SEGS Portal Nacional

Saúde

Beckman Coulter lança teste para identificar anticorpos contra Covid-19 com melhor sensibilidade do mercado entre 0 e 6 dias do início dos sintomas

  • Quinta, 18 Junho 2020 11:23
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Carolina Capozzi
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir
Access SARS-CoV-2 IgG conseguiu selo de conformidade com padrões europeus e aguarda liberação da FDA e Anvisa para uso nos Estados Unidos e Brasil
A Europa acaba de ganhar uma nova e eficaz ferramenta para combater o coronavírus: o Access SARS-CoV-2 IgG. O ensaio da Beckman Coulter, multinacional que oferece soluções científicas e laboratoriais inovadoras, conseguiu o selo CE, que significa que está em conformidade com os padrões da União Europeia e pode ser utilizado lá. A Beckman Coulter tem mais de 16.000 analisadores de imunoensaio em todo o mundo e tem aumentado a sua produção para fornecer mais de 30 milhões de testes por mês. 

Agora, aguarda aprovação da FDA, a agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, para que o ensaio seja usado para testar a população do país norte-americano, e da Anvisa, para disponibilização no Brasil. A expectativa é de que o teste chegue aqui em julho. 

"Testar a população tem se mostrado um método eficaz para coibir o avanço da Covid-19. E agora, que muitas regiões começam a retomar as atividades, é imprescindível checar quem já teve contato com o vírus e está, até onde se sabe, imune. Por isso acreditamos que o ensaio da Beckman Coulter será muito bem recebido", afirma Daniela Putti, gerente de marketing da multinacional na América Latina.

O exame que a marca trará ao Brasil é realizado via sorologia qualitativa e indica se houve exposição ou não ao SARS-CoV-2. O teste processa apenas a imunoglobulina G (IgG), anticorpo que demora mais a aparecer, mas também permanece por mais tempo no organismo. Por isso, tem especificidade maior, o que aumenta a chance de detectar resultados verdadeiramente negativos. 

Diferentemente da maioria dos exames já disponíveis no país, o ensaio Access SARS-CoV-2 IgG da Beckman Coulter detecta anticorpos contra a proteína Spike, que são capazes de neutralizar o vírus, ou seja, impedir a reentrada dele. É contra ela que, futuramente, deverá ser feita a vacina contra Covid-19. Então é provável que todos tenham que fazer o teste em algum momento para checar se já estão imunes à doença. 

"O nosso exame já foi usado com outros vírus, como influenza, por exemplo, e não houve reação cruzada. Além disso, foram testadas 1400 amostras na França e nos Estados Unidos, com 100% de especificidade clínica comprovada após o 18º dia do início dos sintomas. Ou seja, foi um teste com ótimo resultado em um público heterogêneo e grande, e não apenas com algumas pessoas, de um mesmo lugar, como algumas empresas fizeram", explica Daniela. 

Quando se pensa em um intervalo de tempo anterior, de 0 a 6 dias do início dos sintomas, o exame da Beckman Coulter aparece com a melhor sensibilidade do mercado: 70,2%. Ela acrescenta que esses diferenciais são o que fazem ser tão importante a chegada do teste da multinacional no Brasil. 

Sobre a Beckman Coulter

Há mais de 80 anos no mercado, a Beckman Coulter atua em todo o mundo ajudando laboratórios clínicos, hospitais e instituições de saúde a avançar na investigação científica e cuidados com o paciente. A multinacional desenvolve, fabrica e comercializa produtos e equipamentos e oferece soluções que simplificam, automatizam e inovam o complexo universo do diagnóstico da saúde. Beckman Coulter é uma empresa do grupo Danaher e opera em duas frentes: a Beckman Coulter Diagnostics, que se dedica a fornecer soluções que ajudem os médicos a diagnosticar doenças, tomar decisões de tratamento e monitorar os pacientes, e a Beckman Coulter Life Sciences, que oferece soluções científicas inovadoras e trabalha para desenvolver as melhores e mais confiáveis soluções laboratoriais disponíveis no mercado atualmente.

 


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version