SEGS Portal Nacional

Agro

Atendimento remoto auxilia produtores a agilizar colheita e plantio da safrinha

  • Quarta, 02 Fevereiro 2022 10:01
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Raquel Pinho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Com uma janela curta para o plantio da safrinha, de apenas 20 dias, concessionária disponibiliza assistência técnica à distância e reduz em 80% o tempo de máquina parada no campo

A produção total de grãos em Goiás deve aumentar 21,1% na safra 2021/2022, segundo estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtores que plantaram a soja precoce já estão colhendo os grãos e correndo contra o tempo para finalizar o plantio da safrinha, cujas previsões climáticas favoráveis encerram em 28 de janeiro. Para driblar os imprevistos, eles têm utilizado recursos como o de assistência técnica remota quando suas máquinas necessitam de reparo.

Na Pivot Máquinas Agrícolas e Sistemas de Irrigação, concessionária Case IH que atende parte de Goiás e Minas Gerais, a assistência técnica remota recebeu o triplo de chamados neste mês para solucionar problemas das máquinas e implementos. O serviço foi criado ano passado para otimizar os atendimentos. “Em 90% dos chamados, conseguimos resolver apenas com a orientação à distância, reduzindo o tempo de máquina parada”, explica o gerente de agricultura de precisão da concessionária, José Henrique Gross, responsável pela Central de Atendimento Pivot (CAP). Para atender o alto fluxo durante a colheita, o serviço entrou em regime de plantão, de domingo a domingo, das 7h às 19h.

Na Central, acessada através de chamada por Whatsapp, é possível ter o diagnóstico e solucionar problemas no maquinário, agendar manutenções periódicas, receber relatórios avançados de produtividade e monitoramento preventivo. Imagens de satélite; dispositivos como o módulo de telemetria onde conseguem captar as informações referentes ao consumo de combustível, produtividade, horas trabalhadas e códigos de erro; além de informações meteorológicas auxiliam a equipe no atendimento, que se torna ainda mais eficiente quando a máquina é monitorada por satélite. “Nessas situações, a gente percebe algum problema antes mesmo que o produtor e já entra em contato para a correção”, explica Henrique.

Sem desperdício de tempo

O produtor rural e prestador de serviço, Wagner Ribeiro Souza e Silva, tem uma propriedade no município de Indiara (GO), distante 99 km da capital, e se beneficiou dos serviços da Central. Quando foi iniciar a colheita, na segunda quinzena de janeiro, a colheitadeira não estava dando partida. “Liguei na CAP e tivemos uma orientação do técnico, resolvendo o problema no mesmo momento”, contou.

José Henrique Gross explica que, antes de o serviço começar a funcionar, em 2020, o produtor precisava aguardar o técnico ir até à propriedade rural para fazer o diagnóstico, buscar as peças e retornar para o conserto. “Agora, a presença do técnico somente é necessária em 10% das ocorrências, e ele já sai com o diagnóstico e as peças para resolver em uma só visita”, compara. Desde que foi implantado, a redução de tempo de máquina parada diminuiu 80%.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Dez 01, 2025 Agro

Cuidados com as fêmeas suínas na lactação: o impacto do…

Nov 28, 2025 Agro

Lavagem incorreta do sistema de gotejamento pode afetar…

Nov 27, 2025 Agro

Manejo reprodutivo eficiente começa antes da…

Nov 26, 2025 Agro

Combinação de chuva e altas temperaturas aumentam…

Nov 24, 2025 Agro

Plantio do milho avança, mas pressão de doenças acende…

Nov 24, 2025 Agro

Por Que O Software De Gestão Agrícola É Um Investimento…

Nov 21, 2025 Agro

Fígado sobrecarregado e digestão falha explicam parte…

Nov 19, 2025 Agro

Desafios atuais do setor de ovos no Brasil: custos,…

Nov 18, 2025 Agro

Controle da cigarrinha das raízes se torna prioridade…

Nov 17, 2025 Agro

Tecnologia de aplicação aliada a adjuvantes eleva…

Nov 14, 2025 Agro

Recorde: 6.550 animais foram avaliados em Mozarlândia…

Nov 13, 2025 Agro

Protagonismo brasileiro: A solução para um futuro…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version