SEGS Portal Nacional

Agro

Da cria à postura, nutrição de galinhas poedeiras exige atenção especial

  • Quarta, 16 Março 2022 18:59
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Gabriela Salazar
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

galinhas-poedeiras-foto-credito-flickr

As galinhas poedeiras, aves selecionadas geneticamente para a produção de ovos, precisam de dieta especial para garantir a alta produtividade. “O melhoramento genético tem ajudado as aves a alcançarem o objetivo de produzir até 500 ovos por ave alojada até 100 semanas de idade. Por isso, é preciso ter atenção especial a todas as etapas de sua vida", afirma Jhony Gilio, médico veterinário da Auster Nutrição Animal.

De acordo com o profissional, a primeira etapa da nutrição consiste na escolha adequada de diversos ingredientes essenciais, como milho, milheto, sorgo, farelo de soja, cloreto de sódio, bicarbonato de sódio, vitaminas e minerais, adsorventes, probióticos, óleo essenciais e ácidos orgânicos. "Além disso, é preciso seguir os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), descritos na Instrução Normativa 4/2007, que define os procedimentos básicos de higiene e de boas práticas de fabricação para alimentos fabricados e industrializados para o consumo dos animais", enfatiza.

Gilio reforça que os nutricionistas da Auster Nutrição Animal dão suporte aos avicultores, por meio de serviços e soluções tecnológicas, como a linha Númia, por exemplo, que “reúne os níveis ideais de vitaminas, minerais e aminoácidos para atender aos requerimentos exigidos pelas aves em cada etapa", comenta o médico veterinário.

Exatamente para ter atenção a cada fase da vida da ave, o especialista da Auster ressalta que é fundamental contar com o suporte de um nutricionista, que estudará os níveis mais adequados para as aves, sendo elas: cria (idade: 01 e 56 dias) e recria (idade: 57 até 119 dias) e produção.

Conheça mais sobre as fases:

Na cria, as aves demandam dietas com alto teor de proteínas e energia para dar suporte ao desenvolvimento dos sistemas imune e digestório. Além disso, nesse período as aves têm o maior ganho percentual de peso de todo o ciclo.

Já na recria, as aves necessitam de níveis elevados de fibras, para dar tônus e maturidade para o sistema digestório. Porém, continua sendo essencial o atendimento dos demais níveis da dieta.

E, na produção, quando as aves já atingiram a maturidade sexual, o ciclo precisa ser novamente fracionado. A dieta pré-postura, considerada a partir das 18 semanas até as aves atingirem percentual de no máximo 2% de produção de ovos, demanda teor médio de proteína, energia e fibra, porém é essencial o aumento das fontes de cálcio, que saltam de 1% para no mínimo 2,5% na dieta.

Já na dieta pico, considerada a partir dos 2% até as aves ganharem estabilidade no pico de produção – que pode chegar a 98% de produtividade diária –, as fontes de energia e proteínas continuam estáveis devido ao aumento de produtividade e as aves estarem finalizando sua maturidade física. "Os teores de cálcio são necessários para sua compensação. Na fase final do período produtivo, as aves que já estão desenvolvidas e apenas fazem acúmulo de reserva e gordura, sendo necessários aportes das fontes de cálcio", conclui o médico veterinário da Auster Nutrição Animal, reforçando a atenção à nutrição para dar às aves a condição para produzir esse alimento saudável e de alta qualidade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Jun 13, 2025 Agro

Sustentabilidade: como a indústria de nutrição animal…

Jun 12, 2025 Agro

Estrutura do confinamento confiável e resistente é…

Jun 11, 2025 Agro

Bioestimulantes à base de algas são aliados…

Jun 09, 2025 Agro

Suinocultores precisam estar atentos aos principais…

Jun 06, 2025 Agro

Manutenção ganha espaço no campo e SKF vê alta na…

Jun 05, 2025 Agro

Dia Mundial do Meio Ambiente: como a produção de azeite…

Jun 04, 2025 Agro

Dia Mundial do Leite: confira os 7 principais desafios…

Jun 03, 2025 Agro

IHARA realiza o 4º Tour do Algodão e reúne…

Jun 02, 2025 Agro

Dados preliminares revelam tendências no uso de…

Maio 30, 2025 Agro

DMSO na saúde dos cavalos: molécula versátil para uso…

Maio 29, 2025 Agro

Kiwi ganha espaço no Brasil e produção pode crescer com…

Maio 28, 2025 Agro

Araguaína (TO) sedia primeira etapa nacional do…

Maio 27, 2025 Agro

Coccidiose é desafio para a avicultura nos meses mais…

Maio 26, 2025 Agro

Frequentes, os processos inflamatórios em equinos…

Maio 23, 2025 Agro

Produção de ovos com galinhas livres ganha força na…

Maio 22, 2025 Agro

Uniformidade dos lotes ajuda a maximizar a produção e a…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version