SEGS Portal Nacional

Saúde

Cuidados extras com cabelos e barba podem ajudar a prevenir o contágio por Coronavírus

  • Sexta, 15 Mai 2020 18:47
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Guilherme Zanette
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Fios capilares e pelos faciais são ambientes propícios para a proliferação e sobrevivência do vírus causador do Covid-19. Por isso, não devem ser tocados e necessitam de higienização frequente.

Grande parte das pessoas já sabe que o principal cuidado para prevenir a proliferação e a contágio do Coronavírus é higienizar as mãos com frequência, visto que as mãos estão entre as principais vias de transmissão do vírus por estarem em contato constante com a boca, nariz e olhos. Mas, de acordo com a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, não é apenas com as mãos que devemos nos preocupar. “A barba e o bigode podem ‘abrigar’ o vírus caso a pessoa esteja contaminada e espirre ou tussa, eliminando gotículas. Ou então a pessoa não infectada pode estar com as mãos não higienizadas e tocar a própria barba, facilitando a transmissão do vírus”, explica. E o mesmo vale para os cabelos.

Apesar disso, o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, ressalta que não existe uma recomendação dos órgãos sanitários para que homens retirem a barba como medida de segurança para reduzir o contágio do novo coronavírus. Já a orientação de andar com os cabelos presos é mais voltada para os médicos, que, geralmente, colocam a mão no cabelo e, em seguida, na máscara. “Devemos manter em mente que as medidas mais importantes para evitar o contágio continuam sendo manter distância mínima de 1 metro entre as pessoas, evitar abraços, beijos e aperto de mãos, lavar as mãos com sabonete e água ou álcool gel e, em caso de suspeita do Covid-19, utilizar máscaras e permanecer isolado”, destaca o médico.

Isso não quer dizer, porém, que você não possa tomar alguns cuidados extras com relação à barba e os cabelos para evitar o contágio pelo Coronavírus. “No caso da barba, não há necessidade de removê-la por completo, a não ser que você queira ter uma preocupação a menos. Porém, se você continuar com a barba, é fundamental não tocar os pelos faciais e higienizar muito bem a região todos os dias”, recomenda a Dra. Paola Pomerantzeff. A higienização da barba pode ser realizar com produtos específicos para o tratamento dos pelos faciais, como o Shampoo para barba Brentwood, da B.URB, que promove uma limpeza profunda dos fios e da pele da região, desobstruindo os poros, estimulando a circulação sanguínea e auxiliando no crescimento saudável da barba.

Já no caso dos cabelos longos, vale a pena mantê-los presos caso haja a necessidade de sair de casa, mas lembre-se de higienizá-los quando voltar. “Além disso, preste muita atenção para não tocar nos fios caso suas mãos não estejam devidamente limpas”, diz a Dra. Paola. Porém, caso você prenda o cabelo, evite fazer um rabo de cavalo, já que o penteado pode romper com seus fios sofram rupturas, tornando-os fracos e quebradiços. “Existem diversas outras opções de penteados para prender os cabelos que são mais saudáveis para os fios que o rabo de cavalo, como coques altos, tranças simples, embutidas, espinha de peixe ou até mesmo a combinação rabo-trança”, afirma a Dra. Kédima Nassif, dermatologista e tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Porém, a médica alerta para que você evite prender os cabelos com força demais. “Puxar e esticar demais os fios faz com que, a longo prazo, seu cabelo se torne mais ralo e com falhas na região da testa e do contorno do rosto. Esse problema é conhecido como alopecia de tração”, explica a dermatologista e tricologista.

Porém, caso seus cabelos já estejam muito danificados devido ao hábito de prendê-los, você pode utilizar produtos que promovam a reparação e a reconstrução do fios, como o shampoo, o condicionador, o leave-in e a ampola da linha SOS Reparação, da Pharmapele. Ideal para o tratamento de cabelos danificados, os produtos da linha conferem nutrição profunda e recuperação total da fibra capilar através de ativos como o ReparAge, que promove uma reparação rápida e intensa da fibra capilar e forma um filme protetor sobre os fios que reduz os danos que provocam alterações nos fios, conferindo assim força, resistência brilho e proteção térmica aos cabelos. Com Silicone Especial, a linha, que é vegana, atua exatamente onde a cutícula está danificada, preservando sua integridade e conferindo brilho, hidratação e maciez aos cabelos.

FONTES:

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais.

JARDIS VOLPE: dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

DRA. KÉDIMA NASSIF: Dermatologista e Tricologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica e da Associação Brasileira de Restauração Capilar. Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, possui Residência Médica em Dermatologia também pela UFMG; realizou complementação em Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal, transplante capilar pela FMABC e em Cosmiatria e Laser pela FMABC. Além disso, atuou como voluntária no ensino de Tricologia no Hospital do Servidor Público Municipal de São Paulo.

B.URB: Empresa originalmente brasileira, fundada em 2015 e criada para cuidar do homem, a B.URB apresenta uma linha de produtos totalmente voltada para o cuidado pessoal masculino. A criação de produtos exclusivos da marca leva em conta a tecnologia aliada à natureza, com uma linha inovadora, de alta qualidade e performance. Para saber mais sobre a marca.

PHARMAPELE: A Pharmapele é uma rede de farmácias de manipulação, com 32 anos de experiência em medicamentos personalizados e cosméticos de tratamento. São 80 lojas presentes em todo o Brasil. A Pharmapele é metade ciência, metade beleza e bem-estar por inteiro.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version