SEGS Portal Nacional

Agro

Conservação de grãos no Brasil: Crescimento do setor e aditivos antifúngicos como solução estratégica para novas demandas

  • Quarta, 29 Janeiro 2025 18:36
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Crédito: Shutterstock

O mercado de armazenamento e conservação de grãos no Brasil enfrenta desafios complexos que acompanham o crescimento acelerado da produção nacional de milho e soja. Segundo o Ministério da Agricultura e Embrapa, a previsão é de que o setor produtivo aumente cerca de 27% em dez anos. Contudo, o déficit de capacidade de estocagem tem imposto perdas quantitativas e qualitativas, impactando diretamente os armazenadores e produtores, que lidam com desafios para garantir a qualidade dos grãos e reduzir o desperdício. Nesse contexto, soluções como os aditivos antifúngicos têm se destacado como uma estratégia eficaz e sustentável, ajudando a combater fungos e a preservar o valor dos grãos por períodos mais longos.

Bruno San Giacomo, Gerente Regional de Grãos na Kemin, aponta que a conservação de grãos demanda uma atenção minuciosa com relação à presença de fungos e micotoxinas, especialmente no caso do milho, mas também podendo afetar na qualidade da soja armazenada. “As contaminações de campo e o armazenamento de grãos com teor de umidade elevado são fatores críticos, agravados por dificuldades operacionais ou físicas de equipamentos como secadores e ventiladores. Esse microambiente criado é ideal para o desenvolvimento de alguns tipos de fungos, que aumentam o risco de concentrações de micotoxinas, comprometendo a qualidade dos grãos armazenados”, explica.

Historicamente, as soluções antifúngicas eram comumente utilizadas na fabricação de rações, objetivando um aumento de “shelf life” do produto acabado, enquanto inseticidas preventivos e curativos já vinham sendo aplicados há muitos anos diretamente nos grãos armazenados. Porém, com as demandas atuais de armazenamento, a adoção de soluções preventivas de controle fúngico tornou-se uma importante ferramenta para evitar contaminações no início do processo de armazenagem, preservando melhor as características dos grãos. “Os aditivos antifúngicos oferecem benefícios diretos e indiretos no processo de conservação, desde a redução de perda de umidade e estabilização da densidade até a diminuição das concentrações de micotoxinas e a manutenção da energia disponível no grão, o que melhora consideravelmente a qualidade e durabilidade da matéria prima estocada”, detalha Bruno.

A Kemin, em parceria com universidades e empresas do setor, tem investido em protocolos de testes nacionais e internacionais que comprovam a eficácia dos aditivos antifúngicos na preservação da qualidade dos grãos. “Com a criação de um banco de dados robusto, estamos oferecendo ao mercado brasileiro soluções que não só atendem aos desafios de qualidade e segurança, mas também incorporam aspectos sustentáveis ao processo de armazenamento”, afirma o especialista. Ele destaca que, ao reduzir a pressão microbiológica, os aditivos antifúngicos possibilitam a armazenagem de grãos com um sensível aumento no teor de umidade e ajudam a minimizar a variação de temperatura interna nos armazéns.

Além disso, Bruno ressalta o compromisso da Kemin em desenvolver novas soluções para o setor, especialmente focadas na sustentabilidade. “Nossa equipe discute continuamente maneiras pelas quais os aditivos podem contribuir para práticas mais sustentáveis no mercado de armazenamento de matérias-primas. Essa visão não só fortalece a qualidade da conservação dos grãos, mas também mantém o Brasil em posição de destaque como um dos principais fornecedores internacionais de alimentos.”

A inovação no setor de armazenamento de grãos passa, portanto, por uma atualização constante em técnicas e tecnologias que favorecem a conservação e diminuem as perdas. Com o aumento das exigências por um manejo mais eficiente e sustentável, o uso de aditivos antifúngicos consolida-se como uma estratégia essencial para atender tanto às necessidades produtivas quanto às exigências de qualidade e sustentabilidade do mercado de grãos.

Sobre a Kemin Industries

A Kemin Industries é uma fabricante global de ingredientes, que se empenha diariamente em transformar de maneira sustentável a qualidade de vida de 80% da população mundial com seus produtos e serviços. A empresa possui mais de 500 ingredientes patenteados para saúde e nutrição humana e animal, alimentos para animais de estimação, aquicultura, nutracêuticos, tecnologias alimentares, tecnologias agrícolas e indústrias têxteis.

Por mais de meio século, a Kemin se dedica ao uso da ciência aplicada para enfrentar os desafios do setor e oferecer soluções de produtos para clientes em mais de 120 países. A Kemin fornece ingredientes para alimentar uma população em crescimento, com seu compromisso com a qualidade, segurança e eficácia de alimentos, rações e produtos relacionados à saúde.

Fundada em 1961, a Kemin é uma empresa privada, de propriedade e operação familiar, com mais de 3.300 funcionários e operações globais em 90 países, incluindo instalações de fabricação na Bélgica, Brasil, China, Índia, Itália, Rússia, São Marino, Singapura, África do Sul, Turquia e Estados Unidos. Outras informações sobre a Kemin podem ser encontradas na sua página , ou nas redes sociais LinkedIn e Facebook.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version