SEGS Portal Nacional

Saúde

Impacto da COVID-19 sobre a economia aumenta interesse de funcionários por Educação Financeira, indicam estudos da Mercer

  • Sexta, 19 Junho 2020 11:45
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Roberto Mattus
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Alto nível de confiança no apoio proporcionado por empregadores representa oportunidade para empresas preocupadas com a segurança financeira de sua força de trabalho

Reforçar a comunicação e a educação financeira estão entre as maiores inquietações dos respondentes da pesquisa “Impactos da COVID-19 para a previdência complementar”, que contou com a participação de 132 gestores de planos de previdência complementar brasileiros, entre fundos de pensão privados, de estatais e planos PGBL e VGBL. Conduzido no mês de abril pela Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos, com o apoio da Abrapp (Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar), o estudo revelou que existe uma grande demanda por orientação em temas relativos a investimentos e outras decisões que impactem a saúde financeira das pessoas.

Outra pesquisa global da Mercer, “Saudável, Próspero e Produtivo no Trabalho”, realizada em 11 países, com 7.000 adultos acima de 18 anos e 600 tomadores de decisão seniores dos setores privado e público, já apresentava dados que indicam a mesma tendência:

· 75% por cento dos adultos acreditam que não terão dinheiro suficiente para se aposentar: as pessoas esperam passar 15-20 anos na aposentadoria, mas sem um planejamento melhor, muitos viverão além de sua renda.

· A idade de aposentadoria esperada já não se aplica, pois as pessoas estão trabalhando mais tempo, seja por escolha ou por necessidade econômica. Aproximadamente 68% dos respondentes esperam continuar trabalhando de alguma forma ou nunca se aposentar.

· As pessoas não estão economizando proativamente: 81% dos adultos sentem-se pessoalmente responsáveis pela renda de sua aposentadoria, embora muitos não tomem as ações necessárias. Vários fatores (stress, viabilidade, acesso e confiança no investimento, idade, gênero e estágio de vida) afetam a capacidade das pessoas para economizar e investir. Cerca de 33% ainda não fizeram cálculos financeiros para a vida futura.

· Os empregados confiam nos conselhos sobre poupança de seu empregador: os resultados da pesquisa demonstram que as pessoas têm um grau alto de confiança no conselho de seus empregadores, com 79% dos entrevistados afirmando que confiam nas suas empresas para conselhos bons e independentes sobre planejamento, poupança e investimento, e para negociar taxas.


Para Guilherme Gazzoni, líder de produtos de previdência e investimentos da Mercer Brasil, os resultados das duas pesquisas denotam a necessidade de ações significativas e imediatas. “A pandemia da COVID-19 deu um sentido de urgência a um conjunto de tendências que vêm convergindo há alguns anos: maior incerteza econômica, poupança de aposentadoria insuficiente, pessoas vivendo mais tempo, redução nos benefícios aos funcionários, entre outros fatores”, afirma Gazzoni, que já observou um crescimento de 60% na demanda por programas de educação financeira entre os clientes da consultoria.

“Aos empregadores cabe principalmente disponibilizar informações que podem ajudar as pessoas a entenderem melhor o momento econômico que vivemos e como isso apresenta reflexos nos investimentos e planos de previdência, por exemplo. Iniciativas com foco na educação e no bem-estar financeiro têm impacto no engajamento e no comprometimento das pessoas com a empresa, e com a responsabilidade individual de poupar”, finaliza o executivo.

Sobre a Mercer

A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 76 mil colegas e receita anual de mais de US$ 17 bilhões, a Marsh & McLennan apoia seus clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version