SEGS Portal Nacional

Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom desempenho dos bezerros

  • Terça, 16 Dezembro 2025 18:51
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Juliana Amorim/Unsplash

O momento que marca a separação do bezerro da vaca é crítico e envolve fatores que intensificam a queda da imunidade do animal, facilitando a infecção por vermes que impactam sua saúde e o ganho de peso. “Esse parasita costuma estar presente no pasto. Por isso, o pecuarista deve vermifugar o animal antes de oferecer a forragem como alimento”, orienta o médico veterinário Felipe Pivoto, gerente de Serviços Técnicos para Bovinos e Equinos da Vetoquinol Saúde Animal.

A vermifugação tem ação dupla e benéfica: não somente para os bezerros, mas para todo o rebanho, já que também atua no controle da contaminação ambiental da propriedade. Além do acesso à forragem infestada, outros fatores também aumentam a probabilidade de infecção por vermes. São os casos da queda de imunidade por estresse (consequência da separação da mãe), contenção indevida do animal e mudança repentina de ambiente.

“O manejo deve ser feito com respeito ao bezerro para não causar pânico, pois uma cria com baixa imunidade estará mais propensa a sofrer infecções de todo tipo e, em casos de animais já parasitados, isso colabora com a ação danosa do nematoide”, explica Pivoto. O resultado combinado desse cenário é a perda de apetite, diarreia e atraso no crescimento, causando extremo prejuízo produtivo.

Estudo a campo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (Unesp) evidenciou a importância da vermifugação em bezerros no pós desmame em termos de ganho de peso. Animais que receberam vermífugo pesaram 25,4 kg a mais em comparação aos não tratados após 129 dias, quase duas arrobas a mais e ganho financeiro significativo. Esse resultado deve-se ao melhor aproveitamento da dieta, já que o organismo não precisa competir por nutrientes com o endoparasita.

Felipe Pivoto destaca que, “primeiro, é importante descobrir qual espécie de verme impacta a propriedade para então determinar o melhor protocolo para controlar as infestações, evitando prejuízo financeiro por mal uso de medicamento”.

Para combater com eficácia os nematóides, Bullmax® Premium, da Vetoquinol Saúde Animal, está entre as principais tecnologias disponíveis no mercado. O produto é formulado com fluazuron a 10% e eprinomectina a 4,8%.

“Essa solução injetável da Vetoquinol é muito eficaz contra os nematóides. Com ela, o pecuarista promove uma proteção também contra o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus e a mosca-dos-chifres (Haematobia irritans)”, informa Lucas Croffi, gerente de produto da Vetoquinol. Bullmax® Premium posiciona a Vetoquinol como uma companhia impulsionadora da produtividade na pecuária e da atenção ao bem-estar dos animais.

Sobre a Vetoquinol Saúde Animal

A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2024, o faturamento global foi de € 539 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de mais de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.

O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.

No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Fev 06, 2026 Agro

Cuidar do solo é prioridade estratégica: por que a…

Fev 05, 2026 Agro

Obrigatoriedade do CNPJ para produtores rurais em todo…

Fev 04, 2026 Agro

Transformar plantações de café em "floresta" derruba…

Fev 03, 2026 Agro

Avanço dos biodefensivos consolida nova fase do manejo…

Fev 02, 2026 Agro

Lindsay lança no Brasil pneu radial não direcional para…

Fev 02, 2026 Agro

Reforma tributária traz mudanças relevantes para as…

Jan 30, 2026 Agro

Expoinel Minas 2026 abre o calendário de exposições…

Jan 29, 2026 Agro

Suínos não engordam, adoecem e se reproduzem mal? Pode…

Jan 28, 2026 Agro

Programa de boas práticas incentiva o bem-estar animal…

Jan 27, 2026 Agro

Uso de dados e IA chega à suinocultura brasileira e…

Jan 26, 2026 Agro

Resposta para a suinocultura de qualidade está na saúde…

Jan 23, 2026 Agro

Raça Girolando bate três recordes de registros

Jan 22, 2026 Agro

Manejo integrado da soja prolonga controle de pragas e…

Jan 21, 2026 Agro

Altas temperaturas elevam riscos sanitários e reforçam…

Jan 20, 2026 Agro

Planejamento correto da silagem garante alimentação do…

Jan 19, 2026 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2026 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version