SEGS Portal Nacional

Saúde

Busca por ajuda especializada para controle do tabagismo cresce 30% durante os meses de isolamento, aponta HCor

  • Terça, 07 Julho 2020 11:09
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Máquina Cohn & Wolfe
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Programa Vida Sem Cigarro acompanha, em média, 150 pacientes em sessões semanais remotas

Levantamento do HCor mostra que a busca de pacientes tabagistas por ajuda especializada para largar a dependência, durante o período de isolamento social, cresceu cerca de 30%, entre os meses de março e maio, quando comparado com os meses anteriores ao início da pandemia de Covid-19.

O cigarro é a principal causa de morte evitável no mundo e reduz, em média, 20 anos de expectativa de vida do fumante. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os tabagistas são considerados como grupo de risco para o novo coronavírus, por estarem mais suscetíveis a infecções respiratórias. Pelo possível comprometimento da capacidade pulmonar, esse grupo ainda possui mais chances de desenvolver sintomas graves da doença.

Para acompanhar esses pacientes e ajudá-los na cessação do tabagismo, o HCor mantém o Programa Vida Sem Cigarro. No total, mais de 1.200 pessoas já foram atendidas por psicólogos, médicos e nutricionistas que fazem parte da equipe multidisciplinar e orientam o tratamento.

Para facilitar a adesão ao programa, as consultas são realizadas de forma remota, e o paciente pode acessar pelo computador ou celular. Cada sessão tem duração de 30 minutos e tratam todas as demandas relacionadas a dependência física e psicológica ao cigarro. Os pacientes também recebem material de apoio. Quando necessário, o médico pode prescrever medicações para auxiliar o tratamento.

No último ano, os resultados comprovaram a eficácia do programa. Ao final das 14 semanas de acompanhamento, mais de 80% dos pacientes alcança a abstinência e, deste total, 60% permanece sem fumar após um ano de tratamento.

“O tratamento é multidisciplinar e prioriza o bem-estar de cada paciente. De maneira individualizada, facilitamos o entendimento dos sentimentos que levam ao vício e das dificuldades em superá-lo. Além disso, este apoio é fundamental em casos de recaída, para que o paciente não desista de seu objetivo, e volte a fumar”, destaca Silvia Cury, gerente do núcleo de atendimento psicológico, que atua há mais de 36 anos na instituição.

Perfil dos pacientes

Segundo o levantamento, os fumantes acompanhados na instituição têm um grau alto de dificuldade para cessar o tabagismo. A grande maioria fuma menos de 10 cigarros ao dia, no entanto, a dependência psicológica aumenta a compulsão pelo ato de fumar. “Percebemos que há maior resistência nos fumantes de cinco cigarros diários do que os pacientes acostumados a consumir um maço, devido a dependência psicológica – e não química, pela nicotina”, explica Cury.

De acordo com a psicóloga, as mulheres têm mais recaídas, pois a ligação com o cigarro é mais emocional, quando comparada aos pacientes do sexo masculino.

Os homens estão entre a maioria que procuram o programa (55%) e a idade média dos pacientes é de 45 anos – a faixa de idade atendida varia entre os 35 e 55 anos.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. o HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia, além de oferecer atendimento de excelência nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006.

O Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Dez 19, 2025 Saúde

Cuidados com as doenças autoimunes no verão

Dez 19, 2025 Saúde

Festas de Fim de Ano e Obesidade: Quando a Bariátrica…

Dez 19, 2025 Saúde

HIV/Aids: especialistas explicam a importância da…

Dez 18, 2025 Saúde

Pós sol vai além da hidratação: por que restaurar a…

Dez 18, 2025 Saúde

Viagens de verão exigem cuidados com a saúde vascular

Dez 18, 2025 Saúde

Dezembro Vermelho: 5 curiosidades que você precisa…

Dez 17, 2025 Saúde

Festas de fim de ano: como preparar o intestino para…

Dez 17, 2025 Saúde

Baixa procura dos homens por atendimento médico aumenta…

Dez 17, 2025 Saúde

Verão: Impulso oferece às marcas possibilidade de…

Dez 16, 2025 Saúde

Magnésio e fígado gorduroso: novos estudos mostram como…

Dez 16, 2025 Saúde

Verão mais quente e chuvas intensas aceleram a…

Dez 16, 2025 Saúde

Serotonina em alta: suplementos para equilíbrio…

Dez 15, 2025 Saúde

Escarlatina e o impacto na saúde bucal

Dez 15, 2025 Saúde

Vitiligo: uma condição de pele com impactos que vão…

Dez 15, 2025 Saúde

Você já ouviu falar em cinesiofobia? Medo de sentir dor…

Dez 12, 2025 Saúde

Pesquisa revela relação entre problema de saúde oral e…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version