SEGS Portal Nacional

Saúde

Semelhante a Covid 19, Vírus Sincical Respiratório exige atenção na primeira fase da vida

  • Segunda, 17 Agosto 2020 12:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Viviane Melém
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Responsável pela morte de mais de 200 mil crianças em todo o mundo, o VSR acomete o trato respiratório dos pequeninos, principalmente aqueles de até dois anos de idade. Especialista orienta observar os sintomas e redobrar cuidados para não expor crianças aos riscos

Com sintomas semelhantes ao de um resfriado, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é considerado pela classe médica o patógeno mais comum entre os prematuros. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, ele é responsável por uma série de complicações na primeira fase da vida, e é responsável por 50% a 80% de todas as hospitalizações com quadro de bronquiolite e por cerca de até 200 mil óbitos em crianças com menos de dois anos, em todo o mundo. Além disso, o vírus também é apontado como principal causa de reinternações dos bebês, por complicações pulmonares.

A infecção respiratória viral é uma realidade muito comum em recém nascidos e crianças de até dois anos. Segundo a OMS, Rinovírus, Parainfluenza vírus, Metapneumo vírus, Influenza vírus, Adenovírus, Coronavírus e Bocavírus humano também integram a lista de doenças que acometem os pequeninos nesta etapa da vida e a prematuridade é o fator principal para o agravamento das infecções. "Quanto mais novo for o paciente, maiores os riscos de agravamento da doença causada pelo VSR", explica a médica pediatra Dra. Talita Cordeschi Correa, do Grupo Sabin Medicina Diagnóstica.

Segundo a especialista, estudos clínicos mostram que bebês - de até seis meses de vida - e crianças com quadros de doença pulmonar crônica e/ou cardiopatias compõem o grupo de maior risco para desenvolver o quadro mais grave da doença, que promove uma série de malefícios a longo prazo, como piora da função pulmonar, hipertensão pulmonar e associação com outras infecções e crises de broncoespamos, pode levar a déficit no crescimento linear, entre outros.

A médica enfatiza que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é muito frequente e acomete o trato respiratório de crianças, principalmente aquelas de até dois anos de idade. "Os sintomas são semelhantes ao da gripe e os cuidados que já adotamos em nossas rotinas contra a COVID-19 também são aliados contra o VSR. Lavar bem as mãos (as suas e as da criança); evitar aglomerações com os pequeninos; evitar contato com pessoas que apresentam algum sintoma respiratório; manter uma rotina atualizada de vacinação e, principalmente, amamentar. Este, é sem sombra de dúvidas, fator determinante nesta jornada", explica a pediatra.

A médica reitera que este gesto de carinho fortalece o sistema imunológico e ajuda o organismo dos recém nascidos na prevenção e combate ao vírus. "É fundamental incentivar o aleitamento materno. É um ato único e que auxilia também no desenvolvimento neurológico da criança, sendo de grande importância no desfecho cognitivo da criança", detalha Dra. Talita Cordeschi Corrêa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version