SEGS Portal Nacional

Saúde

Novo Normal - Empresas usam tecnologia para conter a COVID-19

  • Terça, 18 Agosto 2020 11:02
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nani Moraes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Programa utiliza estratégias de monitoramento e diagnóstico precoce no retorno de colaboradores ao trabalho

App, QR Code, equipamentos, teleconsultas, testagem e muita tecnologia para garantir a segurança de colaboradores para retornarem ao trabalho. A Brasil Medicina Ocupacional lançou o programa Covid Care Brasil, destinado a empresas que possuem ou pretendem a retomada de funcionários em trabalho presencial durante a pandemia. Os trabalhos estão sendo realizados por enquanto nas cidades de São Paulo e Jundiaí, mas o objetivo é estender por todo o país.

Luciana Yuri Mizutani, coordenadora do programa, explica que não se aplica a profissionais de saúde, que possuem normas próprias, mas para setores administrativos. O objetivo é reduzir a possibilidade de disseminação do novo coronavírus no ambiente de trabalho. A triagem procura evitar o contato de casos suspeitos sintomáticos de COVID-19 com os demais funcionários na empresa.

A base do programa é a triagem diária de sintomas, recomendada tanto pelo protocolo do Plano São Paulo quanto pela Portaria Conjunta SEPRT/MS nº 20/2020, do Ministério da Saúde e da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia. Mizutani afirma que os colaboradores respondem uma triagem de sintomas no aplicativo do programa antes de saírem de casa para trabalhar.

Segundo ela, se o quadro não for sugestivo de COVID-19, o funcionário recebe um QR code para ser apresentado na portaria da empresa. “Lá alguém poderá validar o QR code do funcionário e também anotar a sua temperatura no aplicativo.” Se o quadro for sugestivo de COVID-19, o colaborador é orientado a não se dirigir ao local de trabalho e a marcar uma teleconsulta pelo app. A partir daí podem ser solicitados exames para averiguar a suspeita de COVID-19 .O programa conta ainda com serviços opcionais como testagem em massa e retestagem periódica dos funcionários.

A gerente comercial salienta que a triagem visa tentar identificar o mais precocemente possível os casos sintomáticos. Entretanto, há casos assintomáticos da doença, para os quais a testagem seria uma forma de identificação.

O valor do programa varia de acordo com os serviços prestados, que podem se estender em:

Automonitoramento Diário: o colaborador responde diariamente, antes de ir trabalhar, a uma triagem de contatos e sintomas de COVID-19 pelo app COVID CARE BRASIL. O objetivo é identificar os casos suspeitos de COVID-19 (sintomáticos e por contato) e evitar o contato dos suspeitos com colegas de trabalho, reduzindo as chances de transmissão.

Avaliação de suspeitos: consiste em teleconsultas que podem ou não ser seguidas da realização de exames (a critério médico) para confirmação de eventuais suspeitas de COVID-19 levantadas no automonitoramento diário. Em casos confirmados, será gerado o atestado para afastamento do funcionário pelo período necessário.

Acompanhamento de casos positivos: teleconsultas para acompanhamento ambulatorial de casos confirmados de COVID-19. Ao final, com a recuperação do colaborador, ele não necessitará permanecer no automonitoramento diário. Ainda podem ser inseridos no programa: testagem em massa; retestagem periódica; atestado de saúde ocupacional (ASO) de retorno ao trabalho.

Os interessados podem encontrar mais informações no site:

Sobre o Brasil Medicina Ocupacional

O Brasil Medicina Ocupacional foi criado com a missão de cuidar da saúde de todos os colaboradores das empresas clientes. As equipes de trabalho são fundamentais em qualquer estrutura corporativa, e esse cuidado é uma maneira de valorizá-las, promover alta produtividade e minimizar os impactos causados por absenteísmo. Com o conhecimento e experiência adquiridos em dez anos de atuação em medicina preventiva e utilizando alta tecnologia, o Brasil Medicina Ocupacional identifica perfis de saúde e os principais fatores de risco da população de uma empresa. propondo estratégias de intervenção. www.brasilmedicinaocupacional.com.br

O Brasil Medicina Ocupacional faz parte da AFIP (Associação Fundo de Incentivo à Pesquisa), uma instituição privada, sem fins lucrativos e filantrópica, fundada por profissionais da área da saúde, professores universitários e pesquisadores há mais de 40 anos. Seu objetivo é fornecer suporte financeiro para atividades de docência, pesquisa científica e atendimento médico à população. 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Jan 28, 2026 Saúde

Prescrição de medicamentos psiquiátricos por…

Jan 28, 2026 Saúde

Tosse no verão pode surpreender pais e se tornar…

Jan 27, 2026 Saúde

3 passos para manter o equilíbrio mental em 2026

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version