SEGS Portal Nacional

Agro

Abóbora japonesa tem características que garantem mais tempo de prateleira

  • Quinta, 27 Março 2025 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Flávia Gimenes
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Variedade Takayama é elogiada pela sanidade, produtividade e qualidade do fruto - Divulgação

Variedade Takayama é elogiada pela sanidade, produtividade e qualidade do fruto

Conhecida também como Cabotiá, a abóbora japonesa é um híbrido criado por volta de 1940 pelos japoneses, a partir do cruzamento da abóbora moranga (Cucurbita maxima) com o tipo Cucurbita moschata. Uma de suas principais variedades é a abóbora Tetsukabuto F1 Takayama, que está no portfólio da linha Topseed Premium há mais de três décadas, se destacando por várias de suas características e representando uma opção de cultivo que combina robustez com maior rentabilidade, garantindo uma colheita mais confiável em diversos cenários agrícolas.

“Entre seus pontos fortes, podemos citar a ótima aceitação no mercado, passando segurança aos produtores que plantam, alta rusticidade e adaptação a diferentes regiões, além de polpa de fruto grossa e excelente pós-colheita. Mesmo sendo um material com mais de 30 anos, suas vendas não param de crescer e de conquistar novos produtores. Inclusive, vale lembrar que, em 2024, houve um recorde histórico de vendas desse produto no estado do Paraná”, enfatiza o representante Técnico de Vendas Topseed Premium, Vinícius Ferreira.

Outro ponto interessante, segundo o representante Técnico de Vendas Topseed Premium, Jonatas Fonseca, que atende Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, é a sua robustez radicular, facilitando sua produção em diversos tipos de solo, isso aumenta seu vigor foliar, fornecendo maior resistência e fazendo com que a Takayama seja líder dentro do segmento. “Essa abóbora se destaca pela padronização, aproveitamento e maior peso dos frutos, aumentando sua produtividade por hectare”, destaca.

O produtor Allan Diego Cordeiro Livai, que atua em Castro, no Paraná, conta que cultiva a abóbora Takayama há 6 anos, numa área de aproximadamente 60 hectares, e a produtividade deste ano corresponde a 19 toneladas por hectare.

“Plantamos a Takayama pela questão de ciclo, ela apresenta um ótimo comportamento em diferentes ambientes e é um material que responde muito bem. Tem também a questão de sanidade, ela tem boa resistência a bactérias e tripes, além de sua alta produtividade. Um de seus diferenciais também está na durabilidade pós-colheita, pois é um material que aguenta ser armazenado. Vendemos direto ao Ceasa, e o que mais elogiam nessa abóbora é o tamanho dos frutos e o tempo de prateleira que ela aguenta”, relata Livai.

O produtor Peter Greidanus, que possui fazendas em Castro (PR) e em Coronel Macedo (SP), explica que sua área total de abóbora Cabotiá corresponde a cerca de 150 hectares por ano, sendo em torno de 50% de Takayama. Ele vende para clientes no Ceasa de São Paulo capital, do interior de São Paulo e Ceasas do Centro Oeste (Goiânia, Anápolis, Brasília e Belo Horizonte).

“A produtividade média é em torno de 18 mil quilos por hectare, sendo que em alguns talhões pode chegar a 24 mil quilos por hectare. Escolho cultivar a Takayama pela sanidade, produtividade e qualidade do fruto. O que os compradores mais destacam é o tamanho bom e a cor escura do fruto, bem como a espessura da massa”, conclui Greidanus.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version