SEGS Portal Nacional

Agro

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos: Grupo Sabará ressalta a importância de discutir sustentabilidade e conservação do solo no âmbito corporativo

  • Quarta, 12 Janeiro 2022 10:24
  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Suzi Corrêa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Em 11 de janeiro é comemorado o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos, pesticidas sintéticos usados para controlar insetos, larvas, fungos e que possuem seu uso associado a problemas como intoxicações e poluição de corpos hídricos, solo e atmosfera, além do prejuízo à saúde humana, segundo estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O uso dessas substâncias é um assunto que, a cada dia, ganha mais destaque. Isso porque o ecossistema terrestre está sobrecarregado e o Brasil é um dos países que mais consome agrotóxicos no mundo. De acordo com dados do Ministério da Agricultura, em 2020, foram aprovados 493 novos agrotóxicos para uso, o número mais alto desde 2000.

Nesta data, o Grupo Sabará, multinacional brasileira especializada em proporcionar o que há de melhor em tecnologias sustentáveis, ressalta a importância de discutir iniciativas focadas em Governança Ambiental, Social e Corporativa com o intuito de incentivar indústrias e empresas a apostar em uma jornada mais sustentável, tendo em vista que esse é o caminho para disseminar práticas ambientais que, além de ajudar a minimizar a poluição por agrotóxicos, leva em consideração a preservação da terra para as gerações futuras.

De acordo com Giovanna Cappellano, coordenadora da área de ESG do Grupo Sabará, com práticas mais sustentáveis de conservação do solo é possível realizar a adubação ou proteção contra pragas com partes das plantas. "Na agricultura convencional, essas partes seriam descartadas ou até queimadas. Esse processo permite a manutenção da saúde do solo e de todo ecossistema envolvido para uma produção mais eficiente, menos agressiva e mais saudável", explica.

Além disso, Cappellano completa que a conservação do solo e a ausência de agrotóxicos ajudam na preservação de pássaros, insetos, animais, além de microorganismos presentes nele, importantes para o crescimento da vegetação da região e para a manutenção dos ecossistemas. Outro ponto crucial é que a preservação da saúde do solo contribui para o sequestro de carbono, sendo esse um importante reservatório. "Com a preservação da biota presente no solo, a interação entre solo e planta se torna mais saudável e o gás carbônico removido da atmosfera é armazenado tanto em um quanto em outro, assim podemos ter um impacto positivo", esclarece.

Proteção ambiental

O Grupo Sabará é reconhecido mundialmente pelo seu trabalho ativo com os biomas brasileiros, que além de envolver comunidades quilombolas e indígenas, hoje contribui para a conservação de 1,9 milhão de hectares orgânicos de forma indireta por meio da valorização de produtos florestais não madeireiros. “Esse projeto promove respeito, dignidade e inclusão socioeconômica com foco no engajamento das comunidades, cooperativas e associações fornecedoras de insumos da biodiversidade”, explica, Cappellano.

Reconhecimento da ONU

A companhia está comprometida em ajudar a Organização das Nações Unidas (ONU) a alcançar 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e, devido aos esforços alinhados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) número 15 - Vida Terrestre (Life on Land), dedicado a proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, em junho de 2016, Ulisses Sabará, sócio-diretor do Grupo Sabará, foi reconhecido como um Local SDG Pioneer durante a conferência de Líderes do Pacto Global da ONU, que acontece em Nova York.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 65 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Há três gerações, o Grupo supera desafios e se destaca nos seus mercados de atuação. Seu compromisso com o bem-estar das pessoas ao redor do mundo vai além da oferta de produtos e serviços inovadores. Suas atividades levam em consideração as gerações futuras, com foco em soluções que garantam a sustentabilidade.

Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui presença em países da América do Sul, América do Norte e Europa.

É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de água no saneamento e indústria, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

O desenvolvimento de seus produtos conta com o conhecimento e tecnologia 100% nacionais, fator que contribui para o Brasil se tornar referência em pesquisa de produtos em prol de um mundo sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 

<::::::::::::::::::::>

 

+AGRO ::

Dez 23, 2025 Agro

Tecnologia e fertilização são os diferenciais para a…

Dez 22, 2025 Agro

Nutrição balanceada garante qualidade óssea e…

Dez 19, 2025 Agro

Agro brasileiro ultrapassa R$ 1 trilhão em demanda por…

Dez 18, 2025 Agro

Ambiente inadequado e superlotado eleva risco de…

Dez 17, 2025 Agro

Manejo de verminoses em equinos: por que protocolos por…

Dez 16, 2025 Agro

Vermifugação no desmame garante a saúde e o bom…

Dez 15, 2025 Agro

Pulgão-do-algodoeiro ameaça produtividade e exige…

Dez 12, 2025 Agro

Safra de soja em Mato Grosso entra em alerta com custo…

Dez 11, 2025 Agro

Lavouras necessitam de proteção biológica do início ao…

Dez 10, 2025 Agro

Pecuária de baixo carbono ganha força com avanços no…

Dez 09, 2025 Agro

Plantio desacelerado e solo seco criam momento de…

Dez 08, 2025 Agro

Safra 2026 um teste de resiliência para o agro…

Dez 05, 2025 Agro

Avanço dos nematoides exige atenção redobrada na gestão…

Dez 04, 2025 Agro

Infestação de cascudinho aumenta estresse e causa…

Dez 03, 2025 Agro

2.209 animais foram avaliados na última etapa do…

Dez 02, 2025 Agro

Da terra para a terra: Agropalma comprova eficiência…

Mais AGRO>>

Copyright ©2025 SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Info, Ti, Educação


main version