SEGS Portal Nacional

Saúde

Covid-19: novo estudo sugere que gestante pode transmitir Síndrome Respiratória Aguda Grave ao bebê

  • Terça, 12 Mai 2020 18:49
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Maria Claudia Amoroso
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Pesquisas começam a mostrar que existe a possibilidade da transmissão vertical [aquela em que a mãe contamina o bebê antes de nascer]. Ainda são poucos relatos, mas isso não pode ser descartado. Estudo foi publicado na revista acadêmica Journal of the American Medical Association

O novo estudo Neonatal Early-Onset Infection With SARS-CoV-2 in 33 Neonates Born to Mothers With COVID-19 in Wuhan, China publicado recentemente no Journal of The American Medical Association indicou que há possibilidade de contágio vertical da gestante para o bebê durante a gravidez. Até então, os estudos não indicavam esse tipo de contágio. “Como se trata de uma doença nova, muita coisa pode mudar em pouco tempo. O que as pesquisas começam a mostrar é que existe a possibilidade da transmissão vertical [aquela em que a mãe contamina o bebê antes de nascer]. Ainda são poucos relatos, mas isso não pode ser descartado”, afirma Ana Carolina Lúcio Pereira, ginecologista membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). O estudo acompanhou 33 nascimentos de mães com Covid-19, sendo que três bebês foram infectados. No Brasil, o Ministério da Saúde adicionou, recentemente, as gestantes no grupo de risco.

A ginecologista explica que os estudos de casos têm baixa amostragem, então a transmissão vertical ainda não é uma verdade absoluta na comunidade científica. “O aparecimento de crianças com o vírus logo após o nascimento de mães contaminadas pode significar uma possibilidade que deve ser considerada”, afirma a Dra. Ana Carolina Lúcio Pereira.

No entanto, o estudo confirmou as informações de pesquisas anteriores que indicavam que os sintomas clínicos dos bebês são, no geral, leves e evoluem com resultados favoráveis. “Dos 3 recém-nascidos com Covid-19 sintomático, nesse estudo, o mais grave deles pode ter tido complicações por prematuridade, asfixia e sepse, em vez de complicações por infecção por SARS-CoV-2”, afirma o trabalho. “De qualquer forma, é crucial rastrear as gestantes e implementar medidas rigorosas de controle de infecção, quarentena de mães infectadas e monitoramento rigoroso de recém-nascidos com risco de Covid-19”, diz a ginecologista.

Medidas de prevenção – As gestantes e os familiares devem tomar as mesmas medidas de precaução amplamente divulgadas na mídia para redução do contágio da doença. “Então, é necessário evitar contato próximo com pessoas apresentando infecções respiratórias agudas; lavar frequentemente as mãos (pelo menos 20 segundos), especialmente após contato direto com pessoas, superfícies e antes de se alimentar; se não tiver água e sabão, usar álcool em gel 70%, caso as mãos não tenham sujeira visível; evitar colocar a mão no rosto; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; usar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes limpos (com detergente, água sanitária e álcool de limpeza) e bem ventilados.”

Atendimento pré-natal – No caso do atendimento de gestante classificada como “caso suspeito”, essa paciente deverá utilizar máscara de proteção e o profissional deverá utilizar equipamentos de proteção individual (EPI) que inclui máscara, luvas, óculos e avental. “Dentro das orientações dos planos de contenção da infecção nos hospitais estes casos deverão ser hospitalizados até a definição diagnóstica. Gestantes com suspeita ou confirmação de infecção pelo Covid-19 devem ser tratadas com terapias de suporte, de acordo com o grau de comprometimento sistêmico”, afirma a médica.

Amamentação – Ainda não há consenso sobre esse ponto, mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que as mães que estiverem em bom estado geral, apesar de diagnóstico da doença, devem manter a amamentação utilizando máscaras de proteção e higienização prévia das mãos. “Considerando os benefícios da amamentação e o papel insignificante do leite materno na transmissão de outros vírus respiratórios, a mãe pode amamentar desde que as condições clínicas permitam”. Outros protocolos de entidades representativas como o Royal College of Obstetricians and Gynaecologists e American College of Obstetricians and Gynecologists também concordam com a indicação de manter a amamentação observando-se os já cuidados referidos. “Mas consulte sempre um médico. Pacientes na fase aguda da doença podem ser orientados a não amamentar, fazendo com que o leite seja ordenhado e ofertado ao bebê”, finaliza a médica.

FONTE: DRA. ANA CAROLINA LÚCIO PEREIRA: Ginecologista, membro da Febrasgo (Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia), especialista em Ginecologia Obstetrícia pela Associação Médica Brasileira e graduada em Medicina pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro em 2005. Especialista em Medicina do Tráfego pela Abramet, a médica realiza consultas ginecológicas, obstétricas e cirurgias, atuando na prevenção e tratamento de doenças gineco-obstétricas com foco em gestação de alto risco.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version