SEGS Portal Nacional

Saúde

Estudo confirma segurança de se manter os tratamentos para hipertensão e insuficiência cardíaca em pacientes com COVID-19

  • Quarta, 02 Setembro 2020 10:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Vinicius Cordoni
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Único estudo brasileiro selecionado e apresentado na sessão "Late-Breaking Clinical Trials" no maior congresso de cardiologia do mundo, ESC Congress 2020 - The Digital Experience, em 1 de setembro, mostra segurança na continuidade de medicações para pacientes hospitalizados com casos leves e moderados de COVID-19, que dependem dos tratamentos para o controle de hipertensão ou insuficiência cardíaca

O estudo, nomeado BRACE-CORONA, liderado pelo doutor Renato Lopes, cardiologista, pesquisador, professor da (UNIFESP) e da Duke University (EUA), também diretor do BCRI (Brazilian Clinical Research Institute) e coordenador da pesquisa clínica em cardiologia do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR), examinou se a suspensão dos inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECA) e dos bloqueadores do receptor da angiotensina (ARBs) teria um benefício clínico no tratamento de pacientes hospitalizados com casos leves ou moderados de COVID-19. Os resultados do estudo serão publicados em importante periódico científico nas próximas semanas. Será o único estudo brasileiro selecionado e apresentado na sessão ‘The Late-Breaking Clinical Trials”, no ESC Congress 2020 – The Digital Experience, em 1 de setembro. A pesquisa teve o patrocínio do Instituto D'Or de Pesquisa (IDOR) e do Instituto Brasileiro de Pesquisa Clínica (BCRI).

O resultado primário foi o número de dias que um paciente passou vivo e fora do hospital durante o período de acompanhamento de 30 dias. Os novos dados desse estudo confirmam que alguns tratamentos, já indicados, para hipertensão e insuficiência cardíaca são seguros para pacientes com COVID-19 e, portanto, não devem ser suspensos por causa da COVID-19.

Há estudos que sugerem que pacientes que usam IECA e ARBs como tratamento para hipertensão ou insuficiência cardíaca podem apresentar aumento na expressão da enzima conversora de angiotensina ligada à membrana (ACE2). Como o ACE2 é o receptor funcional do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, havia preocupação na comunidade médica sobre a segurança do uso contínuo de IECA e ARBs em pacientes com COVID-19. Havia dúvidas ainda mais complicadas por evidências observacionais conflitantes em torno do uso dessas terapias neste cenário clínico.

A equipe do estudo BRACE CORONA randomizou 659 pacientes em 29 hospitais do Brasil que foram hospitalizados com casos confirmados de COVID-19 leve ou moderado. O estudo teve dois braços: um grupo serviu como controle e uso contínuo de IECA e ARBs, enquanto o outro grupo teve seu tratamento IECA e ARB suspenso por 30 dias. Os resultados do estudo não mostraram diferença significativa entre os dois grupos; com uma taxa de mortalidade de 2,8% para o grupo de tratamento continuado e uma taxa de mortalidade de 2,7% para o grupo de suspensão do tratamento.

Além disso, o grupo de tratamento continuado obteve um estado clínico ligeiramente melhor em 30 dias do que o outro grupo, com 95% dos pacientes vivos e fora do hospital no mesmo período, em comparação com 91,8% no grupo de suspensão do tratamento.

“Essas terapias são importantes para pacientes com hipertensão e insuficiência cardíaca com benefícios bem conhecidos, e este ensaio clinico fornece evidências científicas robustas e de alta qualidade para orientar seu uso durante o tratamento de pacientes hospitalizados com casos leves e moderados de COVID-19”, afirma Renato Lopes. “Nosso estudo, que é o primeiro randomizado nessa área, não encontrou benefício clínico em suspender rotineiramente esses medicamentos e, confirma de maneira mais definitiva, a recomendação de que eles devem ser continuados para aqueles que dependem deles para o controle da hipertensão ou insuficiência cardíaca”, complementa.

Sobre o BCRI:

Estudos Clínicos

Como uma ARO (Academic Research Organization) atua em todas as etapas de um estudo clínico: desenvolvimento do protocolo, análise estatística, liderança acadêmica, publicações, etc.

Operações Clínicas

Gerenciamento dos estudos, planejamento, monitoria, gerenciamento de dados, processo regulatório, desenvolvimento dos centros e CEC (Classificação de Eventos Clínicos).

Educação

Cursos em Pesquisa Clínica mesclando a teoria e a prática, qualificando profissionais e contribuindo para o desenvolvimento da Pesquisa Clínica no Brasil.

Parcerias

A parceria do BCRI com o Duke Clinical Research Institute (DCRI), a maior organização de pesquisa clínica acadêmica do mundo, é fato inédito e contribui de maneira impar para o desenvolvimento da pesquisa clínica no Brasil.

Sobre o ESC Congress 2020 – The Digital Experience

O Congresso ESC 2020, devido a pandemia, não será mais presencial em Amsterdã, como planejado. Será online e gratuito entre os dias 29 de agosto e 1 de setembro. Irá divulgar o que há de melhor na ciência cardiovascular inovadora em uma experiência digital totalmente nova e com apresentações dos principais líderes de opinião de todo o mundo.

Espera-se que este seja o maior encontro online de profissionais cardiovasculares que o mundo já viu. O Congresso ESC, mais uma vez, será uma celebração da descoberta; uma celebração da ciência. O pré-registro individual é obrigatório.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version