SEGS Portal Nacional

Saúde

ABIMO inicia conversas com governos sobre seringas para vacina contra Covid-19

  • Quarta, 12 Agosto 2020 11:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Karina Kroiss
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Demanda por insumo deve crescer exponencialmente com o início de campanhas de vacinação no país

Com o avanço dos testes de vacinas contra a Covid-19 e a necessidade de distribuição iminente à população, a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO) iniciou conversas com os governos federal e dos estados sobre a necessidade de articulação e de planejamento para que não falte seringas para as doses da vacina do novo coronavírus.

Atualmente, a capacidade de produção nacional é de 1,2 bilhão de seringas por ano (1ml, 3ml, 5ml, 10ml e 20ml) fabricadas por três empresas (BD, SR e Injex). Deste total, cerca de 400 milhões de unidades são importadas da China e da Índia. Entretanto, a capacidade máxima da produção nacional é de 1,5 bilhão de seringas. A corrida nacional e internacional por insumos e equipamentos para o tratamento de pacientes com coronavírus nos últimos meses evidenciou ainda mais a necessidade de um planejamento prévio para que não ocorra desabastecimento interno.

Embora a demanda atual no Brasil seja plenamente atendida, o volume de pedidos para seringas de 3ml (as mais utilizadas nas vacinações) deverá subir exponencialmente conforme as vacinas de Covid-19 forem liberadas. Por este motivo, é fundamental que os governos estejam preparados para se adiantar a essa nova necessidade, considerando as quantidades e a periodicidade de doses que a vacina aprovada irá demandar. "Com a experiência problemática na compra dos ventiladores e dos EPIs, o ideal será centralizar no governo federal a compra das seringas por meio de licitação, com pelo menos seis meses de antecedência", explica o superintendente da ABIMO, Paulo Henrique Fraccaro.

Estima-se que somente para uma campanha nacional de vacinação, como por exemplo, a do sarampo, são necessárias 130 milhões de seringas. No caso de uma vacina para a Covid-19, se for liofilizada, por exemplo, será necessária uma seringa a mais um para fazer a diluição. "Países como Inglaterra, Canadá e Estados Unidos já estão se programando neste tema de seringas, com solicitação de implantação de linhas de produção dedicadas. No Brasil, como exemplo, o tempo de produção para 50 milhões de seringas é de cinco meses. Por este motivo é de extrema importância que os governos comecem a se programar agora", explica.

Uma das associadas da ABIMO, a BD, primeira a produzir no território brasileiro seringas descartáveis e importante fabricante no setor, está acompanhando de perto o assunto. "Serão necessários volumes muito grandes de seringas em um curto prazo de entrega. Isso demandará um trabalho conjunto do setor público com o setor privado, para que haja programação para antecipação dessa produção. Caso contrário, quando chegar a vacina, não haverá como evitar a falta de seringas no mercado", esclarece o diretor de Assuntos Corporativos da BD, Walban Damasceno.

O planejamento para fabricação, aquisição e distribuição das seringas também evitará que o país enfrente novamente problemas e, na tentativa de saná-los, ter que buscar produtos importados que poderão vir com a falta de qualidade, sem registro e com alta nos preços por causa da alta demanda internacional. "Este novo cenário será muito parecido com o que ocorreu com a disputa por ventiladores pulmonares no começo da pandemia. Se os governos se organizarem, a indústria nacional, certamente, estará preparada para atender os pedidos, com preços compatíveis e prazos de entrega adequados. Dessa forma, além da valorização da nossa indústria, os governos não ficarão à mercê da disponibilidade do mercado internacional que, sem dúvida nenhuma, será disputado neste mesmo tempo por outros países", finaliza Fraccaro.

Sobre a ABIMO

A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos (ABIMO) é a entidade representante da indústria brasileira de dispositivos para a saúde. Com mais de 350 associados, a ABIMO promove o crescimento sustentável do setor no mercado nacional e internacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mar 23, 2026 Saúde

Nutrição adequada, atividade física e cuidado integrado…

Mar 23, 2026 Saúde

Tosse por mais de três semanas não é normal e pode…

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mar 20, 2026 Saúde

4 estratégias que realmente ajudam no emagrecimento no…

Mar 20, 2026 Saúde

Além da higiene bucal: mitos e verdades sobre o mau…

Mar 19, 2026 Saúde

Queda de cabelo exige investigação e cuidados corretos…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version