A importância da Telemedicina para a saúde
No início da pandemia do novo coronavírus, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde estabeleceram o isolamento social como uma das medidas mais eficazes para impedir que o número de infectados aumentasse. Com isso, muitos serviços presenciais foram afetados, incluindo a consulta e tratamento de pacientes com seus médicos. Neste cenário, a Telemedicina surge como uma alternativa em potencial para a saúde.
Segundo o dr. Paulo César Dias, diretor técnico do CHN, a Telemedicina consiste em médico e paciente interagindo no mundo virtual através de videoconferência. Para isso, o profissional deve fazer uso de uma ferramenta segura que proteja e registre os dados do paciente e do atendimento. Desta forma, o especialista é capaz de diagnosticar, avaliar e acompanhar o paciente através do relato de sintomas e, principalmente, da imagem no vídeo.
“Além de garantir a continuidade do tratamento do quadro do paciente, a Telemedicina também preza pela segurança do paciente em meio à pandemia”, explica o médico.
Tudo o que o paciente precisa para conectar-se ao médico é ter um computador, celular ou tablet com acesso a internet. Recentemente, diante dos diversos benefícios que a Telemedicina traz para a saúde, muito já foi discutido sobre o uso da técnica nos grandes hospitais como uma medida rotineira para aproximar pacientes e médicos. Isso faz da Telemedicina uma das principais tendências atuais da saúde e uma das grandes promessas do futuro na área médica.
Principais benefícios da Telemedicina para pacientes e médicos
- Aumento do acesso dos médicos aos pacientes através de videochamadas;
- Melhora na eficiência dos tratamentos propostos;
- Maior frequência no acompanhamento do médico com seus pacientes;
- Facilidade de troca de experiência entre médicos sobre um determinado quadro;
- Segurança para pacientes e médicos em isolamento social.
Além de conectar médico e paciente, essa técnica, que surgiu na década de 1960 influenciada pelo cenário da Guerra Fria, também permite a troca de experiências e conselhos entre médicos de diferentes hospitais e até mesmo de outros países – sendo usado, principalmente, em cirurgias de alta complexidade e resolução de casos atípicos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>