SEGS Portal Nacional

Saúde

9 a cada 10 pacientes infartados são atendidos em menos de 90 minutos no HCor

  • Terça, 01 Setembro 2020 12:14
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Programa do Infarto Agudo do Miocárdio do hospital reduziu de 6% para 3% a taxa de mortalidade desses pacientes

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil brasileiros infartam por ano

No relógio, o cronômetro é decisivo. Sem intervalos ou acréscimos. Como em uma partida de futebol, 90 minutos são determinantes para a realização do atendimento de emergência de um paciente infartado, segundo as diretrizes internacionais.

Da chegada ao pronto-socorro até a desobstrução da artéria afetada, tudo deve ocorrer em 1 hora e meia. Nestes minutos cruciais, nos quais será definido o futuro do paciente, é preciso fazer o diagnóstico correto do infarto e depois encaminhá-lo ao tratamento.

Foi pensando em melhorar a média de tempo desses atendimentos que o HCor implantou, há quase 10 anos, o Programa de Infarto Agudo do Miocárdio. A iniciativa permitiu que a taxa de pacientes que conseguem fazer a reabertura coronária em menos de 90 minutos chegasse a 90%, e reduziu a mortalidade desses pacientes com quadros agudos de 6% para 3%.

De acordo com o Dr. Leopoldo Piegas, cardiologista e coordenador do Programa do Infarto Agudo do Miocárdio HCor, a redução de 6% para 3% de mortalidade é bastante expressiva para uma doença com tamanha incidência no Brasil, que pode registrar uma vítima a cada cinco minutos.

“Para se ter uma ideia, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 300 mil brasileiros sofrem infarto agudo do miocárdio por ano, com uma alta taxa de mortalidade, que pode chegar a 30%”, destaca o cardiologista.

Os lances dos 90 minutos

O paciente que dá entrada no pronto-socorro passa por uma triagem e é submetido a um exame de eletrocardiograma para confirmar o diagnóstico.

Só então, com a confirmação do quadro, esse paciente começa a ser preparado para a desobstrução da artéria coronária responsável, o chamado cateterismo com implante de um stent.

“O stent é um tubo minúsculo feito de um metal colocado pela virilha ou punho, que chega ao coração para devolver um fluxo sanguíneo próximo ao normal na artéria coronária responsável pelo infarto”, explica o Dr. Piegas.

Programa de Cuidados Clínicos HCor

O HCor foi o primeiro hospital do Brasil a receber a certificação de qualidade internacional da Joint Commission International (JCI) para um programa clínico de Tratamento do Infarto Agudo do Miocárdio, em 2013 (sendo recertificado em 2015 e 2018). Isto confirma a qualidade e segurança na assistência para os seus pacientes durante a internação e após a alta hospitalar.

Todo o atendimento desses pacientes infartados é conduzido por uma equipe multiprofissional, composta por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais.

O time atua de forma integrada, com o objetivo de melhorar os resultados do diagnóstico e tratamento e promover a educação do paciente e seus familiares, com acompanhamento pós-alta, através de contato telefônico para verificar adesão ao tratamento, e encaminhamento precoce se houver demanda, reduzindo o risco de readmissões.

A atuação de uma equipe múltipla também garante que o paciente tenha atendimento especializado independentemente da complicação que possa vir a ter.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. O HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia. Hoje, além do escopo de atendimentos cardiológicos, o hospital oferece serviços de excelência também nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica, ganhando destaque como um hospital multiespecialista. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Na ciência, o Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo País.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version