SEGS Portal Nacional

Saúde

Covid-19: quando o compromisso é mais forte do que o caos

  • Terça, 21 Julho 2020 12:06
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Chico Damaso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Que os médicos enfrentam atualmente dura realidade, todos sabemos. Há reconhecimento e solidariedade, ao menos por parte dos cidadãos. A dimensão do problema, não se calcula exatamente, por enquanto. Só que pesquisa recente da Associação Paulista de Medicina acaba de lançar luz nesse cenário.

Por meio de questionário com aproximadamente dois mil profissionais de todo o País, temos visão mais adequada sobre o ponto em que nos encontramos nessa batalha. A “ameaça invisível” ainda nos mantém reféns, mas cada dia de esforço e dedicação é novo passo em direção a tempos mais alvissareiros.

A assistência aos pacientes de COVID-19 pegou a todos nós de surpresa. Em abril, o levantamento mostrou que apenas 15% da classe médica se considerava capaz de lidar com a população infectada. Hoje, esse número subiu para 28%, quase o dobro. Embora seja um índice pequeno, considerando a gravidade da pandemia, o avanço indica uma maior capacitação e atualização. Com o desenrolar da doença, aprendemos pouco a pouco como domá-la.

A prática ainda nos oferece muitos obstáculos. O medo de ser contaminado, a ausência de estrutura e insumos adequados nas unidades de saúde e a falta de profissionais preparados para atender a alta demanda de pacientes são alguns a serem contornadas diariamente. Enquanto isso, a subnotificação e a baixa adesão de parte da população às medidas de prevenção seguem além do que deveria, dificultando a superação do problema.

Há um dever com aqueles a quem juramos proteger. Temos de dar o nosso máximo, nosso melhor, aos pacientes. Em momento em que fake news e pessoas mal-intencionadas tentam tirar proveito do pânico e da incerteza, médicos e demais profissionais da saúde são bastiões da ciência e da razão.

A luta diária tem impacto direto nas condições psicológicas dos nossos profissionais. Constantemente, somos tomados por sentimentos de ansiedade, estresse, exaustão e sobrecarga. Manter-se positivo após mais de quatro meses de pandemia, é sinal de resiliência. É imperioso permanecer firme, por nós e pelos nossos pacientes.

O Brasil segue enfrentando enorme dificuldade com a COVID-19. Mas já não estamos mais às cegas, como há meses. Independentemente do tamanho do desafio, encará-lo com coragem e disposição é parte de nossa missão como médico.

Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Dez 12, 2025 Saúde

Verão e o câncer de pele: especialista alerta que maior…

Dez 12, 2025 Saúde

A força silenciosa da vitamina D na prevenção e na…

Dez 11, 2025 Saúde

Cinco cuidados essenciais para quem já teve câncer de…

Dez 11, 2025 Saúde

Mais que uma consulta: como uma equipe de saúde…

Dez 11, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 10, 2025 Saúde

Descubra os riscos do uso recorrente de antibióticos na…

Dez 10, 2025 Saúde

Seu peso não diminui mais? Veja os 4 erros mais comuns…

Dez 10, 2025 Saúde

Verão eleva o risco de doenças infantis e exige atenção…

Dez 10, 2025 Saúde

Parceria entre CNP Seguradora e OUZE leva plano…

Dez 10, 2025 Saúde

Crescimento em 2026: 5 estratégias indispensáveis para…

Dez 10, 2025 Saúde

Ansiedade e depressão no trabalho: como as empresas…

Dez 10, 2025 Saúde

Como turbinar sua loja virtual no fim de ano: 7…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version