SEGS Portal Nacional

Saúde

Falso Negativo de Testes Rápidos Tem Colaborado Para a Disseminação da COVID-19

  • Quinta, 16 Julho 2020 10:20
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Luciana Bulgarelli
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Exames com detecção de anticorpos IgA combinados ao IgG são mais seguros para identificar a contaminação e permitem medidas mais rápidas de isolamento

A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) ainda traz muitos desafios aos laboratórios clínicos para um diagnóstico assertivo. Pesquisas recentes da EUROIMMUN, líder mundial em soluções para diagnóstico laboratorial, apontam que a detecção de níveis de anticorpos IgA é superior comparado com anticorpos IgM para diagnosticar a Covid-19. Isso ocorre porque, em infecções respiratórias, são observados altos títulos de anticorpos IgA. Estudos ainda demonstram que, para o SARS-CoV-2, os anticorpos IgA aparecem precocemente, logo após o aparecimento dos sintomas, sendo um excelente marcador precoce da infecção pelo novo coronavírus.

Após o contágio, o vírus pode apresentar um período de incubação de até 14 dias e, durante essa fase, os indivíduos estão assintomáticos, mas podem transmiti-lo. Para detecção direta do SARS-CoV-2 nos estágios iniciais da infecção, o teste recomendado é o RT-PCR, através de amostras do trato respiratório superior (swab nasofaríngeo). Esse exame é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da Covid-19.

Depois do período de incubação, o vírus começa a se replicar e a resposta do corpo para esse "ataque" é a produção de anticorpos, que tem início em aproximadamente dois dias após o aparecimento dos sintomas. "Nesse estágio, a sorologia, diferentemente da PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus, com um exame realizado a partir da amostra de sangue do paciente. A concentração de anticorpos IgA é elevada quando comparada aos anticorpos IgM, que pode ainda nem ter sido produzido ou estar em níveis indetectáveis, logo após o aparecimento de sintomas. Desta forma, dependendo da fase da infecção em que o indivíduo se encontra, os anticorpos IgM podem ser indetectáveis, devido à sua baixa concentração, levando a um resultado falso negativo", explica Michel Soane gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da EUROIMMUN.

O infectologista destaca que, para obter um resultado mais confiável e assertivo, é recomendada a realização de testes IgA e IgG combinados. "A detecção de anticorpos IgA e IgG combinados permite uma sensibilidade aumentada do diagnóstico, uma vez que anticorpos IgA surgem em aproximadamente 2 dias após aparecimento dos sintomas e anticorpos IgG surgem por volta do 5º dia, tendo seus títulos elevados com o decorrer do tempo. A detecção desses anticorpos é eficiente porque, quanto mais cedo eu souber que o paciente está infectado, mais cedo podem ser tomadas as medidas de isolamento, evitando a transmissão para outras pessoas e, consequentemente, reduzindo a letalidade da doença."

O Ministério da Saúde recomenda a realização de testes sorológicos depois de oito dias do aparecimento dos sintomas, para que o indivíduo tenha concentrações detectáveis de anticorpos. Após 10 dias do aparecimento dos sintomas, os testes para detecção de anticorpos IgA atingem sensibilidade de 100%.

Outro ponto positivo desse teste é que, para um paciente com sintoma mais severo de infecção respiratória, a detecção de produção de anticorpos é um bom prognóstico. "Se a pessoa está respondendo ao vírus, está produzindo anticorpos e isso significa que ela tem maior probabilidade de evoluir para a cura. Então, esse exame também é indicado para monitorar o progresso do paciente", conclui Soane.

Sobre a EUROIMMUN Brasil

Há 30 anos no mercado mundial e mais de 6 anos no Brasil, a EUROIMMUN é líder global em soluções para diagnóstico laboratorial de doenças autoimunes, infecciosas, alérgicas, detecção de antígeno e diagnóstico molecular, através dos métodos de Imunofluorescência, ELISA, Imunoblot e Biologia Molecular. A companhia possui uma fábrica no Brasil, replicando a mesma estrutura da matriz alemã, com equipamentos e tecnologia de última geração, garantindo excelência em seus produtos e serviços. A unidade nacional fabrica as lâminas que contêm a inovadora tecnologia "Biochip", que permite a miniaturização extrema para a combinação de mais de 30 tecidos diferentes, substratos celulares e antígenos purificados, para testes de diagnóstico. Uma técnica ágil que evita o desperdício do material e garante maior rapidez na realização dos exames.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version