SEGS Portal Nacional

Saúde

Homo homini lupus, ou a luta pelas vacinas

  • Quarta, 05 Agosto 2020 09:57
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Imprensa Instituto Presbiteriano Mackenzie
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Vivaldo José Breternitz

Alguns otimistas dizem (ou diziam) que depois da pandemia estariam muito presentes valores como a solidariedade e o reconhecimento de que somos interdependentes; também ficaria claro que interesses privados não poderiam reger a vida pública.

Mas, ao que parece, irá prevalecer o que é expresso pela frase do dramaturgo Plautus (254-184 a.C.): "homo homini lupus", ou "o homem é o lobo do homem". A frase foi popularizada pelo filósofo Thomas Hobbes (1588-1679), que a inseriu em sua clássica obra de 1651, Leviatã .

Essa convicção deriva do fato de que enquanto agências internacionais de saúde começam a pensar em como vacinar populações mais vulneráveis dos diversos pontos do mundo, como forma de enfrentar o coronavírus, alguns governos já decidiram tomar iniciativas individualmente, procurando fechar negócios com empresas do ramo farmacêutico, de maneira a garantir vacinas para seus cidadãos.

Dentre esses negócios destacam-se aqueles que estão sendo discutidos pelos Estados Unidos, Reino Unido e União Europeia com empresas como Pfizer, AstraZeneca, GlaxoSmithKline e Sanofi, entre outras.

Entidades como os Médicos Sem Fronteiras e a One Campaign, organizações voltadas ao combate à pobreza e às doenças, já se manifestaram contra essas iniciativas, que podem gerar posturas do tipo "cada um por si, salve-se quem puder", de consequências difíceis de se prever.

Quando a H1N1, a gripe suína, se manifestou em 2009, essas nações ricas tiveram a mesma atitude, comprando todo o estoque disponível de vacinas e deixando os países mais pobres sem acesso às mesmas; naquele caso as consequências não foram tão graves porque a pandemia acabou sendo mais branda e curta.

No caso da covid-19, a situação é diferente; a doença se expande mais rapidamente e causa muito mais mortes, precisando ser combatida de forma global para que a pandemia seja encerrada de forma mais rápida.

É razoável acreditar que até o final de 2021 poderão ter sido fabricadas cerca de 2 bilhões de doses da vacina, isso se aquelas que agora parecem que serão eficazes realmente o forem. Considerando que podem ser necessárias duas doses para imunizar uma pessoa, seriam consumidas 1,7 milhões para atender Estados Unidos e União Europeia. Quanto aos demais...

Para o Brasil, resta a esperança de que consigamos fabricar a vacina por aqui. O governo federal também está estudando a adesão à COVAX Facility, um mecanismo projetado para garantir acesso mundial rápido e equitativo à vacina com os países dotados de mais recursos, entre eles o Brasil, financiando seu desenvolvimento e produção, e os mais pobres a recebendo gratuitamente. Resta-nos esperar que o Brasil se junte à iniciativa e que ela seja eficaz.

Justificando o título deste artigo, é oportuno dizer que a União Europeia já recomendou aos seus membros que não entrem na COVAX Facility, afinal por que destinar recursos aos mais pobres?

Vivaldo José Breternitz é Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor da Faculdade de Computação e Informática da Universidade Presbiteriana Mackenzie.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version