SEGS Portal Nacional

Saúde

Coronavírus x obesidade: 7 a cada 10 brasileiros estão acima do peso

  • Segunda, 22 Junho 2020 10:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Atendimento Hcor
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Nutrólogo do HCor destaca que pacientes obesos costumam também ser diabéticos ou hipertensos

Controle da glicemia e dos níveis de pressão podem minimizar riscos

Considerada como fator de risco para o desenvolvimento de uma série de doenças, quando se fala da pandemia de Covid-19, a obesidade também aparece na lista dos grupos de risco para os pacientes infectados pelo vírus.

De acordo com o nutrólogo do HCor, Daniel Magnoni, dados da população brasileira apontam que 77% das pessoas estão acima do peso – sendo 20% obesas e 57% com excesso de peso, índices que chamam atenção dos gestores de saúde na linha de frente do combate ao coronavírus no País.

Recentemente, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, um estudo que avaliou 14 mil infectados pela Covid-19 na capital mostrou que um a cada três pacientes com obesidade e coronavírus vieram a óbito.

“Nessa relação, a obesidade sugere que nos deparemos com pacientes que também têm outras complicações, como diabetes, hipertensão, alterações renais e insuficiência cardíaca. Em geral, são os obesos com problemas concomitantes que apresentam uma evolução negativa da doença”, destaca o nutrólogo.

Por outro lado, obesos que tenham metabolismo estável e estejam em dia com o controle da glicemia e os níveis de pressão arterial podem apresentar boa evolução clínica, muito diferente daqueles que se apresentem instáveis e sem controles adequados.

Magnoni alerta, entretanto, que - para além dessa soma de fatores - sozinha, a obesidade pode apresentar, sim, um risco mais elevado ao paciente. Isso porque os obesos tendem a desenvolver um quadro de inflamação crônica (processo relacionado à baixa imunidade), além de terem dificuldades no bom funcionamento do sistema respiratório, diretamente atingido pelo coronavírus.

De acordo com o nutrólogo, é fundamental ter muito cuidado com dietas exageradas para emagrecimento, já que, além de poucos resultados na perda de peso, elas podem levar a graves deficiências nutricionais, piorando a resposta metabólica e imunitária à infecção pela Covid-19.

“Assim como em qualquer época, durante a pandemia e a quarentena, devemos seguir dietas equilibradas, sem restrições, mas também sem excessos. Muito além da balança, precisamos lembrar que a boa alimentação e a prática de atividade física são hábitos essenciais na manutenção da nossa saúde”, pontua.

Sobre o HCor

A instituição iniciou as atividades em 1976, tendo como mantenedora a Associação Beneficente Síria, que completou 100 anos de atividades filantrópicas em 2018. o HCor ganhou projeção mundial no cenário da saúde, tornando-se referência em cardiologia, além de oferecer atendimento de excelência nas áreas de neurologia, oncologia, ortopedia e medicina diagnóstica. Conta com acreditação internacional da Joint Commission Internation (JCI) desde 2006. O Instituto de Pesquisa HCor coordena estudos clínicos multicêntricos nacionais e internacionais. Certificado pela American Heart Association (AHA), o Centro de Ensino capacita e atualiza milhares de profissionais anualmente. Há 10 anos, o HCor é parceiro do Ministério da Saúde no Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), colaborando com políticas públicas e iniciativas de aprimoramento para mais de 150 centros médicos de todo país.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version