SEGS Portal Nacional

Agro

A saúde animal como um dospilares para a sustentabilidade na cadeia da carne

  • Segunda, 14 Fevereiro 2022 10:16
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Caroline Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por Luis Xavier Rojas*

Sustentabilidade como norte.Como empresa líder global em saúde e bem-estar animal, essa convicção guia nossos propósitos, estratégias e ações como organização que tem como visão fortalecer o mundo e a humanidade pela evolução do cuidado com os animais.Esse é um compromisso que está diretamente relacionado às nossas responsabilidades com os elos da cadeia a que pertencemos, com nossos clientes e com uma agenda global que busca tecnologias e investimentos de impacto positivo para a conservação de recursos naturais.

No processo de produção de carne, por exemplo, o papel de empresas de saúde animal é fundamental para que os outros membros dessa rede consigam também cumprir suas metas de sustentabilidade.Ainda que uma parte dos consumidores, investidores e países importadores estejam de olho em outros aspectos, como origem, rastreabilidade, segurança alimentar e questões ambientais, esses fatores ainda têm pouca influência na decisão de compra, não representando barreiras significativas ao mercado.

A alta demanda por proteína animal e a necessidade de uma produção mais eficiente e de melhor qualidade faz com que empresas do setor trabalhem e se movimentem para mostrar que estão alinhadas à agenda ambiental e aos princípios de Governança Ambiental, Social e Corporativa (Environmental, Social and Corporate Governance – ESG).Somada a isso, outra urgência refere-se ao controle da fome no mundo, que continuará dependente da proteína animal. Dificilmente esse problema será resolvido somente com proteína vegetal ou alguma tecnologia alternativa.

Entendemos que melhorar a saúde dos rebanhos seja pré-requisito para o bem-estar animal; que inovação é essencial para a sustentabilidade no campo, tanto para a saúde financeira dos pecuaristas quanto para os desafios reais de sustentabilidade ambiental e social, e que animais saudáveis têm uma função importante na proteção da saúde pública. Por isso nosso investimento global de mais de 500 milhões de dólares por ano em pesquisa e desenvolvimento bem como em consultorias técnicas especializadasé para que os rebanhos tenham padrões cada vez mais elevados de saúde e bem-estar animal, valendo-se de soluções, tecnologias, inovações e práticas que aumentem a produtividade e diminuam o impacto da atividade no planeta.

A base de nosso trabalho, que passa por quatro estágios interconectados, nomeadaCiclo Contínuo de Cuidados (Continuum ofCare)– prever, prevenir, detectar e tratar –,ajuda médicos-veterinários e pecuaristas a gerenciarem de forma mais eficiente, e de acordo com seus desafios, a saúde e o bem-estar dos animais que estão sob seus cuidados.

Quando falamos em prever, a genética entra aqui como um dos importantes recursos para que os pecuaristas conheçam as características de seus animais e possam, a partir dessas informações, gerir seus rebanhos de modo a expressá-los em sua máxima potência. A análise de dados permite antecipar tendências e facilita a tomada de decisão assertiva.

A prevenção de doenças passa diretamente pela análise de dados e por protocolos vacinais e sanitários, além de boas práticas de manejo a campo.

Um diagnóstico precoce garante que os animais recebam o cuidado ideal ao problema e aos desafios impostos para cada situação.

E por fim, o tratamento adequado à doença diagnosticada por um especialista, que conhecedor da enfermidade e de suas possíveis consequências, indicará a melhor intervenção para que os animais estejam bem e saudáveis o quanto antes.

Temos o compromisso de continuar inovando e repensando a saúde animal para,junto com outros protagonistas,defender e transformar a cadeia de valor da proteína animal.

*Diretor-presidente da Zoetis no Brasil.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version