SEGS Portal Nacional

Agro

Dia Mundial do Meio Ambiente: como a produção de azeite está se adaptando às mudanças climáticas

  • Quinta, 05 Junho 2025 18:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Brunno Falcao
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Villa Filippo Berio - Divulgação

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, se mostra mais evidente a urgência de diálogos por práticas mais sustentáveis diante de um cenário cada vez mais marcado por extremos climáticos. Entre os setores afetados, a produção de azeite, tradicional e amplamente consumida em todo o mundo, sente os efeitos diretos das mudanças no clima.

Com o Brasil ocupando a posição de segundo maior importador de azeite do mundo, e o quarto maior consumidor, o impacto vai além das fronteiras dos países produtores e se reflete diretamente nos preços e na oferta do produto no mercado nacional.

Segundo o Conselho Oleícola Internacional (COI), mais de 11 milhões de hectares de oliveiras no mundo atuam como sumidouros de carbono, removendo anualmente 4,5 toneladas de CO₂ por hectare da atmosfera. Ainda assim, para aumentar a sustentabilidade nas produções, empresas do setor vêm adotando diversas soluções para alinhar produção e responsabilidade ambiental.

Investimentos

Um desses exemplos é a marca italiana Filippo Berio, com mais de 150 anos de história, que vem se destacando por suas iniciativas sustentáveis na produção. A empresa realiza investimentos significativos em práticas agrícolas responsáveis, visando reduzir impactos ambientais e promover a segurança alimentar.

“Esses investimentos resultaram em uma redução de 3,4% no consumo de energia, 8,6% no consumo total de água, 6,7% nas emissões diretas de gases de efeito estufa e 5% na produção total de resíduos. Os dados estão disponíveis em nosso último Relatório de Sustentabilidade”, diz Eduardo Casarin, country manager Brasil & Latam da Filippo Berio.

Além disso, a marca implementou o "Método Berio" na sua produção, baseado em quatro pilares: sustentabilidade, rastreabilidade, definição de parâmetros químicos e organolépticos, e certificação. Esse método assegura que as empresas envolvidas no fornecimento de matérias-primas adotem protocolos agrícolas integrados, controlados periodicamente por entidades externas independentes, como a SGS.

Já é possível começar a notar o retorno destes investimentos diante de uma melhora global nos olivares. A estimativa de produção mundial de azeite para a safra 24/25 é de aproximadamente 3,38 milhões de toneladas métricas, o que representa um aumento de cerca de 32% em relação à safra anterior, que registrou 2,56 milhões de toneladas.

Tecnologia aliada

A Filippo Berio também investe em tecnologias inovadoras para otimizar a produção e reduzir impactos ambientais, no olival da Villa Filippo Berio na Toscana. Foi implementado um método de controle da mosca das oliveiras, utilizando sensores eletrônicos para detectar a presença dos insetos em tempo real, permitindo estratégias de controle mais precisas e reduzindo o uso de produtos químicos, por exemplo.

Em parceria com o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália (CNR), a Filippo Berio transformou 70 hectares de olivais toscanos em um "laboratório ao ar livre", o que representa uma pequena parte do azeite utilizado pela marca, porém com foco em desenvolver técnicas que, no futuro, poderão ajudar toda a olivicultura global. Nessa iniciativa, são testadas técnicas de agricultura sustentável, aumento da biodiversidade e desenvolvimento de cultivos resistentes a doenças como a Xylella fastidiosa.

Impacto no mercado

O Brasil, que importa 99% do azeite que consome, enfrenta os desafios relacionados ao aumento dos preços do produto, em parte devido à crise climática.

“No cenário que vivemos atualmente, qualquer tipo de iniciativa é fundamental para promover uma produção de azeite mais sustentável e resiliente, contribuindo para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas e atendendo à crescente demanda por produtos responsáveis no mercado global”, afirma Casarin.

A produção de azeite de oliva enfrenta desafios impostos pelas mudanças climáticas, mas também oferece oportunidades para práticas agrícolas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente e a sociedade. Empresas como a Filippo Berio demonstram que é possível conciliar tradição, inovação e responsabilidade ambiental, servindo como exemplo para o setor e para os consumidores que buscam contribuir para um futuro mais sustentável.

Sobre a Filippo Berio Brasil

Há mais de 150 anos, a Filippo Berio leva os sabores e benefícios do azeite de oliva para consumidores do mundo inteiro. Uma das principais representantes do mercado global de azeite, a marca italiana está presente em mais de 70 países e é reconhecida por sua qualidade e excelência, com fabricação pelo Grupo SALOV. Criada em 2020, a filial brasileira expande o alcance da marca e reafirma o seu compromisso com a tradição italiana, oferecendo um portfólio com ampla variedade de produtos para diversas ocasiões e necessidades culinárias: desde os azeites Extra Virgem, Seleção Especial, Intenso, Toscano, Trufado, Tipo Único e Riserva Oro, até molhos de tomate, pestos e vinagres.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Nov 12, 2025 Agro

Bezerros mestiços nascem mais saudáveis e se…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version