SEGS Portal Nacional

Economia

Segurança no mercado financeiro: como instituições podem garantir a proteção dos dados dos clientes

  • Sexta, 27 Outubro 2023 18:27
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ângela Prestes
  • SEGS.com.br - Categoria: Economia
  • Imprimir

Foto: Freepik

CashWay leva dicas para empresas cumprirem Resolução nº 4.893 do Banco Central na 21º SEMTEC

Com o aumento no número de transações financeiras em canais digitais, que já representam 8 em cada 10 operações bancárias no Brasil, segundo a Febraban, cresceu também a preocupação com a segurança de dados. Essa é, inclusive, uma das prioridades para os brasileiros no momento de escolher uma instituição financeira, de acordo com o estudo Think Finance, do Google. Criar e manter uma política de segurança cibernética eficaz, no entanto, vai muito além de uma estratégia para conquistar novos clientes. Todas as instituições autorizadas a funcionar pelo Banco Central do Brasil devem cumprir alguns requisitos mínimos de segurança, como os previstos na Resolução nº 4.893. Entre eles, está a implementação de uma política eficaz de backup.

“A resolução do Bacen tem o objetivo de garantir que as instituições financeiras e de pagamento, como as Sociedades de Crédito Direto (SCDs) e Sociedades de Crédito ao Microempreendedor (SCMs), protejam adequadamente as informações dos clientes e ajam com responsabilidade ao contratar serviços de tecnologia, como a computação em nuvem. Se essas informações caírem em mãos erradas, podem ocorrer fraudes e roubos”, explica Felipe Santiago, CEO da CashWay, techfin que desenvolve soluções para empresas do mercado financeiro. Segundo ele, as rotinas de backup ajudam a garantir dois requisitos fundamentais para uma instituição financeira: a disponibilidade e a integridade das informações.

“Nos processos de backup executados pela CashWay utilizamos três níveis de redundância de dados com o intuito de obter maior resiliência e segurança, seguindo o cumprimento da legislação em vigor”. Segundo Felipe, inicialmente o backup dos dados é gerado dentro do servidor exclusivo da instituição financeira para manter os últimos dados e transações realizadas. “Em paralelo mantemos os bancos de redundância atualizados em tempo real”. Posteriormente, uma segunda cópia dos dados é enviada para um serviço de armazenamento de dados em nuvem (S3 AWS). “Nesta etapa um outro serviço, em outra nuvem, copia os dados e envia para poder ser disponibilizado para nossos clientes, em uma terceira nuvem. Utilizando-se dessa estrutura de replicação de dados em 3 nuvens, é possível obter maior garantia de posse dos dados e segurança”, explica.

Segurança de dados para SCDs e SCMs

O tema segurança de dados para clientes será um dos focos da participação da CashWay durante o 21° SEMTEC, o Seminário Técnico da Associação Brasileira das Sociedades de Microcrédito (ABSCM). O evento ocorre no Centro de Convenções Vila Olímpia, em São Paulo, no dia 30 de outubro. Para Felipe, as instituições financeiras enfrentam diversos desafios em um ambiente dinâmico e altamente regulatório e desenvolver práticas eficazes de segurança é essencial. “Essas IFs precisam manter uma reputação sólida perante o mercado e seus clientes, bem como identificar e reduzir perdas financeiras para proteger os ativos da empresa. A CashWay desempenha um papel fundamental ao apoiar as SCDs na garantia de que elas não enfrentem tais dificuldades, fornecendo segurança e conformidade regulatória”.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+ECONOMIA ::

Fev 09, 2026 Economia

Carnaval exige atenção redobrada contra fraudes e furtos

Fev 06, 2026 Economia

O erro que faz muitos brasileiros perderem dinheiro com…

Fev 05, 2026 Economia

Entender a renda fixa ajuda a construir segurança…

Fev 04, 2026 Economia

FGTS pode facilitar acesso ao primeiro imóvel em um…

Fev 03, 2026 Economia

Disparada da Bolsa: como funciona o teto, como…

Jan 30, 2026 Economia

Criptomoedas terão novas regras no Brasil a partir de…

Jan 29, 2026 Economia

Reforma Tributária: 6 erros que já estão custando caro…

Jan 28, 2026 Economia

Porque 2026 promete ser um dos melhores anos para…

Jan 27, 2026 Economia

Receita Federal amplia monitoramento de gastos com…

Jan 26, 2026 Economia

Simples Nacional sobrevive à Reforma Tributária? O que…

Jan 26, 2026 Economia

Solana (SOL): o que é e como entender seu preço e seu…

Jan 23, 2026 Economia

Contas de início de ano: como organizar o orçamento e…

Jan 22, 2026 Economia

Início de 2026 marca novo ciclo com planejamentos…

Jan 21, 2026 Economia

Tributação de dividendos exige revisão do planejamento…

Jan 20, 2026 Economia

Mercado cripto inicia 2026 cauteloso e de olho na…

Jan 19, 2026 Economia

Investir em 2026 exige menos coragem e mais método para…

Mais ECONOMIA>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version