SEGS Portal Nacional

Agro

Bioestimulantes à base de algas são aliados estratégicos para a fruticultura

  • Quarta, 11 Junho 2025 18:29
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Tabatiano
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

ACADIAN-BRASIL-Bioestimulantes-a-base-de-algas-sao-aliados-estrategicos-para-a-fruticultura-Foto-Divulgacao

A fruticultura é um dos pilares da agricultura do Brasil e de diversos países da América do Sul, cada qual com cultivos de importância econômica e estratégica. Aqui, frutas como banana, melão, laranja, manga, uva e mamão movimentam o mercado interno e externo. No ano passado, o Brasil exportou mais de US$ 1,3 bilhão em frutas.

Porém, o cultivo em larga escala enfrenta desafios climáticos recorrentes, especialmente ligados a variações bruscas de temperatura – ou muito quente ou muito baixa.

Nesse contexto, os bioestimulantes naturais à base da alga marinha Ascophyllum nodosum vêm ganhando espaço. Esses extratos vegetais são ricos em compostos bioativos que promovem uma série de benefícios fisiológicos às plantas, tornando-se aliados valiosos para culturas frutíferas sujeitas a estresses ambientais.

Pesquisas mostram que o uso da alga contribui para a resistência a temperaturas extremas (calor intenso ou frio moderado); melhoria do sistema radicular, com raízes mais profundas e eficientes na absorção de água e nutrientes; equilíbrio hormonal da planta, regulando substâncias como o ácido abscísico e o etileno, essenciais para a frutificação; e estímulo ao crescimento vegetativo, além da qualidade comercial dos frutos.

Esses efeitos são úteis para frutas de alto valor agregado, quando o rendimento por planta e o calibre do fruto influenciam diretamente as exportações. Três exemplos são banana, manga e laranja, cultivadas em regiões sujeitas à seca ou alta umidade. Nessas condições, os bioestimulantes à base de algas ajudam a manter o metabolismo da planta ativo, mesmo em condições adversas.

Além do aspecto agronômico, o uso contínuo desses produtos está em sintonia com práticas agrícolas sustentáveis, cada vez mais exigidas pelos mercados internacionais. Isso se alinha perfeitamente à vocação exportadora, com a ampliação da competitividade das frutas tropicais brasileiras.

Diante de um mercado exigente e de uma agricultura exposta a desafios climáticos crescentes, tecnologias modernas, como o uso de extratos de Ascophyllum nodosum, representam não apenas uma inovação agronômica, mas uma estratégia inteligente de adaptação e sustentabilidade para a fruticultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jul 07, 2025 Agro

Vetoquinol leva Projeto Leite Ouro e portfólio inovador…

Jul 04, 2025 Agro

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta…

Jul 03, 2025 Agro

Fertilizantes: mitos e verdades para uma agricultura…

Jul 02, 2025 Agro

Safra de cana-de-açúcar 2025/26: produtores adotam…

Jul 01, 2025 Agro

Frio intenso exige atenção redobrada de produtores de…

Jun 30, 2025 Agro

Contagem de emergência com inteligência artificial…

Jun 26, 2025 Agro

Brasil registra safra histórica de milho em meio a…

Jun 25, 2025 Agro

Irrigação ganha protagonismo na cana-de-açúcar em meio…

Jun 24, 2025 Agro

Cuidados essenciais no nascimento de bezerros garantem…

Jun 23, 2025 Agro

Tecnologia ajuda produtor a economizar com decisões…

Jun 18, 2025 Agro

Soluções biológicas e novas genéticas de hortaliças são…

Jun 17, 2025 Agro

Focada na agricultura regenerativa, SBS Green Seeds…

Jun 16, 2025 Agro

IHARA lança dois fungicidas com moléculas inéditas no…

Jun 13, 2025 Agro

Sustentabilidade: como a indústria de nutrição animal…

Jun 12, 2025 Agro

Estrutura do confinamento confiável e resistente é…

Jun 09, 2025 Agro

Suinocultores precisam estar atentos aos principais…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version