SEGS Portal Nacional

Agro

Pecuária sustentável contribui para a saúde do negócio e para um planeta saudável

  • Segunda, 18 Abril 2022 11:34
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Irvin Dias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Juliana Mara de Freitas Santos, zootecnista e mestre em ciência e tecnologia animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp)

A pecuária brasileira tem se conscientizado ano a ano sobre a importância de preservar o planeta e proporcionar bem-estar animal para o gado. A adoção dessa postura resulta em recordes seguidos de produção e produtividade, além de exportação e crescimento do rebanho. Esse cenário gera segurança alimentar para milhões de pessoas em centenas de países ao redor do mundo, além de fortificar nossa economia e nosso desenvolvimento como nação.

Para ter avanço gradativo, devemos manter a evolução em várias frentes. Entre os principais pontos de atenção estão as emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE). Uma das estratégias mais eficazes é a redução do ciclo de produção, pois o animal sendo enviado ao frigorífico de forma precoce terá menos tempo para geração desses gases. Adicionalmente, consumirá menos recursos finitos, como a água. Além disso, estratégias de nutrição também devem ser pensadas, pois o processo de fermentação tem grande influência nesse processo.

Os sistemas de integração podem ter papel igualmente importante na redução dos GEE. A Integração-Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) é um dos mais destacados, já que além de aumentar a eficiência da utilização dos recursos naturais, como o solo e a água, contribui para o sequestro de carbono, função natural das árvores que proporciona balanço positivo em relação às emissões, impedindo o progresso dos efeitos negativos do aquecimento.

Além das árvores, o próprio solo, quando manejado de forma correta, possui relevante papel no sequestro dos gases. Por isso, a manutenção do pasto respeitando o meio ambiente se faz necessária. Mais do que isso: é essencial.

O solo também tem importância vital quando falamos dos lençóis freáticos, tendo em vista que estruturas preservadas favorecem a infiltração da água, aumentando a recarga nos lençóis e evitando o escorrimento superficial e as enxurradas, levando à diminuição das enchentes e da erosão.

Por fim, devemos nos orientar cada vez mais sobre a importância de oferecer ao animal uma vida tranquila, sem causar lesões ou desconforto. Isso, mais do que colaborar com a imagem da cadeia produtiva, influencia o próprio desenvolvimento do rebanho e o quanto determinado animal atingirá do seu potencial genético. Gado sem lesões leva à maior produtividade da fazenda e, consequentemente, à maior lucratividade dos produtores. Afinal, quaisquer problemas nas carcaças representam motivo de descarte nos frigoríficos, culminando em prejuízos financeiros.

O bem-estar animal está associado à disponibilidade de água limpa, à nutrição de qualidade e ao respeito à saúde e ao comportamento natural. Quando manejamos os animais, o processo deve ser feito sem gritos, chicotadas ou outras ações ultrapassadas e, sabemos, ineficazes. Além disso, no momento de conter o gado para manejos em sua carcaça – como vacinas, exames e coletas –, devemos ter a tecnologia a nosso favor.

A Coimma, empresa líder no mercado de troncos e balanças para pecuária, apoia a pecuária produtiva e de respeito aos animais. A empresa coloca no mercado troncos de contenção com tecnologias de última geração, que geram conforto, tranquilidade e segurança para os bovinos.

São várias possibilidades em equipamentos de contenção. O portfólio da empresa foi reforçado com o tronco Robust Plus, que reúne todos os pilares de atenção importantes. Este tronco imobiliza muito bem, oferece conforto com paredes emborrachadas, aumenta a eficiência das tarefas com amplo acesso ao animal e conta com dispositivo castrador, o que facilita ainda mais as operações.

Os mercados internacionais estão dispostos a pagar valores maiores por alimentos de qualidade superior, provenientes de sistemas de produção que consideram as questões éticas e ambientais. O produtor que entende e investe em um negócio mais sustentável contribui para o sucesso na pecuária, com respeito aos animais, às pessoas e ao meio ambiente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version