SEGS Portal Nacional

Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial revoluciona análise pós-plantio e redireciona produtor de grãos

  • Segunda, 30 Junho 2025 18:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A análise permite ao produtor saber, com exatidão, quantas sementes germinaram em cada talhão. - FreePik

Com imagens aéreas de alta resolução, tecnologia da Taranis do Brasil identifica falhas no cultivo de culturas como soja, milho e algodão

A contagem de emergência, prática fundamental para avaliar o sucesso inicial da semeadura, ganhou um novo aliado: a inteligência artificial (IA). A Taranis do Brasil, empresa especializada no uso de IA para combater plantas daninhas, doenças e deficiências nutricionais, tem implementado uma solução tecnológica que utiliza imagens aéreas de alta resolução para contabilizar com precisão quantas plantas emergiram após o plantio.

“Essa análise permite ao produtor saber, com exatidão, quantas sementes germinaram em cada talhão. Se a taxa de emergência estiver abaixo do ideal, é possível decidir rapidamente pela replantação parcial da área”, explica o gerente-geral da empresa, Fábio Franco.

O processo é especialmente relevante para cultivos como soja, milho e algodão. Por meio de sobrevoos com drones ou aviões equipados com câmeras especializadas, a plataforma captura imagens em períodos estratégicos — geralmente entre sete e nove dias após a semeadura. A inteligência artificial, então, interpreta os dados e indica, de forma georreferenciada, as regiões onde houve falhas na emergência.

“É importante deixar claro que essa contagem não está relacionada a pragas ou doenças. O foco é exclusivamente saber quantas plantas, de fato, nasceram. É uma ferramenta de monitoramento precoce que ajuda a evitar perdas futuras”, detalha Franco.

Ainda pouco explorada no Brasil, essa abordagem vem sendo adotada por agricultores que buscam decisões rápidas e fundamentadas nos primeiros dias após o plantio. “Com o suporte da tecnologia, conseguimos antecipar medidas corretivas e ajustar o manejo com base em dados reais. Isso contribui para a produtividade e eficiência da lavoura”, afirma o executivo.

Segundo Franco, embora a Taranis já atue fortemente no setor sucroenergético, a contagem de emergência reforça a expansão da empresa em outras culturas. “Essa aplicação não é feita em cana-de-açúcar, mas sim em grãos, o que mostra que temos expertise em diferentes segmentos da agricultura”, completa.

Com o avanço da agricultura digital, ferramentas como essa se tornam cada vez mais estratégicas para garantir eficiência, reduzir custos e aumentar a sustentabilidade das operações agrícolas no país.

Precisão e rapidez

Há cinco anos no Brasil, a Taranis do Brasil usa uma avançada tecnologia, por meio de monitoramento aéreo, para capturar imagens de alta resolução, com amostragem representativa de cada talhão. O mapeamento, além de ser bastante preciso, com resolução menor que 1 mm por pixel em cada amostra, é rápido.

“As imagens obtidas são analisadas por um poderoso sistema de inteligência artificial, que conta com um banco de mais de 500 milhões de imagens e algoritmos sofisticados e passam por uma dupla checagem realizada por equipe de especialistas que alimenta o sistema com informações atualizadas, assegurando a qualidade contínua dos resultados”, detalha Fábio.

Cada aeronave da Taranis consegue mapear até 2 mil hectares por dia e identificar plantas daninhas, doenças e deficiências nutricionais nas lavouras. “A rapidez do diagnóstico pode ser o diferencial para o sucesso da eliminação de uma doença ou na definição de novas estratégias no caso de contagem de emergência”, conclui Fábio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 18, 2025 Agro

Híbrido brasileiro rende 150% mais em teste com 30…

Jul 17, 2025 Agro

Mastite clínica ou subclínica? Entenda a diferença e os…

Jul 16, 2025 Agro

Mamona avança na regeneração do solo na BA e MT

Jul 15, 2025 Agro

Perdas com pragas ultrapassam R$ 60 bilhões por ano no…

Jul 14, 2025 Agro

Desempenho reprodutivo de primíparas depende de…

Jul 11, 2025 Agro

Irrigação por gotejamento impulsiona a produção de uvas…

Jul 10, 2025 Agro

Equipamentos de contenção ajudam a garantir saúde…

Jul 09, 2025 Agro

Korin lança diagnóstico ESG para produtores rurais em…

Jul 08, 2025 Agro

Maranhão: milho e soja representam 90% da agricultura…

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jul 01, 2025 Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version