SEGS Portal Nacional

Saúde

Pessoas com câncer precisam redobrar cuidados frente ao coronavírus

  • Terça, 26 Mai 2020 10:46
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Queda da imunidade por causa dos tratamentos tornam o paciente oncológico vulnerável às complicações da Covid-19

Pessoas com câncer estão dentro daqueles que são consideradas do grupo de risco para o novo coronavírus (Sars-Cov-2). Após análise de dados oficiais da China, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que enquanto a taxa de mortalidade geral da Covid-19 é de 2,3%, nos pacientes com câncer fica em 5,6%. Visto que eles costumam ter queda na imunidade devido à doença ou por causa dos tratamentos aos quais são submetidos (quimioterapia, radioterapia, uso de corticóides, entre outros), é indispensável manter o cuidado redobrado durante esse momento. Uma pessoa que contrair o coronavírus têm maior risco de sofrer complicações se estiver enfrentando um tumor.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), a maior probabilidade de complicações por Covid-19 é entre os portadores de cânceres no sangue (leucemias, linfomas e mieloma múltiplo) que passaram por transplante de medula óssea ou estão em tratamento com quimioterapia. Porém, adotando as medidas preventivas, os riscos associados ao coronavírus diminuem significativamente. De qualquer maneira, a interrupção do tratamento não é recomendada. Antes de qualquer decisão, o paciente precisa conversar com seu médico.

O oncologista Augusto Ribeiro Gabriel, que possui uma clínica no Órion Complex, em Goiânia, corrobora essa questão. “É extremamente importante manter o tratamento, bem como a frequência deste para se alcançar o sucesso, seja com a cura ou o aumento da sobrevida. Em casos específicos as cirurgias poderão ser adiadas, desde que orientado pelo oncologista, quando os pacientes estiverem em algum tratamento medicamentoso, visando a menor exposição dele ao ambiente hospitalar”, salienta o médico que atua na área há 24 anos.

A mesma orientação deve ser seguida para aqueles que fazem quimioterapia, a diferença é que haverá uma preferência para regimes de tratamentos mais curtos e com menor frequência de exposição aos serviços de saúde. “O profissionais devem avaliar caso a caso”, explica Augusto, que reforça: “Pacientes não podem tomar por conta própria nenhum medicamento ou medida extra que não seja recomendado pelo seu médico”.

Prioridade

Caso a pessoa com câncer contraia o novo coronavírus, este tratamento deve ser priorizado. “Nestes casos o paciente deve primeiro cuidar da Covid-19 e posteriormente seguir com o tratamento oncológico. Pacientes com sintomas respiratórios, mesmo sem o diagnóstico de Sars-Cov-2, devem entrar em contato com seu oncologista para as medidas necessárias para o diagnóstico e as condutas”, reforça o especialista. “Tumores hematológicos, na maioria, levam à diminuição mais severa da imunidade, bem como tratamentos mais tóxicos, o que leva ao maior risco de quadros graves da Covid-19”, complementa sobre os pacientes oncológicos mais propícios a adquirirem o vírus.

Sobre a rotina de consultas e exames de prevenções, Augusto Ribeiro explica que nesse momento é mais conveniente esperar. “Pacientes portadores de câncer, mas que já encerraram o tratamento e não apresentam nenhum sintoma novo, devem ter as consultas e os exames de controle com intervalos maiores. Isso também deve ser adotado para os exames de prevenção, de rotina. Se a pessoa não tem sintomas e nem alto risco familiar, estes procedimentos devem ser adiados, com a anuência de seu médico”, salienta.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version