SEGS Portal Nacional

Saúde

Cirúrgicas, de tecido, N95... Conheça as diferentes máscaras para se proteger contra o coronavírus

  • Quarta, 06 Mai 2020 18:54
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Selma Roloff
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Cada uma oferece um tipo de proteção, mas as máscaras de tecido não podem ser usadas em serviços de saúde sob qualquer circunstância

Item indispensável para ajudar a impedir a propagação do novo coronavírus em todo o mundo, as máscaras faciais são recomendadas para todas as pessoas que precisam sair às ruas para trabalhar ou realizar alguma tarefa essencial. Entretanto, conhecer qual tipo usar e para que serve cada uma delas não é uma tarefa simples. A supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do IBCC Oncologia, Micaela Viu, destaca as variações mais comuns das máscaras e o tipo de proteção que cada uma oferece.

Para profissionais da saúde em situações específicas: Máscara N95 ou PFF2

É feita com poliéster e outras fibras sintéticas, incluindo camadas de fibras emaranhadas que atuam como filtro para dificultar a passagem de partículas. A N95 é indicada para uso de profissionais em procedimentos com potencial de geração de aerossóis, partículas finas e leves que ficam suspensas no ar. Tem formato curvo para oferecer mais aderência ao rosto de quem utiliza. Apesar de ser apontada como uma das mais eficazes, fazer o ajuste correto é um dos fatores essenciais para garantir a proteção.

Para profissionais da saúde, pessoas com suspeita ou confirmação de covid-19: Máscara cirúrgica

A mais comum é a branca, mas existem outras cores disponíveis. Deve ser confeccionada de material tecido-não-tecido (TNT), possuir no mínimo uma camada interna, uma externa e obrigatoriamente um elemento filtrante. As máscaras cirúrgicas são usadas para evitar a contaminação da boca e nariz de profissional de saúde quando estiver a uma distância inferior a 1 metro do paciente suspeito ou confirmado de infecção pela covid-19. Ela também deve ser utilizada em pessoas que estejam com sintomas de infecção respiratória para que se impeça a transmissão. São máscaras descartáveis e não podem ser limpas ou desinfetadas em qualquer hipótese após o uso, devendo ser descartada sempre que úmida ou suja. Neste momento de pandemia também é aconselhável seu uso por pessoas sem sintomas quando sair de casa.

Para pessoas em geral fora do ambiente de instituições de saúde: Máscara de tecido caseira

Deve utilizar um material denso o suficiente para capturar partículas virais, mas também deve oferecer facilidade na respiração, como tecidos de algodão, tricoline e TNT. Além disso, é aconselhável que as produções caseiras tenham duas camadas do material usado e que tenham tamanho suficiente para cobrir o nariz e se estender até abaixo do queixo. Esse modelo é reutilizável, basta lavá-la após o uso. A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dispõe de material explicativo no site que orienta a fabricação caseira de máscara de tecido.

Obrigatoriedade de uso: Como forma de conter o avanço das infecções por covid-19 foram estabelecidos decretos que tornam obrigatório o uso de máscara de proteção facial em transporte público em São Paulo. No estado, a medida começou a valer no dia 4 de maio para passageiros do Metrô, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), de ônibus intermunicipais administrados pelo governo estadual e carros de aplicativos, como Uber, 99 e Cabify e táxis. Na capital paulista a determinação começou em 3 de maio e se estende a motoristas, cobradores, trabalhadores de terminais e passageiros. Vale destacar que a utilização de máscaras só se torna eficaz se o acessório for manuseado adequadamente e se a pessoa que utiliza combinar a ação com a higienização regular das mãos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version