SEGS Portal Nacional

Agro

Netafim e Instituto Matogrossense do Algodão registram aumento de produtividade e rentabilidade do algodão em Sapezal (MT) irrigado por gotejamento subterrâneo

  • Sexta, 04 Fevereiro 2022 18:52
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariana Cremasco
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Por João Silva, especialista agronômico da Netafim

O município de Sapezal, que fica no Estado do Mato Grosso, ocupa as primeiras colocações no ranking nacional quando o assunto é produção de algodão. O bom regime de precipitação na região, solo fértil e topografia plana são alguns fatores que possibilitam os altos índices de produtividade no sistema de produção de soja e algodão de segunda safra.

Mas, a questão é a seguinte: será que mesmo com tantas condições ideais estamos próximos do máximo potencial produtivo ou ainda temos espaço para evoluir através de ferramentas que tragam aumento de produtividade? Abaixo temos um histórico de dados de produtividade do município de Sapezal e o que se pode observar em uma análise de 20 anos é que, por mais que as condições sejam boas para o cultivo do algodão, a média de produtividade é relativamente baixa se compararmos com o cultivo irrigado. Enquanto no sequeiro a média gira em torno de 300 a 330 @/ha algodão em caroço, nas áreas irrigadas e fertirrigadas por gotejamento, é comum atingirmos produtividades médias acima de 450 @/ha.

 

Gráfico 01. Rendimento médio em kg/ha município de Sapezal – MT, 2004 a 2020. (IBGE)

Pensando nisso, a Netafim, em parceria com o Instituto Matogrossense do Algodão, implementou um projeto de gotejamento subterrâneo na unidade de Sapezal-MT, com o objetivo de potencializar o sistema de produção soja/algodão, e os resultados obtidos até então são muito expressivos, destacando a cultura do algodão com significativo aumento de produtividade.

Através do sistema, muitas vezes acionado somente para se fazer a fertirrigação devido às precipitações regulares durante o desenvolvimento do cultivo, incrementou-se em média 136@/ha de algodão em caroço ou 51,68@/ha de algodão em pluma (considerando um rendimento de 39%), o que corresponde em média aproximadamente R$ 10.000,00/ha de incremento de receita apenas com o algodão de segunda safra, comparando-se com o algodão em sequeiro.

 

Gráfico 02. Médias de produtividade do algodão no projeto de gotejamento subterrâneo na safra 2021 no IMA e médias de produtividade na condição de sequeiro na regional (Depto Agronômico Netafim e IMA)

Um dos grandes diferenciais do sistema de irrigação por gotejamento subterrâneo no algodão é a possibilidade de se realizar a nutrição de forma mais parcelada e proporcional de acordo com as fases da cultura. O sistema possibilita entrarmos com água e nutrição visando um melhor desenvolvimento e frutificação do ponteiro da planta, momento em que geralmente as chuvas são mais escassas e não há possibilidade de se realizar um complemento nutricional de maneira convencional. Além disso, a irrigação por gotejamento subterrâneo não molha os capulhos que já estão abertos no baixeiro da planta, prejudicando a qualidade do algodão. A soma desses fatores proporciona ao agricultor aumento de produtividade, rápido retorno do investimento e rentabilidade.

Sobre a Netafim

Fundada em um pequeno kibbutz em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com atuação em mais de 110 países, chegou ao Brasil na década de 1990, com um portfólio completo de produtos e soluções inovadoras de irrigação por gotejamento, que visam contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura e trazendo mais tranquilidade ao produtor rural.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version