SEGS Portal Nacional

Agro

Quando a chuva falta, a ciência entra em campo

  • Segunda, 13 Outubro 2025 18:33
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Kaísa Romagnoli
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

divulgação

Com a volta do La Niña e estiagens severas previstas no Sul e Centro-Sul, soluções inovadoras ajudam a manter a produtividade e o equilíbrio do solo

O agronegócio brasileiro se prepara para enfrentar mais uma temporada de desafios climáticos. De acordo com o APEC Climate Center (APCC), há 65% de probabilidade de ocorrência do fenômeno La Niña nos próximos três meses, o que deve provocar estiagens mais severas no Sul e no Centro-Sul do país, impactando diretamente a produtividade agrícola. Segundo análises divulgadas pela CNM e pela Embrapa, a redução das chuvas pode afetar culturas como milho, soja e cana-de-açúcar, especialmente em estados como Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul.

A irregularidade das chuvas já preocupa produtores e especialistas. No Rio Grande do Sul, o governo estadual alerta que o retorno do La Niña pode provocar novos episódios de perda de safra e degradação do solo. No Centro-Sul, a previsão é de queda na produtividade e maior custo de irrigação, pressionando margens e ameaçando a sustentabilidade de pequenos e médios agricultores.

Além das perdas diretas nas lavouras, os períodos de seca prolongada reduzem a eficiência dos fertilizantes e comprometem o desenvolvimento radicular das plantas, criando um ciclo de vulnerabilidade que tende a se intensificar com as mudanças climáticas.

Soluções inteligentes para um solo mais equilibrado

Para mitigar os efeitos da estiagem e preservar o potencial produtivo, o uso de tecnologias de retenção de água e nutrientes vem ganhando espaço nas propriedades rurais. Entre elas, o Gel HyB Plus, desenvolvido pela Hydroplan-EB, destaca-se por sua capacidade de absorver até 500 vezes o próprio peso em água, funcionando como um reservatório na zona radicular das plantas.

O produto age de forma dupla: mantém a umidade do solo por mais tempo e libera gradualmente a água e os nutrientes conforme a planta necessita, reduzindo o estresse hídrico e aumentando a taxa de pegamento das mudas. Além disso, o Gel HyB Plus melhora as propriedades físicas do solo, aumentando a porosidade e a capacidade de troca de cátions (CTC), o que favorece o enraizamento e o crescimento inicial das culturas.

Segundo Loremberg de Moraes, diretor da Hydroplan-EB, a inovação tem se mostrado essencial para a construção de uma agricultura mais resiliente. “O produtor precisa atravessar períodos de seca sem comprometer o desempenho da lavoura. O uso de produtos adequados garante um ambiente mais equilibrado para o sistema radicular, reduz o uso de água na irrigação e aumenta a eficiência dos insumos, trazendo economia e sustentabilidade”, afirma.

A tecnologia já é utilizada em culturas como eucalipto, café, citrus, hortaliças e gramas, adaptando-se a diferentes tipos de solo e clima. Por reduzir a necessidade de irrigação e o número de replantios, o Gel HyB Plus também contribui para diminuir o impacto ambiental e otimizar os custos operacionais.

Com os efeitos do La Niña e o avanço das mudanças climáticas, a busca por soluções inteligentes de manejo hídrico se torna uma prioridade no campo mostrando que investir em agricultura resiliente é mais do que uma necessidade imediata: é uma estratégia para garantir produtividade, segurança alimentar e rentabilidade em longo prazo.

Sobre a Hydroplan-EB:

Com 26 anos de atuação, a Hydroplan-EB tem como propósito tornar o agronegócio mais sustentável, oferecendo produtos que garantem uma safra mais eficiente e menor impacto ambiental. Referência global na aplicação do gel na agricultura, a empresa se destaca também no desenvolvimento e uso de produtos de origem natural, como óleos essenciais e fertilizantes especiais, no mercado agrícola.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mar 20, 2026 Agro

Controle de Salmonella e exigências de mercados…

Mar 19, 2026 Agro

Belgo Arames apresenta soluções de cercamento para…

Mar 18, 2026 Agro

Irrigação, ESG e o futuro do agro: por que produzir…

Mar 17, 2026 Agro

Alta produtividade da cenoura no inverno aumenta oferta…

Mar 16, 2026 Agro

Agronegócio americano tem oportunidades para a…

Mar 13, 2026 Agro

Produtores brasileiros já são remunerados por práticas…

Mar 12, 2026 Agro

Quem está roubando o desempenho do rebanho?

Mar 11, 2026 Agro

Venda de fazenda arrendada não retira os direitos do…

Mar 10, 2026 Agro

Bioinsumos ganham espaço na produção de frutas e…

Mar 09, 2026 Agro

Prevenção de doenças do milho no momento certo pode…

Mar 06, 2026 Agro

Mercado de fertilizantes cresce quase 10% em 2025 e…

Mar 05, 2026 Agro

Com Brasil no topo da exportação de carne mundial,…

Mar 04, 2026 Agro

Tempo seco compromete canaviais e soluções biológicas…

Mar 03, 2026 Agro

Mastite no período chuvoso: como o contato com o barro…

Mar 02, 2026 Agro

Híbrido de milho com tecnologia e tratamento de semente…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version