Como evitar dores no corpo causadas pelo home office no isolamento
Problema atinge, principalmente, trabalhadores que não possuem equipamentos adequados para o expediente
Com mais de 100 dias de quarentena, as queixas sobre dores nas costas, nos olhos e na cabeça cresceram. O home office, que entrou como uma medida emergencial para conter o avanço do coronavírus, tornou-se o principal modo de trabalho, principalmente para os profissionais de comunicação, advocacia, bancários e os que lidam com assuntos voltados à tecnologia.
Os maiores índices de queixas estão atrelados à falta de equipamentos necessários para o cumprimento do expediente, como cadeiras ergométricas, apoio para os pés e mouse, por exemplo. Em uma pesquisa realizada pela FIA e FEA/USP sobre o home office forçado pela Covid-19, 47% dos executivos afirmam não ter nenhum tipo de equipamento ergonômico.
Também há agravantes como o sedentarismo, que já era alto entre os brasileiros – cerca de 47% não praticavam o mínimo de exercícios indicados por semana, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) – e, com a quarentena, o fechamento de academias e parques, piorou. “Na quarentena aumenta o sedentarismo, e isso diminui a massa magra na sustentação e estabilidade da coluna vertebral, além da má postura que ocorre em tempo prolongado em camas, sofás e cadeiras não ergonômicas”, explica a instrutora Patricia Bueno.
Para ela, as dores mais comuns são as contraturas musculares, ocasionadas por passar uma carga excessiva de tempo na mesma posição. Isso porque a coluna vertebral fica sobrecarregada por mais tempo e, assim, as dores começam a serem sentidas. Possivelmente, algumas lesões podem ser sofridas, como a hérnia de disco. “Além disso, existem várias outras lesões na coluna vertebral não tão comuns, como estenose, que é o estreitamento do canal vertebral, espondilolistese, que é o escorregamento, microfraturas causadas por osteoporose, entre outros”, conta ela.
Veja como evitar as dores no corpo neste período.
Exercite-se
Neste período, em que o tempo na rua foi completamente reduzido, os exercícios físicos são ainda mais necessários, já que, com mais tempo em casa, o natural é ficar cada vez mais sentado ou deitado. Com isso, as dores, inevitavelmente, irão surgir. Assim, uma vez ao dia, é importante fazer um treino em casa, com atividades básicas como alongamento, agachamento, caminhada pela parte interna, quintal ou em uma esteira, para manter o corpo ativo e em movimento.
"Exercícios básicos como polichinelo e caminhada na esteira ou até mesmo no próprio corredor de casa são exemplos simples que podem ajudar", destaca o médico ortopedista Pedro Baches Jorge, da Clínica SOU.
Mantenha a postura no home office
Mesmo que uma cadeira ortopédica não seja um equipamento acessível, é possível evitar parte das dores ao manter uma boa postura durante o expediente. O ideal é que o corpo fique em um ângulo de 90º graus e que a tela do computador ou notebook esteja na altura dos olhos.
Faça pausas
Existe a possibilidade de que o período de home office cobre mais rendimento do profissional, mas, mesmo assim, o mais indicado é realizar pequenas pausas a cada 30 minutos ou uma hora. Deste modo, será possível tomar água e caminhar um pouco pela residência.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>