SEGS Portal Nacional

Agro

Suplementação de bovinos de corte garante mais carcaça e acabamento

  • Quarta, 18 Fevereiro 2026 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Graziele Oliveira
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Divulgação

Planejamento nutricional aumenta a eficiência produtiva e a rentabilidade do pecuarista

O Brasil está entre os maiores produtores de carne bovina do mundo. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção de carne bovina deve alcançar 10,4 milhões de toneladas em 2025. Apenas em novembro deste ano, o país embarcou 356 mil toneladas para exportação, um crescimento de 36,5% em relação ao mesmo mês de 2024, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), compilados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec 2025).

Esse desempenho é reflexo de uma combinação de fatores, como adequada nutrição, controle sanitário, avanços em melhoramento genético e uma gestão cada vez mais profissional das propriedades rurais. Moraes, S. da S. (2023), destaca em pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que a suplementação durante a recria aliada aos sistemas de engorda intensiva é determinante para antecipar o peso de abate e elevar a produtividade de bovinos

“O ganho de peso diário (GPD) é um ótimo indicador para avaliar os dados zootécnicos, programas nutricionais e auxiliar nas tomadas de decisões gerenciais. No entanto, quando suplementamos os animais com proteicos, proteicos energético e rações, estamos também aumentando as magnitudes de GPD em carcaça (GPDc), sendo o peso em carcaça a medida pelo qual o pecuarista é remunerado. O GPD vivo inclui órgãos e conteúdo ruminal em sua composição, porém, quem paga de fato a conta é a carcaça”, explica o zootecnista Victor Fonseca, coordenador técnico de bovinos de corte da MCassab Nutrição Animal.

Outro aspecto importante é que o aumento do nível de suplementação reduz o conteúdo ruminal. Isso faz com que o ganho de peso vivo nem sempre cresça na mesma proporção da suplementação oferecida. “Por sua vez, no abate conseguimos aferir com mais precisão o efeito dos diferentes níveis de suplementação no desempenho dos animais, pois quantificamos os efeitos da suplementação no peso da carcaça. ”

Dórea (2010) demonstrou que a suplementação de bovinos de corte em pasto promove decréscimo linear no consumo de forragem, sendo que a magnitude dessa redução depende do nível da suplementação. “De acordo com a estratégia e os objetivos da fazenda, esse efeito pode ser utilizado a favor da operação, promovendo aumento no desempenho por indivíduo e/ou por área”, destaca o especialista.

A suplementação também influencia o acabamento da carcaça. Dietas com mais energia favorecem o acúmulo de gordura subcutânea e intramuscular, características valorizadas pelos consumidores por contribuírem para uma carne mais macia e saborosa.

Suplementar não significa apenas aumentar o ganho de peso vivo. “Suplementar é aumentar a eficiência da operação, aumentar a produção de carcaça, mudar a composição do ganho, como também melhorar o acabamento”, ressalta o coordenador técnico de bovinos de corte da MCassab.

Sobre a MCassab - O Grupo MCassab é uma organização familiar nacional, fundada em 1928, com administração profissional, que distribui ao mercado brasileiro e latino-americano. Com matriz em São Paulo (SP), a empresa está presente nas grandes capitais do Brasil, além de escritórios na Argentina, Paraguai, Uruguai, México, Colômbia, China e Índia. O negócio de Nutrição e Saúde Animal é um dos maiores do Brasil, atuando com especialidades e ingredientes para avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite, aquacultura e petfood. A Fider Pescados, que se dedica à criação e ao desenvolvimento de produtos a partir da tilápia. O negócio de Distribuição atende à área industrial com o fornecimento de matérias-primas para cosméticos, limpeza doméstica e institucional, farmacêutica, veterinária, química e agrícola. A NUTROR oferece pré-misturas customizadas ao mercado de alimentos, bebidas, suplementos e nutrição clínica.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 13, 2026 Agro

Agricultura brasileira e norte-americana compartilham…

Fev 12, 2026 Agro

Embriologia aplicada: como os primeiros dias de vida do…

Fev 11, 2026 Agro

Com crescimento da área plantada, sorgo ganha…

Fev 10, 2026 Agro

Calor, chuvas intensas e perda de padrão desafiam o…

Fev 09, 2026 Agro

Alga marinha é aliada da agricultura contra a seca e a…

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version