SEGS Portal Nacional

Saúde

Eurofarma, em parceria com ICB-USP, realiza pesquisas de fármacos para Covid-19

  • Segunda, 18 Mai 2020 11:31
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Glauce Martins
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

A iniciativa visa encontrar soluções de tratamento para os pacientes contaminados com o vírus

A Eurofarma, sendo a farmacêutica de capital nacional que mais investe em inovação no Brasil, participa em cooperação com o Laboratório Phenotypic Screening Platform, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), de diversas pesquisas para a descoberta de novas drogas. Mais recentemente, em função da pandemia, esta parceria se estendeu para a colaboração no reposicionamento de drogas já existentes e com outras indicações, para avaliar potencial efetividade na prevenção e combate ao Covid-19.

A empresa cedeu uma de suas bibliotecas com 1.500 fármacos, que já se encontrava nas plataformas de análises do laboratório da USP para outros projetos, também para essas novas pesquisas.

“Somos a farmacêutica brasileira com maior investimento em Pesquisa & Desenvolvimento no país. Somente em 2020 pretendemos investir mais de R$ 330 milhões, o que corresponde a aproximadamente 8% de nossa receita líquida. Estamos continuamente trabalhando para a descoberta de novas drogas, tanto com iniciativas internas, quanto em colaborações como esta, realizada com o Instituto de Ciências Biomédicas. A Eurofarma é parceira da Universidade há alguns anos e tinha cedido esta biblioteca com 1.500 compostos para ensaios na área de antibióticos. Agora, essas mesmas moléculas estão sendo testadas no contexto do Covid-19”, diz Martha Penna, vice-presidente de Inovação da Eurofarma.

A vantagem em se testar medicamentos existentes no cenário do Covid-19 é a celeridade, uma vez que já se tem conhecimentos sólidos acerca da segurança dessas substâncias. “Com essa base de dados consolidada, é possível que os cientistas possam identificar um reposicionamento dessas moléculas, analisando as respostas perante o vírus. As parcerias com universidades, médicos, cientistas e pesquisadores e o investimento crescente que a empresa faz, nos permitem também atuar na realização de estudos clínicos emergenciais, caso da que estamos vivendo agora”, complementa Gabriela Barreiro, gerente de Pré-Clínico da Eurofarma.

Sobre o Grupo Eurofarma

Primeira multinacional farmacêutica de capital 100% brasileiro, o Grupo Eurofarma, desde sua fundação em 1972, atua no setor de saúde produzindo e comercializando produtos e serviços inovadores para melhorar a qualidade vida das pessoas. Com foco na geração de valor compartilhado, atua nas áreas de Prescrição Médica, Isentos de Prescrição, Genéricos, Hospitalar, Oncologia e Veterinária. Somente no Brasil, oferece 313 produtos, 649 apresentações, atende 25 especialidades médicas e cobre 89 classes terapêuticas, que representam 81% das prescrições no mercado de marcas.

O Grupo Eurofarma possui operação própria em 20 países, com parque fabril no Brasil e plantas em outros 6 países da América Latina. Em 2019, gerou vendas de R$ 5,6 bilhões e emprega mais de 7 mil colaboradores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Mar 27, 2026 Saúde

Endometriose: Entender a dor é o primeiro passo para o…

Mar 27, 2026 Saúde

Os impactos do excesso de chocolate na pele, na…

Mar 27, 2026 Saúde

Medicina de precisão aumenta pressão por testes capazes…

Mar 26, 2026 Saúde

Medicina do estilo de vida: o que é e por que está…

Mar 26, 2026 Saúde

Chegada do outono alerta para aumento de doenças…

Mar 26, 2026 Saúde

Fome fora de hora e queda de energia? Saiba quando isso…

Mar 25, 2026 Saúde

Câncer de colo do útero está entre os mais incidentes…

Mar 25, 2026 Saúde

Nem todo mundo precisa emagrecer: o risco invisível…

Mar 25, 2026 Saúde

Outono intensifica preocupação com doenças…

Mar 24, 2026 Saúde

Enfrentamento do câncer de mama requer aplicação…

Mar 24, 2026 Saúde

Saúde bucal na infância: 41% das crianças sofrem com…

Mar 24, 2026 Saúde

Tosse persistente: quando é hora de procurar um…

Mar 23, 2026 Saúde

Hipertensão mascarada: quando a pressão parece normal…

Mar 23, 2026 Saúde

Nutrição adequada, atividade física e cuidado integrado…

Mar 23, 2026 Saúde

Tosse por mais de três semanas não é normal e pode…

Mar 20, 2026 Saúde

Nova diretriz internacional faz recomendação contra…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version