SEGS Portal Nacional

Saúde

Da clínica geral a ginecologia, telemedicina é solução para manter o atendimento e a saúde financeira de consultórios médicos e pequenas clínicas

  • Quinta, 30 Julho 2020 11:21
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Lídia de Santana
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Com o Consultório Virtual Conexa Saúde, a startup, que acaba de receber um aporte de R$ 40 milhões, leva para pequenos usuários sua experiência com grandes empresas e conquista a adesão de médicos de todas as especialidades

Com a pandemia do novo coronavírus e o isolamento social, muitos médicos viram o fluxo mensal de atendimento de seus consultórios despencar. Essa situação remete a questões relativas à manutenção do atendimento de pacientes e de sustentabilidade financeira desses profissionais que também são empreendedores de seu negócio. Esse é o caso da médica ginecologista Sandra Martins, no Rio de Janeiro, que teve uma queda de 70% do volume mensal de atendimentos já no início da pandemia. A solução encontrada por Sandra foi o Consultório Virtual da Conexa Saúde. “Com a teleconsulta foi possível manter mais da metade dos atendimentos, garantir uma receita mensal, além do pagamento dos custos fixos do consultório”, diz.

Para o médico clínico geral e cardiologista, Rodrigo Mousinho, o Consultório Virtual da Conexa Saúde também foi a solução encontrada para retomar o atendimento de seus pacientes. Cerca de 50% da clientela de seu consultório está sendo atendida com o recurso durante a pandemia. “Quebrei minha resistência em relação à telemedicina e a experiência tem sido positiva”, afirma. Rodrigo conta que a teleconsulta tem sido útil para fazer triagem e atender presencialmente apenas os pacientes que realmente precisam. “Atuo com medicina de família e minhas consultas envolvem muita conversa com o paciente. Quando realizo uma consulta presencial que no meu caso tem em média uma hora, cerca de 50 minutos são dedicados a ouvir o paciente e 10 minutos ao exame físico. Assim, o atendimento por teleconsulta na plataforma da Conexa Saúde superou minhas expectativas”, afirma. Com base nessa experiência positiva, o médico que era resistente a esse tipo de atendimento, pretende manter a telemedicina mesmo depois que a pandemia passar para casos como prescrição remota, retornos para comentar exames

E como é feita uma consulta ginecológica por telemedicina?

De acordo com Sandra, nas consultas ginecológicas, a telemedicina não permite apenas realizar o exame preventivo, que exige que o médico toque a paciente. Mas a ginecologista tem utilizado a teleconsulta de maneira eficiente, além de triagem antes de encaminhar o paciente para uma consulta presencial ou pronto atendimento, nos casos de endometriose, cólica menstrual, alterações em mamas, dúvidas de acompanhamento pré-natal etc. “Minha experiência com a telemedicina revelou que em uma teleconsulta perguntamos mais para o paciente sobre sintomas, seus hábitos e história. Acho que médico e paciente ficam ainda mais próximos”, avalia.

O Consultório Virtual da Conexa Saúde oferece para o médico pessoa física e pequenas clínicas a mesma segurança e robustez da plataforma tecnológica da startup consolidada pela utilização de grandes empresas. “A diferença está em um enfoque muito maior para a experiência e as necessidades do profissional individual autônomo ou para as clínicas”, informa Miguel Barrella, head de

Consultórios e Clinicas Virtuais da Conexa Saúde. Em apenas dois meses, desde o lançamento, o Consultório Virtual já está sendo utilizado por mais de 3 mil médicos. Para aderir à solução, o médico paga uma assinatura mensal e pode usufruir de todas as facilidades: teleconsultas contemplando a jornada completa do paciente, com prontuário integrado, prescrição digital, agendamento virtual, pagamento de consulta com cartão de crédito e equipe de suporte 24 horas. “Excepcionalmente, no período de pandemia, estamos oferecendo a plataforma gratuitamente para o médico com objetivo de ajudá-lo na manutenção do sustento do seu consultório e do acompanhamento de seu paciente”, afirma.

Sobre a Conexa Saúde

Maior plataforma independente de telemedicina do Brasil, a Conexa Saúde foi fundada no Rio de Janeiro em 2016, como uma clínica de saúde voltada à atenção primária. Em 2017, reformulou seu modelo de negócios e adotou a telemedicina, com uma plataforma digital que promove a conexão entre pacientes e profissionais de saúde. Por meio dessa tecnologia, implementa serviços de saúde a distância, obedecendo protocolos médicos e de segurança da informação de alta confiabilidade. A empresa tem como missão revolucionar o acesso à saúde, tornando a jornada e a experiência do paciente mais fácil, segura e humanizada.

A Conexa Saúde foi criada pelo empresário Fernando Domingues e é dirigida pelo médico Guilherme Weigert, na posição de CEO. Em sua estrutura organizacional, a Conexa Saúde atua com dois conselhos – administração e médico. No conselho de administração estão nomes como Marcelo Saad, Sidney Breyer, Tiago Soares, Rodrigo Catunda e Luiz Fraga. No conselho médico, por sua vez, estão Roberto Botelho, Otávio Gebara, Claudio Domênico e Ben-Hur Ferraz Neto. Na carteira de clientes estão hospitais, operadoras de saúde, laboratórios, além de grandes empresas do varejo e do setor financeiro. São nomes como Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Droga Raia, Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) etc.

Entre as soluções oferecidas, sempre personalizadas de acordo com a necessidade de cada cliente estão: licenciamento da plataforma de telemedicina para hospitais e instituições de saúde; teleorientação, em que a empresa contrata a plataforma para proporcionar orientação médica a seus clientes ou colaboradores; teleinterconsulta, permite ao médico clínico acionar de maneira remota um colega especialista para ter a segunda opinião sobre o caso de seu paciente. Outro destaque é a rede de médicos Conexa, com mais de 20 especialidades, entre elas, infectologia, neurologia, ortopedia, pediatria, pneumologia, cardiologia, endocrinologia, clínica geral, dermatologia e hematologia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version