Mês do combate à gordofobia: Glauber Britto leva ativistas gordos ao canal Champagne com Dendê e promove debate sobre o tema
“Também já fui vítima de gordofobia”, conta o youtuber, que convidou o jornalista Lucas Pasin, a professora de yoga Vanessa Joda e o engenheiro Ricardo Sfeir para dividirem suas experiências.
Você sabia que mulheres gordas maiores não encontram calcinha para vestir? E que pessoas gordas muitas vezes são levadas ao zoológico para tratamentos de saúde? Também já te contaram que pessoas gordas fazem sim yoga? Na próxima quinta-feira, 10 de setembro é celebrado o Dia do Gordo, uma oportunidade de festejarmos todos os formatos de corpo, mas principalmente de normalizarmos o corpo gordo e discutirmos a acessibilidade para essas pessoas.
Pensando nisso e aproveitando que todo o mês de setembro é voltado para o combate à gordofobia, o youtuber Glauber Britto, do canal “Champagne com Dende”, promoveu um debate sobre o tema, convidando ativistas gordos que militam pela causa nas redes sociais. O jornalista Lucas Pasin, a professora de yoga Vanessa Joda e o engenheiro Ricardo Sfeir contaram suas experiências no canal em vídeo que foi ao ar neste domingo, 6 de setembro.
Confira o bate-papo completo:
“Resolvi trazer esse assunto ao canal por três motivos. Primeiro eu já fui vítima de gordofobia, segundo porque temos que ecoar o tema e trazer pessoas para ensinar sobre o assunto e como combater, e terceiro, como o canal tem uma grande parcela dele voltado para a gastronomia, então sempre vejo frases do tipo: ‘Adoro uma gordice’ e ‘Nossa vou engordar só de olhar’. São frases que soam como se a comida fosse prejudicial e como se o corpo gordo fosse ruim. Temos que mudar isso”, ressalta o youtuber.
Glauber é jornalista e arquiteto e escolheu debater o tema com amigos que já sofreram algum tipo de gordofobia, seja na vida real ou virtual: “Chamei meu amigo Lucas Pasin que é militante da causa. Ele trouxe para o papo a Vanessa Joda que é uma expert em yoga e tem o grupo Yoga Gorda para mostrar que podemos fazer o que desejamos sem limites e, por fim, veio para o papo o Ricardo, que se tornou referência em body positive quando recriou propagandas de cuecas onde só tinham corpos padrões. Cada um trouxe a sua vivência como gordo e militante contra a gordofobia.”
Para Glauber, o diálogo é uma excelente forma de normalizarmos todos os corpos e combatermos a gordofobia: “Precisamos abrir mais diálogo, trazer mais a referência gorda para moda, cinema, televisão e colocar sempre como posição de normalidade e não de pena. Ser gordo não é sinônimo de incapacidade, pelo contrário, podemos fazer tudo.”
Saiba mais sobre Glauber Britto:
Nascido em Vitória da Conquista (BA) é arquiteto, jornalista e amante de gastronomia. Já visitou mais de 35 países, algo que o motivou a fazer um diário de bordo com todas as suas experiências e imagens de todos os cantos por onde passou. Em 2019, começou a compartilhar suas experiências escrevendo e relatando as histórias em colunas assinadas nos portais "Farol da Bahia" e "Viagem e Gastronomia". Atualmente, além de influenciador digital, comanda também o canal "Champagne com Dendê" no Youtube, onde leva conteúdo por meio de entrevistas e dicas de gastronomia, moda, viagem e lifestyle.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>