SEGS Portal Nacional

Saúde

Frischmann Aisengart realiza teste de diagnóstico do coronavírus

  • Sexta, 06 Março 2020 11:35
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Tawany Simões
  • SEGS.com.br - Categoria: Saúde
  • Imprimir

Laboratório reforça que não há casos confirmados de contaminação no País, mas é preciso antecipar cuidados. Ministério da Saúde, por exemplo, iniciará a campanha de vacinação contra a gripe com antecedência de um mês

Mais de 80% dos casos confirmados de coronavírus são brandos, sem grandes consequências respiratórias. Isso foi demonstrado pelo relatório do Centro de Prevenção e Controle de Doenças da China (CCDC, na sigla em inglês), divulgado nesta segunda-feira (17), pela OMS. Se infectados, idosos e portadores de doenças crônicas, como hipertensão, diabetes e câncer, têm mais chances de apresentar casos mais graves do Covid-19, causada pelo vírus.

Até agora, o Brasil não tem relato de circulação do vírus, mas já está estruturado para fazer o diagnóstico. "O exame não é indicado a toda população. O paciente precisa ter pedido médico e apresentar critérios clínicos", explica Myrna Campagnoli do Frischmann Aisengart, laboratório que integra a Dasa. Ela indica que os principais fatores de risco são: febre acompanhada de sintomas respiratórios (tosse, espirros, aperto no peito, dificuldade para respirar, falta de ar), ter viajado para a China (nos 14 dias anteriores, período de incubação do vírus) ou ter tido contato com um caso suspeito ou confirmado de coronavírus.

Exame validado: Seguindo o guia de diretrizes da OMS para o diagnóstico do coronavírus (COVID-19), a Dasa, que é líder na América Latina em medicina diagnóstica, validou o exame seguindo rígidos padrões de controle internacionais, e usando como base uma amostra positiva específica para a cepa do vírus do surto chinês.

O exame validado usa a tecnologia de PCR em tempo real - a mesma utilizada para investigar a presença de outras infecções respiratórias e precisa de pedido médico para ser realizado. "Não foi a primeira vez que mobilizamos o time técnico para desenvolver e validar um teste molecular preciso, de forma rápida: foi assim com a epidemia de febre amarela, em 2017/2018, e com o Zika vírus, em 2015/2016, ambos com ótimas avaliações nos programas internacionais de controle de qualidade", explica Emerson Gasparetto, vice-presidente da área médica da Dasa.

"Estamos oferecendo em nossos laboratórios hospitalares o exame certificado com as metodologias de padrão internacional, suportando as instituições públicas na confirmação (ou não) do diagnóstico do Covid-19", explica Gustavo Campana, diretor médico da Dasa. A validação da Dasa se deu por meio de parceria com o Instituto de Medicina Tropical da USP. "Os controles positivos são importantes para a validação clínica, seja para garantir segurança para o paciente ou a assertividade no diagnóstico", alerta Campana.

Foco na prevenção

Como ainda não há vacina contra o vírus, recomenda-se adotar medidas simples de higiene:

• lavar as mãos sempre, principalmente antes de se alimentar

• fazer higiene nasal: usar lenços descartáveis e cobrir nariz e boca ao espirrar ou tossir

• não compartilhar objetos de uso pessoal

• manter os ambientes bem ventilados

• evitar contato próximo com pessoas que apresentem sintomas ou sinais da doença

• evitar aglomerações e circulação se tiver resfriado ou gripe

Pessoas com doenças cardiopulmonares, com sistema imunológico comprometido ou idosas são mais vulneráveis e devem redobrar os cuidados e evitar exposição e infecção pelo vírus.

H1N1 x Covid-19

Myrna Campagnoli destaca, ainda, que apesar de as infecções pelo novo coronavírus se espalharem rápido, elas matam menos que H1N1 na pandemia de 2009. Porém, para o H1N1 e outros vírus influenza há vacina disponível nas redes públicas e privadas. "Nesse sentido, precisamos nos preparar para os períodos mais frios que favorecem o aparecimento de doenças respiratórias e ampliar os cuidados com quem é grupo de risco: crianças, idosos, pacientes com doenças crônicas", afirma a diretora médica de análises clínicas do Frischmann Aisengart.

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, o Frischmann Aisengart iniciará sua campanha de vacinação contra a gripe já em março. O laboratório pretende imunizar, por meio da vacina quadrivalente, contra duas cepas de Influenza A (H1N1 e H3N2) e duas cepas de Influenza B (Phuket e Washington). Indicada para crianças a partir de seis meses, a vacina quadrivalente contra a gripe tem uma redução importante dos níveis de imunidade após período de 9 a 12 meses. "Em razão disso, é fundamental que as pessoas sejam vacinadas todos os anos", comenta Myrna Campagnoli.

Sobre a Dasa

A Dasa é líder em medicina diagnóstica no Brasil, maior empresa do setor na América Latina - atua no Brasil e na Argentina - e 5ª maior no mundo, com foco em análises clínicas, diagnóstico por imagem e medicina genômica. A companhia conta com um time de mais de 20 mil colaboradores e 2 mil médicos, renomados no Brasil e no exterior, que atuam em uma rede robusta e capilarizada de cuidados com a saúde em todo o país. Por meio de suas mais de 40 redes de laboratórios distribuídas em cerca de 800 unidades - como Frischmann Aisengart (PR), Ghanem Laboratório (PR), Grupo São Camilo (PR), entre outros -, a Dasa realiza mais de 250 milhões de exames por ano.

Considerado um dos mais importantes players de Saúde, a Dasa atua com o propósito de impactar positivamente a saúde das pessoas e tem como compromisso ser um agente de conexão do setor por meio de uma medicina mais inteligente, preditiva e personalizada. Em novembro de 2019 a empresa anunciou a união com a Rede Ímpar, segunda maior rede independente de hospitais do Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

 

+SAUDE ::

Fev 05, 2026 Saúde

6 dicas de como curtir a folia sem sofrer com retenção…

Fev 05, 2026 Saúde

É permitido solicitar atendimento do Samu indo…

Fev 05, 2026 Saúde

Como blindar o corpo e o fígado para o Carnaval

Fev 04, 2026 Saúde

A importância da prevenção contra o vírus VSR nos…

Fev 04, 2026 Saúde

Verão exige atenção redobrada com a saúde da pele,…

Fev 04, 2026 Saúde

Artrose no Carnaval: especialista alerta para riscos e…

Fev 03, 2026 Saúde

Emagrecer após a menopausa é mais difícil? Entenda o…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Nacional da Mamografia reforça a realização do…

Fev 03, 2026 Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: como uma alimentação…

Fev 02, 2026 Saúde

Cirurgias gratuitas evitam que câncer de pele avance em…

Fev 02, 2026 Saúde

Desodorantes se tornam essenciais para o bem-estar…

Fev 02, 2026 Saúde

Especialista alerta para risco de mononucleose,…

Jan 30, 2026 Saúde

Volta das férias destaca influência dos pais nos…

Jan 30, 2026 Saúde

Doenças respiratórias aumentam no verão e exigem…

Jan 30, 2026 Saúde

Lipoaspiração no verão é segura? Especialista explica…

Jan 29, 2026 Saúde

Nem sempre é virose: com novos casos de gastroenterite…

Mais SAUDE>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version