SEGS Portal Nacional

Saúde

Recomendações para a organização dos serviços de eletrofisiologia cardíaca durante a pandemia da COVID-19

  • Segunda, 25 Mai 2020 12:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bárbara Cheffer
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A SOBRAC - Sociedade de Arritmias Cardíacas ao lado das Sociedade Latino-Americana do Ritmo Cardíaco (LAHRS), Colégio Colombiano de Eletrofisiologia, Sociedad Argentina de Electrofisiología Cardíaca (SADEC) e Sociedad Mexicana de Electrofisiología Cardíaca (SOMEEC), acaba de editar um guia com recomendações para reorganizar os serviços ambulatoriais e hospitalares de eletrofisiologia e estimulação cardíaca artificial durante a pandemia da COVID-19.

O documento, assinado pelas cinco entidades, traz recomendações práticas que servem como um guia para minimização racional das atividades presenciais ao estritamente e vitalmente necessárias. Todas as recomendações foram feitas dentro da estrutura das diretrizes formuladas por organizações internacionais para impedir a propagação do contágio do COVID-19 e são dirigidas aos profissionais relacionados ao estudo e manejo de pacientes cardiovasculares.

O Guia, que pode ser lido na íntegra aqui, tem como objetivos: minimizar o risco de contágio do COVID-19, garantir a prestação permanente de serviços de eletrofisiologia, aperfeiçoar o uso de recursos e implementos para proteção pessoal e racionalizar o uso de recursos técnicos e humanos de outros serviços hospitalares complementares para serviços de eletrofisiologia, para que eles se concentrem no tratamento de pacientes com COVID-19.

Dentre os temas abordados, o guia orienta sobre as consultas ambulatoriais de dispositivos cardíacos eletrônicos implantáveis (DCEI) para diagnóstico ou estimulação cardíaca, consulta ambulatorial de pacientes com arritmias cardíacas, consultas para controle pós-operatório de ferida cirúrgica ou punções para acessos vasculares. Também são feitas recomendações para a realização de reprogramação presencial de dispositivos de estimulação cardíaca em pacientes hospitalizados, para a realização de exames não invasivos, para a realização de procedimentos invasivos em pacientes ambulatoriais ou hospitalizados sem suspeita ou confirmação de infecção por coronavirus, avaliação e tratamento de arritmias em pacientes ambulatoriais e hospitalizados com suspeita ou confirmação de infecção ativa por coronavirus e recomendações para minimizar o risco de contágio de pacientes, funcionários da equipe hospitalar e seus familiares.

No caso de pacientes com arritmias cardíacas é recomendável avaliar a possibilidade de adiamento de consultas e a realização de consultas remotas. Para a realização de exames não invasivos, recomenda-se suspender a realização de testes de inclinação em pacientes ambulatoriais ou hospitalizados, mantendo medidas de distanciamento social para prevenir a infecção. Além disso, recomenda-se suspender a realização de monitorização ambulatorial do ritmo cardíaco (Holter) de qualquer duração para avaliação de pacientes ambulatoriais ou hospitalizados, exceto em pacientes com alta suspeita de síncope de origem arrítmica. Essa recomendação baseia-se no duplo risco de contaminação de pacientes, familiares e funcionários do hospital durante a colocação e remoção de dispositivos que estiveram em contato direto com o paciente por 24 horas ou mais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mar 23, 2026 Saúde

Nutrição adequada, atividade física e cuidado integrado…

Mar 23, 2026 Saúde

Tosse por mais de três semanas não é normal e pode…

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version