e prevenção à predisposição ao câncer colorretal

  • Sexta, 11 Setembro 2020 18:17
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karen Estevam
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

meuDNA

No mês da conscientização e alerta contra o câncer de intestino, que vitimou o eterno Pantera Negra, conhecer mais sobre seus dados biológicos está entre as mais avançadas formas de cuidar da saúde

No dia 28 de agosto tivemos a notícia do falecimento do ator e diretor Chadwick Boseman, o eterno Pantera Negra. A causa da morte foi apontada como câncer de cólon, também conhecido como câncer colorretal.

Esse câncer, está entre os que mais atingem a população em geral, é o segundo entre as mulheres (sendo o primeiro o de mama) e o terceiro entre os homens (ficando atrás somente do de próstata e pulmão). Em 2020, de acordo com as projeções do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil deve ter mais de 40 mil novos casos. A prevenção é sempre o melhor caminho e, por isso, a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) criou o Setembro Verde para a conscientização e o alerta contra a doença.

O ator Chadwick Boseman morreu aos 43 anos. De modo geral, no entanto, o desenvolvimento do câncer colorretal está mais associado a pessoas acima de 50 anos e a outros fatores: má alimentação, excesso de peso, exposição à radiação como, por exemplo, Raio-X; e o consumo excessivo de álcool. Entre os motivos que potencializam as chances de desencadear a enfermidade, está o histórico familiar, ou seja, a predisposição genética.

Apesar dos números alarmantes, a campanha anual, o Setembro Verde, tem como objetivo estimular a prevenção, já que somente assim é possível aumentar o diagnóstico do tumor em estágio inicial, quando a possibilidade de cura chega a 90%. Entre as indicações estão uma alimentação balanceada, rica em ingestão de água e fibras alimentares presentes nas frutas e nas verduras e com redução no consumo de carnes vermelhas ou com alto teor de gordura. Além disso, atividade física regular faz parte das medidas que podem ajudar a evitar o aparecimento da doença. E, claro, as visitas regulares ao médico especialista e os exames de rotina. No caso, o rastreamento é feito pela colonoscopia, usada tanto para detectar o problema em si quanto para identificar possíveis pólipos, que podem ser ressecados antes de se transformarem em tumores malignos.

E também já é possível incluir dentre as ferramentas aliadas na identificação e prevenção à predisposição ao câncer colorretal os testes de mapeamento genético – que “escaneiam” o DNA do indivíduo em busca de mutações nos genes que possam aumentar as chances de desenvolver o quadro.

Genética, um caminho de prevenção ao câncer colorretal

O avanço da tecnologia e seu consequente barateamento possibilitou uma importante evolução na ciência genética e na sua disponibilização para as pessoas o que oferece a oportunidade de lidar com a sua saúde de uma maneira diferente, antes da doença aparecer.

“Descobrir um câncer no início realmente faz toda a diferença para o tratamento e poder ter acesso aos seus dados biológicos e conhecer a sua realidade própria frente a enfermidade significa ganhar uma infinidade de possibilidades de ação para evitar seu surgimento”, enfatiza Cesário Martins, diretor do meuDNA, healthtech de mapeamento genético.

No Kit meuDNA Saúde, por exemplo, à venda pelo site meudna.com, o usuário recebe em sua casa tudo para fazer, por conta própria, a coleta do DNA pela saliva, com o cotonete apropriado. Após essas etapas, ele envia o kit ao laboratório por correio. No laboratório especializado em Sequenciamento de Nova Geração (NGS), o DNA é analisado através da tecnologia de Exoma, que faz um sequenciamento completo dos genes.

Por meio de inteligência artificial e bioinformática, as informações são comparadas com tudo o que já existe nos bancos de dados genéticos, para identificar as variações genéticas que podem aumentar o risco de desenvolvimento de doenças. Em cerca de seis semanas a pessoa recebe um email para acessar seus relatórios de predisposição a triglicerídeos altos, colesterol alto, doença de Wilson, além dos cânceres de mama (feminino e masculino), ovário, próstata, melanoma, endométrio e, claro, colorretal.

A mutação que pode causar o câncer colorretal acontece nos genes APC, MLH1, MSH2 e MSH6. Quando presente ela aumenta em diferentes proporções as chances do desenvolvimento da doença. “É importante ressaltar que o resultado do teste genético não é um diagnóstico e, sim, a demonstração da predisposição à doença. Ou seja, na prática, ele diz se você tem cientificamente mais propensão ao problema do que a média dos brasileiros e, caso sim, qual o percentual do risco. Assim, ao conhecer esse panorama, junto com o seu médico, é possível traçar um plano de prevenção mais efetivo que envolva, por exemplo, diminuir o intervalo entre as consultas e os exames de rotina no intuito de acompanhar mais de perto qualquer sinal diferente do normal”, conclui Martins.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version