SEGS Portal Nacional

Saúde

COVID-19 ressalta precariedade da conectividade, desenvolvimento de infraestrutura e falta de informações precisas sobre as TIC, segundo especialistas

  • Quarta, 20 Mai 2020 10:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Guedes
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

- A primeira versão de “Diálogos para a Transformação Digital. Brecha Digital, Estatísticas, Regimes Regulatórios” já está disponível no Brecha Zero, o blog da 5G Americas.

- O relatório apresenta as reflexões de três especialistas, protagonistas no marco regula
tório das telecomunicações em seus respectivos países, sobre as implicações do COVID-19 para a transformação digital da região.

A pandemia do COVID-19 forçou os governos da América Latina a ajustarem suas abordagens a respeito dos problemas de política pública. O setor das telecomunicações está reagindo de diferentes maneiras para manter a conectividade dos usuários. Estes temas e a importância dos dados podem ser lidos em “Diálogos para a Transformação Digital. Brecha Digital, Estatísticas, Regimes Regulatórios”, documento publicado pela 5G Americas no Brecha Zero.

A conversa contou com a participação do Sr. Oscar M González da Argentina, Sr. Edgar Olvera Jiménez do México e Dr. Rodrigo Ramírez Pino do Chile, e foram moderados por José F. Otero, vice-presidente da 5G Americas para América Latina e para o Caribe. Entre os temas abordados, inclui a importância da indústria das telecomunicações, a necessidade de incentivar a cobertura de infraestrutura e os serviços digitais, assim como implementar melhorias na disponibilidade de informação estatística do setor que permita identificar as áreas que precisam de maior investimento em novas tecnologias.

A indústria das telecomunicações está reagindo de diversas maneiras em seus esforços para manter conectados seus usuários. A conectividade vai além da provisão de serviços de teletrabalho ou tele-educação, é uma ferramenta que pode significar a diferença entre a vida e a morte de distintas pessoas, entre o se contagiar com COVID-19 e o receber notícias atualizadas que viabilizam uma melhor convivência enquanto dure o estado de emergência.

Os especialistas também recomendam revisar os impostos, em particular em momentos de emergência, para poder incentivar a infraestrutura e os serviços digitais. Reforça que é necessário encontrar o equilíbrio entre a oferta de serviço com alternativas viáveis que evitem a morosidade e eventual desconexão. Ressalta-se a importância dos serviços digitais isentos de impostos para torna-los mais acessíveis e alcançar uma maior adoção destes pelos quintis econômicos mais baixos da população.

Por sua vez, advoga-se para uma melhor política de transparência de dados no setor, afim de alcançar dados mais fidedignos para que os Estados possam desenvolver políticas públicas eficientes. Também se recomenda maior colaboração com o setor privado e outros setores produtivos. Finalmente, cabe destacar os comentários que aludem a busca de um padrão de Estado para a nova era digital, e a necessidade de que os distintos atores do setor das telecomunicações incentivem novas políticas de infraestrutura, conectividade, investimentos e inclusão digital.

Para acessar a conversa completa de “Diálogos para a Transformação Digital. Brecha Digital, Estatísticas, Regimes Regulatórios”, faça o download do documento aqui.

Sobre a 5G Americas: A Voz da 5G e LTE para as Américas

A 5G Americas é uma associação setorial dos principais provedores de serviços e fabricantes do setor de telecomunicações. A missão da organização é de apoiar e promover o desenvolvimento total das capacidades da tecnologia sem fio LTE e sua evolução além da 5G, em todo o ecossistema de redes, serviços, aplicativos e dispositivos sem fio nas Américas. A 5G Americas fomenta o desenvolvimento de uma comunidade conectada e sem fio e está liderando o desenvolvimento da 5G para toda a região das Américas. A 5G Americas é sediada em Bellevue, no estado de Washington. Para mais informações, visite www.5gamericas.org. Siga-nos no Twitter: @5GA_Brasil, no Facebook e acompanhe nosso grupo no Linkedin: 5G Americas - Latin America & Caribbean.

Os Membros do Conselho de Administração da 5G Americas incluem: AT&T, Cable & Wireless, Ciena, Cisco, CommScope, Crown Castle, Ericsson, Intel, Mavenir, Nokia, Qualcomm Incorporated, Samsung, Shaw Communications Inc., T-Mobile US, Inc., Telefónica e WOM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version