SEGS Portal Nacional

Saúde

Benefícios da suplementação na quarentena

  • Segunda, 27 Abril 2020 09:15
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriella Visciglia
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Os micronutrientes exercem papel importante principalmente no reforço da imunidade

O cuidado com a saúde deve ser sempre priorizado na rotina, principalmente com o cenário mundial atual que afeta a população em grande escala. Mesmo com a quarentena, é de extrema importância manter o equilíbrio de fatores relacionados ao estilo de vida, principalmente para evitar a queda da imunidade. A alimentação é parte essencial deste processo, e deve combinar uma dieta balanceada com a reposição de nutrientes. Conversamos com a nutricionista e consultora da FDC Vitaminas, Karla Maciel sobre o tema, confira.

Para a nutricionista, uma boa rotina alimentar, que envolva alta variedade de frutas, legumes e verduras é essencial para o potencializar o sistema imunológico. Mas ela destaca que outras estratégias devem ser consideradas na rotina, principalmente das pessoas que estão a maior parte do tempo em casa no período de quarentena. “Dentre elas, destaca-se a prática de exercícios físicos regulares, a regulação do sono, a amenização do estresse e a suplementação de nutrientes que possam fortalecer esses cuidados, associadamente à alimentação”, pontua a especialista.

Karla explica que algumas mudanças corporais relacionadas à idade podem influenciar e modificar a função imunológica. “Por isso, é de extrema importância um cuidado extra com as pessoas mais vulneráveis e com o estado nutricional comprometido, no caso dos idosos. Consequentemente, o risco e a gravidade de infecções como o resfriado comum, gripe e pneumonia tornam-se mais frequentes ao longo dos anos”, destaca.

Os micronutrientes possuem funções vitais em todo o sistema imunológico, independentemente do estágio da vida. Estudos mostram que os mais destacados para sustentar esse benefício incluem as vitaminas A, C, D, E, B2, B6 e B12, ácido fólico, ferro, selênio e zinco. “Existe uma interação bidirecional entre nutrição, infecção e imunidade, onde a resposta imune fica comprometida quando a nutrição é insuficiente, aumentando a predisposição dos indivíduos ao risco de contrair infecções, e vice e versa, em quadros de infecção já instalados, o organismo tende a ter um comprometimento do seu estado nutricional”, salienta a nutricionista.

O papel da vitamina C na defesa imunológica já é bem estabelecido na literatura científica. Seu uso de forma regular e segura na rotina são apoiados por profissionais, de acordo com as necessidades de cada pessoa. “A vitamina C fortalece a barreira epitelial da pele contra agentes patogênicos e promove a atividade de eliminação de oxidantes da pele, graças ao seu alto potencial contra radicais livres. A sua deficiência resulta no desequilíbrio da imunidade e propicia uma maior suscetibilidade a infecções. Por outro lado, os processos infecciosos afetam significativamente os níveis de vitamina C devido ao aumento da inflamação”, destaca Karla. A suplementação se mostrou capaz de prevenir e tratar infecções respiratórias e sistêmicas, segundo um estudo realizado por Carr e Maggini em 2017.

Sendo assim, a escolha de suplementos com foco na imunidade deve ser realizada de forma adequada. “É preciso avaliar a importância de incluir multivitamínicos que forneçam um conjunto de vitaminas e minerais, em conjunto com mudanças no estilo de vida para potencializar esse cuidado”, esclarece a nutricionista. Tal avaliação deve ser feita sempre por profissionais.

Sugestão de produtos

A FDC conta com duas opções que se encaixam na suplementação diária de acordo com o objetivo clínico: FDC All Nutri Plus, composto por 12 vitaminas e 10 minerais; dentre eles: as vitaminas A, D, E, vitaminas do complexo B, cálcio e selênio; e FDC Vitamina C, suplemento de ácido ascórbico em duas versões de 500mg e 1000 mg.

Sobre a FDC

A FDC Vitaminas é uma marca norte-americana com 60 anos de mercado. Com produção nos próprios Estados Unidos, seus produtos são distribuídos pela América Latina, pela Ásia, pelo Oriente Médio, pela África e pela Europa. A empresa utiliza matérias-primas de qualidade para fabricar seu portfólio. Elas passam por rigorosos testes de qualidade para avaliar a pureza, testes microbiológicos, concentração de nutrientes e estabilidade a curto e longo prazo. Desde 1993, a Biowell América Ltda. é a representante exclusiva da Marca Vitaminas FDC no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Jan 29, 2026 Saúde

Como a saúde bucal influencia autoestima e vínculos…

Jan 29, 2026 Saúde

Como o sono influencia a saúde mental e o bem-estar…

Jan 28, 2026 Saúde

Coração em xeque: doenças cardiovasculares matam 400…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version