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Produção de ovos com galinhas livres ganha força na avicultura brasileira para promover a sustentabilidade e o bem-estar animal

  • Sexta, 23 Mai 2025 18:04
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
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Divulgação Mantiqueira Brasil

Mantiqueira Brasil, líder do setor e uma das primeiras integrantes da COBEA, reforça seu compromisso com o avanço da causa ao contabilizar até agora mais de 3 milhões de aves criadas livres

A preocupação com o bem-estar animal está cada vez mais em foco entre as empresas produtoras de ovos, que buscam evoluir os sistemas de produção e a produtividade e rentabilidade de seus produtos. Nesse sentido, a produção de ovos com galinhas livres tem ganhado espaço na avicultura de postura nos últimos anos.

Esse processo produtivo consiste na criação de aves em galpões, o que lhes permite maior liberdade de movimento e acesso a diversos ambientes. Assim, elas podem expressar seus comportamentos naturais altamente motivados, como ciscar, espojar, se empoleirar e usar ninhos. Nesse sistema as galinhas têm acesso a diferentes espaços e recursos que facilitam esses comportamentos, como ninhos para botar ovos, poleiros para se empoleirar e áreas com areia para banho.

No Brasil, embora não haja legislação específica para padronizar essa produção, a adoção dessa prática tem crescido, com empresas se comprometendo a utilizar essa modalidade em suas operações. Até o momento, mais de 220 empresas operando no país, incluindo grandes multinacionais como McDonald’s, Giraffas, Burger King, Subway, Bob’s, Spoleto, Disney, Kroger, Campbell Soup, Walmart, ConAgra, Starbucks e até mesmo White Castle têm feito compromissos de vender apenas ovos de galinhas criadas soltas, a maioria até o final deste ano. Isso torna 2025 um ano importante nessa transição, pois muitas companhias estão buscando atingir essa meta, o que criará um aumento na demanda.

Esses avanços estão alinhados com o propósito da Colaboração Brasileira de Bem-Estar Animal (COBEA), iniciativa de cooperação pré-competitiva inédita no sul global que foi fundada em junho de 2024 com o objetivo de facilitar essas e outras evoluções em bem-estar no setor de proteína animal.

Uma das primeiras empresas a aderir à coalizão, a Mantiqueira Brasil, que tem mais de 35 anos de trajetória no setor de avicultura de postura, recentemente atingiu a meta de mais de 3 milhões de aves criadas livres, consolidando a dedicação na transição para esse modelo de produção no país. A empresa superou o seu compromisso assumido em 2020 de chegar à marca de 2,5 milhões de galinhas livres até 2025.

O progresso gradual reforça seu compromisso com o avanço do bem-estar animal e consolida sua posição como referência no setor. Para a diretora-executiva da COBEA, Elisa Tjarnstrom, cada ação concreta de seus membros mostra que é possível unir esses avanços à produtividade e rentabilidade, e ajuda a ilustrar como empresas líderes do segmento estão atualmente investindo em bem-estar animal como um meio de crescimento e de adaptar seus modelos de negócios para o futuro.

A Mantiqueira Brasil é hoje responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 4 bilhões de unidades produzidas e comercializadas por ano, e tem intensificado esforços para popularizar o consumo de ovos de galinhas livres no mercado nacional com a divulgação e comercialização dos ovos Happy Eggs®. Atualmente, está em fase de ampliação das operações de três unidades produtivas: Lorena (SP), São João do Itaperiú (SC) e Formosa (GO), sustentadas por pilares ESG, com foco no bem-estar animal, tecnologia avançada e digitalização de processos.

“A Mantiqueira Brasil acredita que o bem-estar animal é um pilar fundamental para a construção de um setor de avicultura de postura mais ético, sustentável e responsável. Ao nos unirmos à COBEA, reforçamos nosso compromisso de atuar de forma colaborativa, trocando experiências e acelerando a evolução de práticas que respeitem as necessidades das nossas aves em todas as fases do processo de produção. Vemos na coalizão uma oportunidade única de somar forças com outras empresas comprometidas, promovendo avanços reais e consistentes. Acreditamos que, juntos, temos o potencial de elevar os padrões do setor, aumentar a transparência e demonstrar ao Brasil e ao mundo que é possível aliar produção em escala, respeito ao bem-estar animal e inovação sustentável”, afirma o gerente-executivo de Avicultura da empresa, André Carreira.

Transformação da cadeia

Para impulsionar melhorias no bem-estar animal com seus fornecedores e produtores, a Mantiqueira Brasil está atualmente investindo em estruturas que permitam às aves expressarem seu comportamento natural, além de garantir qualidade na alimentação, água e ambiência.

Adicionalmente, tem investido em comunicação e educação sobre bem-estar animal, para que o consumidor final compreenda as diferenças entre os sistemas de produção e reconheça os benefícios dos produtos Happy Eggs® (galinhas livres). A empresa acredita que os varejistas são grandes aliados nesse processo, e trabalha em parcerias com redes supermercadistas, utilizando estratégias como materiais promocionais, gôndolas exclusivas e ações nos pontos de venda que aumentam a visibilidade e a rentabilidade dos produtos.

O consumidor hoje está mais atento à maneira como os animais são tratados no processo produtivo, e muitos já usam esse conhecimento para decidir qual produto adquirir na hora da compra. “É encorajador ver líderes do setor como a Mantiqueira Brasil tomando medidas para acelerar a transição e a adoção de sistemas de produção que têm o potencial de melhorar o bem-estar das muitas galinhas poedeiras usadas na produção de ovos no Brasil”, finaliza Elisa.

Sobre a COBEA

A COBEA é uma iniciativa de cooperação pré-competitiva inédita no sul global, criada com o propósito de promover o bem-estar animal. Idealizada pela startup certificadora Produtor do Bem, a iniciativa já conta com a adesão de oito importantes atores da cadeia de proteína animal brasileira: Grupo IMC (International Meal Company), Special Dog Company, Minerva Foods, JBS Brasil, Planalto Ovos, Mantiqueira Brasil, Danone Brasil e Nestlé Brasil.


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