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Robô brasileiro é o novo ajudante do Hospital Universitário de Maringá para o combate ao coronavírus

  • Segunda, 15 Junho 2020 11:38
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Michely Arashiro
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
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O Tinbot atua no hemocentro, recepção e pediatria para amenizar a dor da pandemia por meio da transmissão de dicas e informações sobre a doença e doação de sangue, de maneira interativa e leve

Com o sucesso na tarefa de auxiliar na recepção e interação entre pacientes internados e familiares no hospital Santa Casa de Misericórdia de Maringá, atuando linha de frente do combate à Covid-19, o Tinbot primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things) se prepara para mais uma missão, dessa vez no Hospital Universitário de Maringá.

Em meio à uma pandemia global que vem assustando o mundo todo com seus dados alarmantes, é importante adotar uma forma mais leve e interativa de abordagem sobre informações cruciais e cuidados necessários para evitar a propagação do vírus, principalmente em um ambiente em que essa e outras doenças são vistas frequentemente. Com sua interface simpática e cativante, o robozinho maringaense consegue assumir tal compromisso sem dificuldades.

A princípio o Tinbot atuou no setor do hemocentro, onde foi responsável por dar dicas de prevenção contra o coronavírus, explicando sobre os sintomas da doença, cantando a música "sem abraço sem beijinho" - que reforça a necessidade de manter uma distância segura - além de transmitir informações e ações que incentivam a doação de sangue e sua importância, fornecendo conhecimento e tirando dúvidas sobre o assunto.

“As pessoas podem perguntar ao Tinbot como se prevenir do novo coronavírus, quais os sintomas da doença, por que o vírus tem esse nome, o motivo de usar máscara, entre outros questionamentos”, explica Marco Diniz Garcia Gomes, Líder de Produto da Tinbot Robótica.

Os próximos desafios do simpático robozinho são na recepção do hospital, permanecendo com a transmissão de informações gerais sobre a Covid-19 e distraindo as pessoas que estiverem no hospital contando curiosidades e atuará ainda no setor de pediatria, assumindo as mesmas funções além de também contar suas próprias histórias e piadas, sempre com o objetivo de deixar o ambiente tranquilo e leve, mesmo com a crise.

Além do conhecimento compartilhado sobre o vírus, o Tinbot ainda será o elo entre infectados pela Covid-19 e familiar, amenizando o drama do distanciamento necessário durante o período de internação por meio da função de vídeo-chamada, disponível no robô. Funciona como uma ligação via WhatsApp, mas usando a câmera e o microfone do robô, na qual o parente também vai poder mover o robozinho pelo seu próprio computador.

Desenvolvido pela Tinbot Robótica, startup parte do Grupo DB1, grupo de empresas brasileiras de tecnologia com sedes no Brasil, Argentina e EUA, o Tinbot conta com fala natural em português, reconhecimento facial e de voz, gestos e expressões, além de ser integrável a outros sistemas por meio de APIs, possibilitando interatividade e personalidade humanizada. Fora isso, é habilitado para fazer captação de fotos, movimentar mãos, braços e torso - controlados por meio da linguagem Tico-Tico, criada pelo idealizador do projeto, usando emoticons para representar as reações do robô – e ainda permite que cada empresa personalize e programe a plataforma de acordo com suas necessidades.

Na mídia, o Tinbot foi um dos protagonistas da série “O Melhor do Brasil é o Brasileiro”, da Globonews, participou da última temporada de um dos mais importantes programas sobre games na televisão brasileira, no Jornal Nacional e no segundo semestre de 2019 foi “engolido pelos tubarões” do reality Shark Tank e recebeu investimento de João Appolinário, da Polishop.

Sobre a Tinbot Robótica:

A Tinbot Robótica é a startup criada em 2017 e desenvolvedora do Tinbot, o primeiro robô brasileiro interativo que reúne Inteligência Artificial, Cognição e IoT (Internet of Things), investida pelo Grupo DB1 e acelerada pelo Inovativa, maior programa de aceleração de startups do Brasil e pela Evoa Aceleradora. A missão do Tinbot é ajudar oferecer uma experiência diferenciada para as pessoas e ajudar empresas a construir uma imagem inovadora. De fácil programação, tem suas ações personalizáveis, de acordo com as necessidades de cada empresa, entre muitas outras opções. Na DB1, por exemplo, atuou como líder de equipe. O robô já foi adquirido por empresas como UniCesumar e Evoa Aceleradora, onde atua na recepção de visitantes, Sicoob, para gerenciamento de indicadores, no Hotel Villa Rossa como concierge, na Becomex como auxiliar na gestão de projetos, no Colégio Objetivo de Maringá e para a empresa angolana Ucall, onde ajuda no monitoramento de processos e indicadores internos.

Sobre o Grupo DB1:

O Grupo DB1 é formado por empresas de tecnologia brasileiras, com sede em Maringá - PR - Brasil e bases operacionais no Brasil (3), Argentina (1) e Estados Unidos (1). Tem 20 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação e oferece software e serviços de desenvolvimento para empresas (B2B). Sempre com posicionamento de produtos e serviços “premium” e de alta qualidade as empresas do grupo são líderes de mercado como ANYMARKET, Consignet, DB1 Global Software, Koncili, EIVE, Predize e o robô Tinbot. O grupo tem conquistado inúmeros prêmios de gestão e inovação e figura há 10 anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW (Great Place to Work). Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte da cultura do grupo, todos na organização trabalham com o propósito de transformar o futuro e impactar a vida das pessoas e organizações por meio das soluções criadas pelo grupo.


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