SEGS Portal Nacional

Saúde

A gerontologia no auxílio a idosos com depressão

  • Quarta, 26 Agosto 2020 18:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lola Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

O Brasil vem envelhecendo de forma rápida. Retornando alguns anos na história, vemos que a expectativa de vida ao nascer para homens era de 33,4 anos em 1910 e para mulheres era 34,6. Essa expectativa foi de 42,7 em 1940 para 52,4 em 1960, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Podemos dizer então, que uma pessoa de 42 anos em 1940 era considerada idosa, já hoje, chegar aos 100 anos não é uma novidade ou raridade.

Os agravamentos das condições de saúde geralmente trazem o idoso para mais perto de seus familiares, mas em um mundo tão globalizado e em um ritmo acelerado, mesmo a maioria dos idosos brasileiros ainda vivendo com seus familiares nem sempre estes aceitam ou estão aptos à função de cuidadores.

A depressão é um transtorno frequente na população idosa, que pode estar diretamente relacionada com o envelhecimento em si, quando a pessoa tem dificuldades em aceitar-se ou aceitar as transformações naturais decorrentes deste processo. Mas também há casos em que o problema já acompanha esse idoso e apenas se intensifica nessa nova fase da vida.

Podemos dizer que a depressão se caracteriza como um distúrbio de natureza multifatorial e que exerce forte impacto funcional no indivíduo, pois pode levar a uma menor disponibilidade para colocar em prática medidas essenciais para a manutenção de uma boa qualidade de vida, bem como controle de problemas de saúde, sendo considerada a enfermidade mental de maior prevalência em nível mundial.

Alguns dos fatores que podem desencadear a depressão em idosos são: a institucionalização que pode lhe causar sintomas depressivos como a tristeza, por ser separado de seus familiares; perdas de amigos e entes queridos ao longo de sua vida; afastamento da família por desentendimentos entre outros fatores; perda do papel social e mantenedor do lar com a chegada da aposentadoria; falecimento do cônjuge; dificuldade em se aceitar nessa fase da vida; baixa autoestima; preconceito; maus tratos; violência; solidão e isolamento social devido ao declínio das funções em diversos órgãos que pode impossibilitar o idoso de participar de festas, encontros e atividades diversas das quais antes fazia sem dificuldades.

O profissional da gerontologia tem um papel fundamental no auxílio a população idosa com relação a essa patologia, sendo considerada um dos fatores para o aumento dos índices de morbidade e mortalidade entre a população idosa. Este profissional deve promover um resgate a independência, autonomia e funcionalidade desses idosos e por consequência uma maior qualidade de vida.

Dentre as funções do profissional da gerontologia, estão o cuidado humanizado considerando aspectos biopsicossociais e espirituais do idoso; aconselhamento familiar a fim de manter fortes os laços afetivos que são essenciais para manter o equilíbrio e sensação de bem-estar e acolhimento; orientações a respeito de hábitos de vida saudáveis para prevenir, tratar e impedir a progressão de doenças crônicas como hipertensão e diabetes; suporte familiar e a cuidadores. É necessário que o profissional ressalte a importância de a família oferecer um ambiente saudável, livre de conflitos e que permita o idoso participar das tomadas de decisões do grupo familiar; e que realize as intervenções necessárias em todos os aspectos de atendimento ao idoso por meio da avaliação gerontológica, bem como fazer os encaminhamentos que forem necessários.

Autores:

Fabiana da Silva Prestes é professora do Curso de Tecnologia em Gerontologia – Cuidado ao Idoso do Centro Universitário Internacional Uninter.

Andrew da Silva Alfaro é professor do Curso de Tecnologia em Gestão das Organizações do Terceiro Setor e Práticas Integrativas e Complementares (PICS) do Centro Universitário Internacional Uninter.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version