SEGS Portal Nacional

Saúde

Saúde sexual, reprodutiva e direitos devem ser prioridade, inclusive durante a pandemia

  • Terça, 14 Julho 2020 09:41
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maximiliana de Paiva
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Especialistas indicam que é preciso minimizar o dano, garantir a segurança de pacientes e equipes e preservar direitos quanto se fala em saúde da mulher, da gestante e covid-19

Saúde e direitos sexuais reprodutivos são questões significativas de saúde pública que requerem muita atenção durante pandemias. Gravidez e parto seguros dependem do funcionamento dos sistemas de saúde e da adesão estrita à prevenção de infecções. Nesta última quarta-feira (08/07), aconteceu a 11ª edição da série de webinários, População e Desenvolvimento em Debate, promovido pelo Fundo de População da ONU no Brasil (UNFPA) e Associação Brasileira de Estudos Populacionais (ABEP). Foram convidadas para o debate virtual especialistas para discutir sobre Saúde reprodutiva, direitos e Covid-19. Ao longo do debate, as especialistas trouxeram recomendações para a organização dos serviços de saúde para o atendimento de gestantes.

Relatórios recentes do UNFPA global têm enfatizado que, caso os países não tomem medidas para assegurar o acesso a serviços e insumos de saúde reprodutiva às mulheres e adolescentes nesse período de pandemia de Covid-19, haverá sérios prejuízos às mulheres com relação à garantia de planejamento reprodutivo, ocasionando em gestações não intencionais, além de prejuízos ao pré-natal de qualidade e ao parto seguro e humanizado. Também poderá haver impactos nos serviços de pré-natal e dificuldade de garantias de direitos de mulheres em situação de parto, como o direito a acompanhante e de não ser induzida a cesarianas eletivas e sem indicações.

A professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, Silvana Maria Quintana, compartilha que o acesso aos serviços de saúde para mulher foram dificultados com a chegada da pandemia da Covid-19. Serviços de alta prioridade para a saúde da mulher, como de anticoncepção, tratamento pré-natal, tratamento oncológico e de violência doméstica/sexual. Silvana Maria Quintana compartilha que existe a necessidade da organização do serviço de saúde para a mulher e treinamento da equipe para “minimizar os danos, garantir a segurança dos pacientes e equipes e preservar os direitos que foram conquistados ao longo do anos para a saúde da mulher”.

Dra. Daphne Rattner, presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento e professora da Universidade de Brasília, explica que “toda a mulher tem o direito de desfrutar o mais elevado nível possível de saúde física e mental, e é papel do Estado assegurar a prevenção e tratamento a doenças epidêmicas e criar condições que assegurem toda a assistência e serviços em caso de enfermidade”. Sendo assim, compartilha algumas recomendações como o direito do acompanhante ser assegurado; suspensão imediata das cirurgias eletivas; assegurar o uso correto de equipamentos de proteção individual (EPIs); evitar a acomodação em pré-parto coletivo; deve ser dada atenção especial para promover equidade e assegurar a proteção dos direitos de mulheres vulnerabilizadas, como um dos princípios do sistema de saúde brasileiro; entre outras.

Por sua vez, Dra. Denize Ornelas, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, recomenda o alinhamento do Ministério da Saúde com o que se tem visto na prática, pois acredita que os discursos se divergem.

Além disso, a médica pontua que as grávidas negras estão entre as mais vulneráveis e que a discrepância no atendimento disponível para elas e para as mulheres brancas é muito grande, mesmo antes da pandemia. Dessa forma, recomenda a análise as condições sociais, além do quadro clínico, da paciente infectada pelo novo coronavírus, ou outras doenças, para que ela receba o tratamento mais adequado e acessível para a sua realidade.

As especialistas que participaram do debate foram: Daphne Rattner, presidente da Rede pela Humanização do Parto e Nascimento e professora da Universidade de Brasília; Denize Ornelas, diretora de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade; e Silvana Maria Quintana, professora da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. A mediação do webinário foi realizada por Anna Cunha, Oficial de Programa em Saúde Reprodutiva e Direitos no UNFPA Brasil.

Assista esse debate na íntegra

A cada semana, a série “População e Desenvolvimento em Debate” promovida por UNFPA e ABEP realiza discussões entre academia, governo e sociedade civil sobre temas emergentes na Agenda de População e Desenvolvimento. Na próxima quarta-feira 08/07 o tema será: Pessoas LGBTQI+ no Brasil, suas vulnerabilidades e os possíveis impactos da Covid-19 para essa população. Saúde Reprodutiva, Direitos e a Covid-19. Acompanhe no perfil do UNFPA no Youtube: youtube.com/unfpabrasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version