SEGS Portal Nacional

Agro

Bioestimulantes à base de algas são aliados estratégicos para a fruticultura

  • Quarta, 11 Junho 2025 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Tabatiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ACADIAN-BRASIL-Bioestimulantes-a-base-de-algas-sao-aliados-estrategicos-para-a-fruticultura-Foto-Divulgacao

A fruticultura é um dos pilares da agricultura do Brasil e de diversos países da América do Sul, cada qual com cultivos de importância econômica e estratégica. Aqui, frutas como banana, melão, laranja, manga, uva e mamão movimentam o mercado interno e externo. No ano passado, o Brasil exportou mais de US$ 1,3 bilhão em frutas.

Porém, o cultivo em larga escala enfrenta desafios climáticos recorrentes, especialmente ligados a variações bruscas de temperatura – ou muito quente ou muito baixa.

Nesse contexto, os bioestimulantes naturais à base da alga marinha Ascophyllum nodosum vêm ganhando espaço. Esses extratos vegetais são ricos em compostos bioativos que promovem uma série de benefícios fisiológicos às plantas, tornando-se aliados valiosos para culturas frutíferas sujeitas a estresses ambientais.

Pesquisas mostram que o uso da alga contribui para a resistência a temperaturas extremas (calor intenso ou frio moderado); melhoria do sistema radicular, com raízes mais profundas e eficientes na absorção de água e nutrientes; equilíbrio hormonal da planta, regulando substâncias como o ácido abscísico e o etileno, essenciais para a frutificação; e estímulo ao crescimento vegetativo, além da qualidade comercial dos frutos.

Esses efeitos são úteis para frutas de alto valor agregado, quando o rendimento por planta e o calibre do fruto influenciam diretamente as exportações. Três exemplos são banana, manga e laranja, cultivadas em regiões sujeitas à seca ou alta umidade. Nessas condições, os bioestimulantes à base de algas ajudam a manter o metabolismo da planta ativo, mesmo em condições adversas.

Além do aspecto agronômico, o uso contínuo desses produtos está em sintonia com práticas agrícolas sustentáveis, cada vez mais exigidas pelos mercados internacionais. Isso se alinha perfeitamente à vocação exportadora, com a ampliação da competitividade das frutas tropicais brasileiras.

Diante de um mercado exigente e de uma agricultura exposta a desafios climáticos crescentes, tecnologias modernas, como o uso de extratos de Ascophyllum nodosum, representam não apenas uma inovação agronômica, mas uma estratégia inteligente de adaptação e sustentabilidade para a fruticultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Abr 15, 2026 Agro

Feridas em equinos exigem manejo adequado para evitar…

Abr 14, 2026 Agro

Convênio entre BRANDT, MyCarbon e Banco do Brasil…

Abr 13, 2026 Agro

Período chuvoso desafia tomaticultores e exige híbridos…

Abr 10, 2026 Agro

Acidentes expõem risco invisível na armazenagem de grãos

Abr 09, 2026 Agro

Como evitar desperdício de fertilizantes na prática: do…

Abr 08, 2026 Agro

Manejo inicial correto protege lavouras contra perdas…

Abr 06, 2026 Agro

Com o plantio da safrinha perto de 100%, inscrições…

Abr 02, 2026 Agro

Salmonella pode circular nas granjas sem sinais e…

Abr 01, 2026 Agro

Safra recorde de grãos em 2025/26 pressiona demanda por…

Mar 31, 2026 Agro

Tecnologia para supressão temporária do estro em fêmeas…

Mar 30, 2026 Agro

Silício ganha espaço na agricultura como aliado…

Mar 27, 2026 Agro

Manejo biológico impulsiona a produtividade do sorgo

Mar 26, 2026 Agro

Suplementar bovinos no período das águas vale a pena?

Mar 25, 2026 Agro

Corretivo de solo sustentável entra para o programa…

Mar 24, 2026 Agro

Plataforma colaborativa transforma dados em decisões e…

Mar 23, 2026 Agro

Alta dos custos no campo abre espaço para revisão de…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version